Questões de Concurso Público Prefeitura de Campos do Jordão - SP 2025 para Auxiliar da Vida Escolar
Foram encontradas 9 questões
Ao longo das últimas décadas, no Brasil, o tema Inclusão tem sido amplamente discutido por especialistas, professores, gestores e pais de alunos. Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:
“ A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social. A partir do processo de democratização da educação se evidencia o paradoxo inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola”.
Desta forma, a inclusão escolar tem início:
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação _____________, reconhecendo que a educação básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, considerando as dimensões intelectual, afetiva, social e cultural dos estudantes.
Qual alternativa preenche corretamente a lacuna do texto acima?
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) declara que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata a Lei, assegurando-se-lhes, por Lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento:
I. Físico
II. Mental
III. Moral
IV. Espiritual
V. Social
Está correto o que se afirma em:
Sobre os marcos históricos e formativos assinalados na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, analise as afirmativas abaixo:
I. No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no Rio de Janeiro.
II. Em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da Lei Nº 4024/61, que aponta o direito dos excepcionais à educação, preferencialmente dentro do sistema geral de ensino.
III. A Lei Nº 5692/71, ao definir “tratamento especial” para os alunos com “deficiências físicas, mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados”, não promove a organização de um sistema de ensino capaz de atender as necessidades educacionais especiais e acaba forçando o encaminhamento dos alunos para as classes e escolas especiais.
IV. A Lei Nº 9394/96 preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos, currículos, métodos, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades; assegura a terminalidade específica àqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino médio em virtude de suas deficiências e, a aceleração de estudos aos superdotados para conclusão do programa escolar.
Estão corretas as afirmativas:
Acerca da Educação Infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para uma Educação Infantil de qualidade, é de extrema importância que o cuidar e o educar estejam imbricados.
( ) Para promover o desenvolvimento físico da criança, o ideal é que se faça coadunado com os cuidados afetivos.
( ) Com a LDB (Lei Nº 9394/96), a criança tem direito a uma prévia escolarização.
( ) A infância é fruto da construção histórica, social e cultural das sociedades e de um determinado tempo e lugar.
( ) A criança, como um ser social de direitos, recebe a garantia de um desenvolvimento integral assegurado por lei.
A sequência está correta em: