Questões de Concurso Público Prefeitura de Catas Altas - MG 2025 para Enfermeiro da Família
Foram encontradas 30 questões
I - Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
II - Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
III - Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos de qualquer atividade do cotidiano de vida dos cidadãos.
IV - Entende-se por saúde bucal o conjunto articulado de ações, somente no nível de atenção básica a saúde, que visem a garantir promoção, prevenção, recuperação e reabilitação odontológica, individual e coletiva, inseridas no contexto da integralidade da atenção à saúde.
De acordo com as afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA:
Marque a alternativa correta:
Leia as afirmativas abaixo:
I - Cuidado Centrado na Pessoa: aponta para o desenvolvimento de ações de cuidado de forma singularizada, que auxilie as pessoas a desenvolverem os conhecimentos, aptidões, competências e a confiança necessária para gerir e tomar decisões embasadas sobre sua própria saúde e seu cuidado de saúde de forma mais efetiva. O cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena. A família, a comunidade e outras formas de coletividade são elementos relevantes, muitas vezes condicionantes ou determinantes na vida das pessoas e, por consequência, no cuidado.
II - Resolutividade: reforça a importância da Atenção Básica ser resolutiva, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, centrada na pessoa, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais. Deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da RAS, quando necessário.
III - Longitudinalidade do cuidado: pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente e consistente, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas, evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia que são decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da falta de coordenação do cuidado.
IV - Ordenar as redes: reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que o planejamento das ações, assim como, a programação dos serviços de saúde, parta das necessidades de saúde das pessoas.
De acordo com as diretrizes da portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas abaixo de acordo com a portaria Nº 2.436, de 21 e setembro de 2017 e marque a alternativa INCORRETA:
Sobre o PSE, leia as afirmativas abaixo:
I - Descentralização e respeito à autonomia federativa; Territorialidade, respeitando as realidades e as diversidades existentes no espaço sob responsabilidade compartilhada; e Controle social, buscando promover a articulação de saberes, a participação dos educandos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção das políticas públicas da Saúde e Educação são diretrizes do PSE.
II - contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos é um objetivo do PSE.
III - fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde, nos três níveis de governo é um objetivo do PSE.
IV - tendo em vista a territorialidade definir as prioridades e metas de atendimento do PSE são de competência das secretarias municipais de Saúde e Educação.
Marque a alternativa CORRETA:
De acordo com a publicação “Dengue: diagnóstico e manejo clínico, 2024 do Ministério da Saúde”, a doença em questão pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação. Mediante esta informação marque a alternativa INCORRETA:
Marque a alternativa INCORRETA com relação aos cuidados e tratamentos da gestante com relação a dengue, conforme publicação “Dengue: diagnóstico e manejo clínico no adulto e criança”, 2024 do Ministério da Saúde:
Com relação a prata em coberturas marque a alternativa CORRETA
Leia as afirmativas abaixo sobre manifestações clínicas da TB pulmonar em crianças (menores de 10 anos) e adolescentes:
I – Os sintomas nas crianças geralmente são inespecíficos e se confundem com infecções próprias da infância, o que dificulta a avaliação. Na suspeita de tuberculose deve-se procurar a tríade clássica: redução do apetite, perda de peso e tosse crônica.
II – A tosse é caracterizada por ser persistente, com mais de duas semanas de duração, com piora progressiva, diferentemente de outros casos de tosse crônica nessa fase de vida. Raramente os pacientes apresentam outros sintomas respiratórios.
III – A febre, quando presente, é persistente, geralmente acima de 38ºC, e ocorre ao final da tarde. Além da perda de peso, pode-se encontrar retificação na curva de peso/estatura.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta que corresponde as atribuições municipais no combate a Tuberculose:
Considerando a puericultura, analise as afirmativas abaixo:
I - A primeira consulta do recém-nascido deve ocorrer na primeira semana do nascimento, permitindo a avaliação inicial do recém-nascido e a orientação dos pais sobre os cuidados básicos.
II - A periodicidade das consultas de puericultura é fixa, devendo ocorrer mensalmente até os 5 anos de idade, independentemente das condições de saúde da criança.
III - Durante as consultas de puericultura, é fundamental avaliar o ganho de peso e estatura, o desenvolvimento neuropsicomotor, o calendário vacinal e fornecer orientações sobre alimentação e prevenção de acidentes.
IV - A puericultura é uma prática exclusiva do pediatra, havendo necessidade de envolvimento de outros profissionais de saúde no acompanhamento do desenvolvimento infantil somente na ausência deste profissional.
De acordo com as afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA abaixo: