Questões de Concurso Público CRA-GO 2016 para Analista Administrativo II

Foram encontradas 3 questões

Q2734485 Administração Geral

No cenário cada vez mais diverso e desafiador, a área de gestão de pessoas passa a desempenhar um papel estratégico, em que ela deve conhecer a essência da organização e de cada uma de suas áreas para garantir a melhor aplicação e a melhor alocação possível dos recursos humanos. Sobre o que podemos considerar dentre os principais mecanismos e instrumentos da gestão estratégica de pessoas, analise os itens a seguir e marque C (CERTO) ou E (ERRADO).


( ) Planejamento de recursos humanos.

( ) Gestão de competências.

( ) Capacitação continuada com base em competências.

( ) Avaliação de desempenho e de competências.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2734486 Administração Geral

A responsabilidade gerencial na administração de recursos humanos é elevada, dada a complexidade da área. No serviço público, esse gestor é fundamental para a estratégia de maior eficiência da máquina pública, pois servidor público, seja ele lotado na administração direta ou indireta, é trabalhador do Estado brasileiro. Analise os itens a seguir.


I. O ambiente atual do serviço público exige maior qualificação do servidor, dado o ambiente de maior desafio que esse trabalhador irá encontrar.

II. Em um ambiente de maior complexidade, do servidor público serão mais exigidos novos conhecimentos e habilidades.

III. Por outro lado, as mudanças tecnológicas, como regra, acabam por exigir menos esforço cognitivo do trabalhador.


Pode-se afirmar que:

Alternativas
Q2734487 Administração Geral

A legislação (como o Decreto-Lei nº 5.707/06) salienta a necessidade de definição de competências relacionadas com os objetivos das organizações no âmbito do Plano Plurianual e que a Gestão por Competências deve utilizar diferentes tipos de metodologias de aprendizagem, tais como educação à distância, oficinas, intercâmbios e atividades de estágio, seminários e aconselhamento profissional. Analise os itens a seguir.


I. Na administração pública, a Gestão por Competências está sendo abordada como uma forma de reorientar e reforçar a formação e o desenvolvimento para valorizar o serviço público e para reduzir a cultura de desenvolvimento contínuo.

II. A abordagem baseada em competências é uma importante contribuição para modernizar a formação e o desenvolvimento dos recursos humanos nos diferentes organismos do setor público.

III. Uma das críticas à Gestão por Competências é que, dada a necessidade de reforçar as competências e alinhá-las com as necessidades atuais e futuras, não é um instrumento que ajuda ou visa melhorar a relação custo-benefício da formação do servidor.


Pode-se afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B