Questões de Concurso Público Prefeitura de Catas Altas - MG 2025 para Enfermeiro da Família

Foram encontradas 30 questões

Q3204167 Não definido
A Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, também conhecida como Lei Orgânica da Saúde, regulamenta as ações e serviços de saúde no país, garantindo o acesso gratuito à saúde para todos os cidadãos. Leia os seguintes conceitos abaixo:

I - Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
II - Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
III - Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos de qualquer atividade do cotidiano de vida dos cidadãos.
IV - Entende-se por saúde bucal o conjunto articulado de ações, somente no nível de atenção básica a saúde, que visem a garantir promoção, prevenção, recuperação e reabilitação odontológica, individual e coletiva, inseridas no contexto da integralidade da atenção à saúde.

De acordo com as afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3204168 Não definido
De acordo com as Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero - 2ª Edição, revista, ampliada e atualizada, a história natural do câncer do colo do útero geralmente apresenta um longo período de lesões precursoras, assintomáticas, curáveis na quase totalidade dos casos quando tratadas adequadamente, conhecidas como NIC II/III, ou lesões de alto grau, e AIS. Já a NIC I representa a expressão citomorfológica de uma infecção transitória produzida pelo HPV e têm alta probabilidade de regredir, de tal forma que atualmente não é considerada como lesão precursora do câncer do colo do útero.
Marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3204169 Não definido
A Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Dente as alternativas abaixo marque a INCORRETA com relação as DIRETRIZES do SUS e da RAS a serem operacionalizados na Atenção Básica:
Alternativas
Q3204170 Não definido
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo. Esta Portaria, conforme normatização vigente no SUS, que define a organização em Redes de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para um cuidado integral e direcionado às necessidades de saúde da população, destaca a Atenção Básica como primeiro ponto de atenção e porta de entrada preferencial do sistema, que deve ordenar os fluxos e contrafluxos de pessoas, produtos e informações em todos os pontos de atenção à saúde.

Leia as afirmativas abaixo:

I - Cuidado Centrado na Pessoa: aponta para o desenvolvimento de ações de cuidado de forma singularizada, que auxilie as pessoas a desenvolverem os conhecimentos, aptidões, competências e a confiança necessária para gerir e tomar decisões embasadas sobre sua própria saúde e seu cuidado de saúde de forma mais efetiva. O cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena. A família, a comunidade e outras formas de coletividade são elementos relevantes, muitas vezes condicionantes ou determinantes na vida das pessoas e, por consequência, no cuidado.
II - Resolutividade: reforça a importância da Atenção Básica ser resolutiva, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, centrada na pessoa, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais. Deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da RAS, quando necessário.
III - Longitudinalidade do cuidado: pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente e consistente, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas, evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia que são decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da falta de coordenação do cuidado.
IV - Ordenar as redes: reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que o planejamento das ações, assim como, a programação dos serviços de saúde, parta das necessidades de saúde das pessoas.

De acordo com as diretrizes da portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3204171 Não definido
As atribuições dos profissionais das equipes que atuam na Atenção Básica deverão seguir normativas específicas do Ministério da Saúde, bem como as definições de escopo de práticas, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, além de outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal. São atribuições específicas do enfermeiro na Atenção Básica, de acordo com a portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, exceto:
Alternativas
Q3204172 Não definido
“Além da garantia de infraestrutura e ambiência apropriadas, para a realização da prática profissional na Atenção Básica, é necessário disponibilizar equipamentos adequados, recursos humanos capacitados, e materiais e insumos suficientes à atenção à saúde prestada nos municípios e Distrito Federal.” (Brasil, 2017).
Leia as afirmativas abaixo de acordo com a portaria Nº 2.436, de 21 e setembro de 2017 e marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3204173 Não definido
De acordo com a Portaria de Consolidação GM/MS nº 3.493, de 10 de abril de 2024, o cofinanciamento federal de apoio à manutenção da Atenção Primária à Saúde (APS) será constituído por:
Alternativas
Q3204174 Não definido
Código de Ética de Enfermagem foi estabelecida pela Resolução Cofen Nº 564/2017, que dispõe sobre os princípios éticos e as diretrizes para o exercício da enfermagem. De acordo com os DIREITOS previstos na Resolução, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3204175 Não definido
Código de Ética de Enfermagem foi estabelecida pela Resolução Cofen Nº 564/2017, que dispõe sobre os princípios éticos e as diretrizes para o exercício da enfermagem. De acordo com as PROIBIÇÕES previstos na Resolução, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3204176 Não definido
Código de Ética de Enfermagem foi estabelecida pela Resolução Cofen Nº 564/2017, que dispõe sobre os princípios éticos e as diretrizes para o exercício da enfermagem. De acordo com os DEVERES previstos na Resolução, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3204177 Não definido
De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.
Sobre o PSE, leia as afirmativas abaixo:

I - Descentralização e respeito à autonomia federativa; Territorialidade, respeitando as realidades e as diversidades existentes no espaço sob responsabilidade compartilhada; e Controle social, buscando promover a articulação de saberes, a participação dos educandos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção das políticas públicas da Saúde e Educação são diretrizes do PSE.
II - contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos é um objetivo do PSE.
III - fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde, nos três níveis de governo é um objetivo do PSE.
IV - tendo em vista a territorialidade definir as prioridades e metas de atendimento do PSE são de competência das secretarias municipais de Saúde e Educação.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3204178 Não definido
De acordo com a portaria GM/ MS Nº 420, de 2 de março de 2022, qual das alternativas abaixo tem a periodicidade de notificação imediata, que devem ser feitas em até 24 horas:
Alternativas
Q3204179 Não definido
O Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue até 7 de outubro de 2024, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. O coeficiente de incidência é de 3.221,7 por 100 mil habitantes, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que taxas acima de 300 por 100 mil já indicam epidemia. No período, 5.536 pessoas morreram em decorrência da dengue, e outros 1.591 óbitos estão em investigação. Para efeito de comparação, no mesmo período de 2023, foram registrados 1,3 milhão de casos prováveis da doença, com 1.179 mortes confirmadas ao longo do ano. O aumento de casos em 2024 é 400% maior em relação ao ano anterior (Cofen, 2024). 
De acordo com a publicação “Dengue: diagnóstico e manejo clínico, 2024 do Ministério da Saúde”, a doença em questão pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação. Mediante esta informação marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3204180 Não definido
O comportamento fisiopatológico da dengue na gravidez é o mesmo para gestantes e não gestantes. Com relação ao binômio materno-fetal, na transmissão vertical há o risco de abortamento no primeiro trimestre e de trabalho de parto prematuro, quando a infecção for adquirida no último trimestre. Há também incidência maior de baixo peso ao nascer em bebês de mulheres que tiveram dengue durante a gravidez. Quanto mais próximo ao parto a mãe for infectada, maior será a chance de o recém-nato apresentar quadro de infecção por dengue. Gestantes com infecção sintomática têm risco aumentado para ocorrência de morte fetal e nascimento de prematuro.
Marque a alternativa INCORRETA com relação aos cuidados e tratamentos da gestante com relação a dengue, conforme publicação “Dengue: diagnóstico e manejo clínico no adulto e criança”, 2024 do Ministério da Saúde:
Alternativas
Q3204181 Não definido
Conforme o Caderno de Atenção Básica, n° 36, Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: DIABETES MELLITUS, entre as complicações crônicas do diabetes mellitus (DM), as úlceras de pés (também conhecido como pé diabético) e a amputação de extremidades são as mais graves e de maior impacto socioeconômico. As úlceras nos pés apresentam uma incidência anual de 2%, tendo a pessoa com diabetes um risco de 25% em desenvolver úlceras nos pés ao longo da vida (BOULTON, 2008). Marque a alternativa INCORRETA, sobre úlceras de pés no DM:
Alternativas
Q3204182 Não definido
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) é uma entidade científica sem fins lucrativos criada em 1998 para agregar profissionais de diferentes especialidades interessados no tema. As principais missões da instituição são oferecer oportunidades de atualização científica e reciclagem, elaborar calendários e manuais, atuar junto aos órgãos públicos e participar das decisões do Programa Nacional de Imunizações (PNI), defender a regulamentação da atividade de vacinação e zelar pelo respeito à ética, bem como valorizar permanentemente as vacinas como ferramentas vitais para a promoção da saúde pública. De acordo com a SBIm, marque a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3204183 Não definido
As feridas representam uma ruptura na integridade da pele ou de tecidos subjacentes, podendo ser causadas por fatores traumáticos, cirúrgicos ou patológicos. Elas variam em gravidade, extensão e complexidade, desde feridas simples, com rápida regeneração, até feridas complexas, que exigem intervenções específicas para promover a cicatrização. A compreensão dos tipos de feridas, seus mecanismos de formação e os princípios básicos do processo de cicatrização é fundamental para garantir um manejo adequado, prevenindo complicações como infecções e retardos no processo de recuperação. A prata tem sido amplamente utilizada em coberturas para feridas ao longo dos anos, sendo reconhecida por seu papel significativo no cuidado e manejo de lesões cutâneas. Incorporada em diferentes formas e tecnologias, como curativos, pomadas e membranas, a prata reflete a evolução da ciência no desenvolvimento de soluções inovadoras para a saúde da pele. Seu uso é uma demonstração do avanço das práticas de tratamento, com foco em promover condições favoráveis à recuperação e ao bem-estar do paciente.
Com relação a prata em coberturas marque a alternativa CORRETA 
Alternativas
Q3204184 Não definido
Os curativos hidrocolóides são amplamente utilizados no tratamento de feridas devido à sua capacidade de formar uma barreira protetora no leito da lesão. Compostos por materiais flexíveis e adesivos, esses curativos promovem um ambiente controlado para o processo de cicatrização. Sua aplicação é indicada em diversos tipos de feridas, sendo valorizados pela praticidade e conforto que oferecem ao paciente. No entanto, sua eficácia depende do entendimento correto de suas propriedades e limitações. Os curativos hidrocolóides são amplamente utilizados no manejo de feridas devido às suas propriedades únicas. Considerando suas características e aplicações, qual das afirmativas abaixo está correta:
Alternativas
Q3204185 Não definido
De acordo com o Manual de Recomendações e Controle da Tuberculose (TB) no Brasil, 2º ed., 2019. “A TB na criança apresenta especificidades que devem ser consideradas durante sua investigação diagnóstica. A forma pulmonar difere do adulto, pois costuma ser abacilífera, isto é, negativa ao exame bacteriológico, pelo reduzido número de bacilos nas lesões. Além disso, crianças, em geral, não são capazes de expectorar.”

