Questões de Concurso Público Prefeitura de Siderópolis - SC 2018 para Professor de Português
Foram encontradas 20 questões
Partindo desta premissa, relacione as colunas abaixo a respeito dos componentes principais da estrutura do PPP:
Coluna 1: 1. Contextualização histórica da comunidade e da escola 2. Caracterização da comunidade escolar 3. Diagnóstico com base nos indicadores educacionais da escola. 4. Missão, visão, princípios e valores da escola 5. Fundamentação teórica e bases legais 6. Plano de Ação e/ou Atividades
Coluna 2: ( ) Item que descreva as concepções teóricas e as bases legais que fundamentam o trabalho da instituição. Tal fundamentação tem de respaldar as concepções de Educação, escola, ensino e aprendizagem e avaliação que embasam o funcionamento dessa entidade. Também se devem indicar os dispositivos legais e normativos que apoiam e determinam a Educação escolar, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as Diretrizes Nacionais etc. ( ) A análise dos indicadores e da relação entre eles permite avaliar como a instituição vem trabalhando e no que precisa melhorar. ( ) É o que chamamos de ambiente social, cultural e físico – são informações que fortalecem a identidade da instituição. ( ) Essa etapa evidencia por que o PPP é único e exclusivo de cada unidade e não deve ser replicado de uma para outra. ( ) É o caminho para a realização do desejo construído coletivamente, a definição do que vai ser feito e dos meios aos quais se recorrerá para superar os problemas detectados em busca da qualidade do ensino oferecido na escola. É nesse item que se determina o que é preciso fazer para diminuir a distância entre o que a instituição é e o que quer ser. ( ) Este requer muito cuidado, pois a descrição deve ser clara e simples, para que se torne um lema conhecido por todos.
Marque a sequência CORRETA:
Coloque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso: ( ) O Plano Nacional de Educação (PNE), documento normativo que aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996). ( ) A Constituição Federal, no Art. 210º onde diz que serão fixados conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum (...) ( ) Lei de Diretrizes e Bases no Art. 26º que determina que os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio devem ter Base Nacional Comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar. ( ) Diretrizes Curriculares Nacionais no Art. 14º que define Base Nacional Comum como conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico (...). ( ) Plano Nacional de Educação, nas metas 2, 3 e 7 - Estabelecida como estratégia para o cumprimento das metas 2, 3 e 7
Marque a sequência CORRETA:
I. É um conjunto das atividades nucleares desenvolvidas pela escola. II. Trata-se das atividades essenciais que a escola não pode deixar de desenvolver, sob pena de perder a sua especificidade. III. O processo de “seleção do conhecimento” a ser incorporado ao currículo não deve se dar de maneira aleatória, mas com base no que é necessário ao ser humano conhecer para enfrentar os problemas que a realidade apresenta. IV. A problematização da realidade pelo professor como parte do método da prática pedagógica é fundamental, pois a seleção do conhecimento que se vincula à definição dos objetivos de ensino implica definir “prioridades” (distinguir o que é principal do que é que secundário), o que é ditado “[...] pelas condições da situação existencial concreta em que vive o homem.”
Marque a alternativa CORRETA:
I. A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática; II. Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; III. Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas; IV. Orientação para o trabalho; V. Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.
Assinale a alternativa CORRETA:
Marque a alternativa que completa a lacuna de forma CORRETA:
Estamos nos referindo à(ao):
Coloque (V) verdadeiro e (F) falso. ( ) Os estudos da realidade ( ) A tematização ( ) O processo de hominização ( ) A investigação temática ( ) A problematização
Assinale a alternativa EXATA:
I. Cabe ao professor afirmar que o ato de examinar é uma das etapas do ato de avaliar disciplinarmente o aluno. II. Cabe o professor informar, através do diálogo, o processo de aprendizagem do seu aluno. III. O diálogo pode vir em forma de conversas, de comentários escritos nos trabalhos dos alunos ou ainda nos relatórios. IV. Cabe ao professor alimentar um debate inicial a respeito da avaliação classificatória.
Assinale a alternativa CORRETA:
Coluna 1: 1. Desenvolvimento integral 2. Aprendizagem ativa 3. Campo de Experiências 4. Progressão na aprendizagem
Coluna 2: ( ) As 10 competências gerais norteadoras contemplam aspectos cognitivos, sociais e pessoais a serem desenvolvidos pelos alunos, como pensamento científico, crítico e criativo, capacidade de argumentação, autonomia e resiliência. ( ) Constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. ( ) A progressão das aprendizagens organizada ano a ano deixa mais claro o que se espera que o aluno aprenda e favorece o desenvolvimento de habilidades mais complexas, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental. ( ) Cada conhecimento está ligado a uma habilidade que permite ao aluno aplicá-lo a um fim. Há habilidades envolvendo processos cognitivos mais sofisticados como investigar, analisar e criar, em contraposição a outros mais passivos, como lembrar e identificar. Isso favorece o protagonismo do aluno dentro e fora de sala de aula.
Marque a sequência EXATA:
O seu balançado é mais que um poema
Alternativas:
A beleza que não é só minha Que também passa sozinha
Alternativas:
“Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguísticogramaticais próprios a cada gênero narrativo” (BNCC, P. 157)
O texto acima relata uma habilidade do campo artístico-literário que um aluno de Ensino Fundamental II precisa desenvolver em aulas de Língua Portuguesa, tomando como referência a Base Nacional’ Comum Curricular. Sobre o excerto acima, pode-se perceber que:
“Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.” (p. 159)
Alternativas: