Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ 2016 para Professor de Ensino Fundamental - Educação Musical

Foram encontradas 19 questões

Q666403 Pedagogia

“Discurso -- conversação musical --, por definição, não pode ser nunca um monólogo. Cada aluno traz consigo um domínio de compreensão musical quando chega a nossas instituições educacionais. Não os introduzimos na música; eles são bem familiarizados com ela, embora não a tenham submetido aos vários métodos de análise que pensamos ser importantes para seu desenvolvimento futuro.”

(Swanwick, Keith “Ensinando Música Musicalmente”).

Após essa afirmativa, o autor destaca o psicólogo Jerome Bruner no apontamento do que denomina se constituir em “energias naturais que sustentam a aprendizagem espontânea” da qual não podemos nos eximir de sua compreensão. São elas:

Alternativas
Q666404 Pedagogia
De acordo com Keith Swanwick, em se tratando de dimensões da avaliação musical, professores de música necessitam ser críticos, sensíveis e articulados. Nessa perspectiva, os alunos devem:
Alternativas
Q666405 Pedagogia
Na tese de Keith Swanwick desenvolvida amplamente em seu livro “Ensinando Música Musicalmente” pode-se encontrar pontos essenciais, dentre eles, a afirmativa de que:
Alternativas
Q666406 Pedagogia
De acordo com Ermelinda A. Paz, o início do século XX foi o grande marco do surgimento e evolução das doutrinas pedagógico-musicais. As mutações na pedagogia musical eclodiram, rapidamente, implicando o repensar e a revisão de toda uma prática musical até então desenvolvida. Dessa forma, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q666413 Pedagogia
A elaboração das Orientações Curriculares para o ensino de Música, na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro (SME, RJ, 2016), encontra-se organizada em torno de importantes pressupostos. Fundamentados em suas ideias pode-se afirmar que:
Alternativas
Q666421 Pedagogia

Uma professora colocou uma peça musical para seus alunos, pedindo que se concentrassem em ouvir não a música em si, mas todos os sons não musicais exteriores à peça executada.

Segundo Murray Schafer, este exercício é uma proposta sensibilizadora para:

Alternativas
Q666422 Pedagogia

“Reconhecer e comparar – por meio da percepção sonora – composições quanto aos elementos da linguagem musical.”

(PCN – Música.)

Com base nesse critério, o professor avalia se o aluno:

Alternativas
Q666423 Pedagogia

“Sobre a cabeça os aviões / Sob os meus pés os caminhões / Aponta contra os chapadões / Meu nariz (...)”

O trecho acima se refere à canção manifesto Tropicália, do movimento estético musical que surgiu a partir de 1967, liderado por Caetano Veloso e que tinha como proposta:

Alternativas
Q666425 Pedagogia
“Perceber sentidos dos sons em sociedade como por exemplo: o sinal da escola, o apito do guarda, o chamado do telefone etc.”, de acordo com as Orientações Curriculares de Música, têm como objetivo:
Alternativas
Q666426 Pedagogia
A composição mais adequada para ilustrar uma aula de apreciação musical sobre o gênero Choro está correta na alternativa:
Alternativas
Q666427 Pedagogia
Diferentes vozes cantam ou declamam a mesma passagem. O elemento básico da Música, que possibilita a identificação de cada voz, chama-se:
Alternativas
Q666429 Pedagogia

“Considerar a produção de arte dos alunos e de artistas significa considerar suas possibilidades criadoras correlacionadas com as realidades socioculturais e comunicacionais em que vivem.”

(PCN – Arte)

No ensino e aprendizagem de Arte, essa afirmação trata da relação entre:

Alternativas
Q666430 Pedagogia
Uma aula de música, que tem como proposta improvisações, composições e interpretações, utilizando os sistemas musicais -- modal, tonal e outros -- no processo ensino-aprendizagem, relaciona-se ao eixo norteador:
Alternativas
Q666431 Pedagogia

O livro “O Ouvido Pensante” de Murray Schafer, constitui-se de seis capítulos que abrem um campo de novas possibilidades para o ensino da Música.

Dentre eles, o capítulo “Quando as palavras cantam” apresenta como foco principal:

Alternativas
Q666432 Pedagogia
Em uma determinada escola, no início do ano, professores se organizavam para planejar a proposta pedagógica para o ano letivo. Um grupo de professores entregou à Coordenação Pedagógica sua listagem de conteúdos que seriam desenvolvidos ao longo do ano e preparava-se para ir embora. A direção da escola solicitou que permanecessem para a reunião de planejamento com todo o corpo docente. A diretora tomou essa iniciativa baseada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394, de 20 de novembro de 1996, que anuncia em seu Art. 13, que docentes incumbir-se-ão de:
Alternativas
Q666433 Pedagogia

Um professor de matemática, utilizando-se do clima olímpico da cidade, trouxe o gráfico abaixo para leitura e compreensão de suas turmas de 6º ano.

Imagem associada para resolução da questão

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150907_esporte_paralimpico_olimpico_rm

Dessa forma, o professor atende aos objetivos principais das Orientações Curriculares da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, em sua área de conhecimento, que são:

Alternativas
Q666434 Pedagogia
O Parecer da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação nº 04 de 1998 esclarece que os sistemas de ensino possuem autonomia para desenvolver suas áreas curriculares. Contudo, deixa claro que as propostas pedagógicas das escolas devem integrar bases teóricas que favoreçam a organização dos conteúdos do paradigma curricular da Base Nacional Comum e sua Parte Diversificada, visando ser coerente:
Alternativas
Q666435 Pedagogia

Leia o fragmento abaixo:

Normalmente, quando nos referimos ao desenvolvimento de uma criança, o que buscamos compreender é até onde a criança já chegou, em termos de um percurso que, supomos, será percorrido por ela. Assim, observamos seu desempenho em diferentes tarefas e atividades, como por exemplo: ela já sabe andar? Já sabe amarrar sapatos? Já sabe construir uma torre com cubos de diversos tamanhos? Quando dizemos que a criança já sabe realizar determinada tarefa, referimo-nos à sua capacidade de realizá-la sozinha. Por exemplo, se observamos que a criança já sabe amarrar sapatos, está implícita a ideia de que ela sabe amarrar sapatos, sozinha, sem necessitar de ajuda de outras pessoas.

OLIVEIRA, Martha Kolh de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1991. Pág. 11

O trecho apresenta uma das categorias de análise usada por Vygotsky ao estudar o desenvolvimento humano, que é:

Alternativas
Q666436 Pedagogia

José Carlos Libâneo, em seu livro Didática, declara:

(...) A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes, a atividade consciente de previsão das ações docentes (...)

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990. Pág.222

Nesse trecho, o autor destaca uma das características do planejamento pedagógico, que é:

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: C
5: A
6: D
7: A
8: B
9: D
10: A
11: C
12: D
13: C
14: A
15: A
16: B
17: D
18: A
19: C