Leia as afirmativas abaixo sobre manifestações clínicas da TB pulmonar em crianças (menores de 10 anos) e adolescentes:


I – Os sintomas nas crianças geralmente são inespecíficos e se confundem com infecções próprias da infância, o que dificulta a avaliação. Na suspeita de tuberculose deve-se procurar a tríade clássica: redução do apetite, perda de peso e tosse crônica.
II – A tosse é caracterizada por ser persistente, com mais de duas semanas de duração, com piora progressiva, diferentemente de outros casos de tosse crônica nessa fase de vida. Raramente os pacientes apresentam outros sintomas respiratórios.
III – A febre, quando presente, é persistente, geralmente acima de 38ºC, e ocorre ao final da tarde. Além da perda de peso, pode-se encontrar retificação na curva de peso/estatura.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta que corresponde as atribuições municipais no combate a Tuberculose:
Alternativas
Q3204186 Não definido
A puericultura é uma prática fundamental na pediatria, focada na promoção da saúde e no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. Envolve uma série de ações preventivas e educativas que visam assegurar o bem-estar infantil desde o nascimento até a adolescência. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) destaca a importância desse acompanhamento regular para identificar precocemente possíveis desvios no desenvolvimento e orientar as famílias sobre os cuidados necessários em cada etapa da vida da criança.
Considerando a puericultura, analise as afirmativas abaixo:

I - A primeira consulta do recém-nascido deve ocorrer na primeira semana do nascimento, permitindo a avaliação inicial do recém-nascido e a orientação dos pais sobre os cuidados básicos.
II - A periodicidade das consultas de puericultura é fixa, devendo ocorrer mensalmente até os 5 anos de idade, independentemente das condições de saúde da criança.
III - Durante as consultas de puericultura, é fundamental avaliar o ganho de peso e estatura, o desenvolvimento neuropsicomotor, o calendário vacinal e fornecer orientações sobre alimentação e prevenção de acidentes.
IV - A puericultura é uma prática exclusiva do pediatra, havendo necessidade de envolvimento de outros profissionais de saúde no acompanhamento do desenvolvimento infantil somente na ausência deste profissional.

De acordo com as afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA abaixo:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: C
6: A
7: D
8: C
9: B
10: C
11: C
12: A
13: B
14: C
15: A
16: D
17: B
18: C
19: A
20: D