Questões de Concurso Público Prefeitura de Itambaracá - PR 2020 para Professor de Educação Especial
Foram encontradas 21 questões
( ) O professor deve priorizar a visão tradicional, em que o foco de atenção no ensino de crianças com deficiência está ancorado nas limitações, dificuldades e inadequações relativas às crianças. ( ) Uma escola pode ser considerada inclusiva, quando faz distinção entre seres humanos, seleciona ou diferencia com base em julgamentos de valores como “perfeitos e não perfeitos”, “normais e anormais”. ( ) As possibilidades devem ser garantidas para as crianças, uma vez que as adaptações curriculares são essenciais para que o ambiente escolar promova a participação desse alunado. ( ) O professor do ensino da educação inclusiva regular não necessita adquirir formação para fazer frente a uma população que possui características peculiares, pois com a faculdade consegue dar conta desses alunos. ( ) Inclusão não pode significar adequação ou normatização, tendo em vista um encaixar de alunos numa maioria considerada “privilegiada”, mas uma conduta que possibilitasse o “fazer parte”, um conviver que respeite as diferenças e não tente anulá-las.
Na prática do cotidiano escolar, Ainscow (1997, p. 16) aponta fatores chave que influenciam a criação de salas de aula mais inclusivas. Nesse sentido, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A. Planificação para a classe, como um todo.
B. Das atividades para a classe como um todo.
C. Utilização eficiente de recursos naturais.
D. Improvisação.
( ) O professor deve ser capaz de fazer uma alteração de planos e atividades em resposta às reações dos alunos, encorajando uma participação ativa e a personalização da experiência da aula.
( ) A preocupação central do professor tem que ser a planificação.
( ) Os próprios alunos e vivências de cada um reconhecendo a capacidade dos alunos para contribuir para a respectiva aprendizagem.
( ) Valorizando os conhecimentos, experiências.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, de acordo com a ideia do autor.
( ) Síndrome de Rett. ( ) Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. ( ) Autismo. ( ) Síndrome de Kanner. ( ) Síndrome de Down. ( ) Psicoses infantis. ( ) Síndrome de Asperger.
I. tomar conhecimento antecipado do planejamento do(s) professor(es) regente(s) para organizar e/ou propor adequações curriculares e procedimentos metodológicos diferenciados, para as atividades pedagógicas planejadas pelo(s) professor(es) regente(s). II. não participar do conselho de classe. III. participar com o(s) professor(es) regente(s) das orientações (assessorias) prestadas pelo professor do atendimento educacional especializado e pelos profissionais que atuam no atendimento especializado de caráter reabilitatório e/ou habilitatório. IV. cumprir a carga horária de trabalho, fora da sala de aula, quando ocorrer eventual ausência de aluno(s) com deficiência. V. participar de capacitações na área de educação. VI. auxiliar o(s) professor(es) regente(s) no processo de aprendizagem de todos os alunos. VII. auxiliar o(s) professor(es) regente(s) em todas as disciplinas e nas atividades extraclasses promovidas pela escola.