Questões de Concurso Público CRMV-MT 2016 para Serviços Gerais
Foram encontradas 4 questões
Na Amazônia, a previsão de falta de chuvas e a consequente secura do solo nunca foram tão extremos, mostra novo estudo. A consequência dessa combinação pode ser a maior temporada de queimadas já registradas.
A pesquisa foi comandada por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA) e os resultados se baseiam em um modelo matemático que leva em conta uma previsão meteorológica de médio prazo – de como será o tempo nos próximos meses. Espera-se que os próximos três meses (julho, agosto e setembro) sejam particularmente secos na região.
(...)
No estudo americano foi calculado o risco de queimadas em dez regiões diferentes da mata em três países, Brasil, Peru e Bolívia.
(http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2016/07/1790015-forte-secapode-
fazer-amazonia-ter-recorde-de-queimadas.shtml)
Com base no texto acima, leia as afirmativas.
I. O provável culpado, segundo a Nasa, que disponibilizou dados para o estudo, pode ser o El Niño, fenômeno climático que bagunça também o clima amazônico. As temperaturas anormais do oceano Pacífico entram na conta que fez disparar o alarme dos cientistas. A primeira grande estiagem desse tipo foi em 2005 e houve outra em 2010. A de 2016 promete ser a pior de todas.
II. A região de Mato Grosso é que sustenta o título de campeã de queimadas (entre 2001 e 2014, o Mato Grosso apresentou uma média de 46,1 mil focos de incêndio na mata por milhão de hectares (área equivalente à de um quadrado de 100 km de lado).
III. Um tipo de queimada que vem crescendo é a queima de resíduos de plantações. No tempo seco, é fácil que o fogo se alastre, causando prejuízo à biodiversidade e lançando material particulado e gás carbônico na atmosfera, contribuindo com o efeito-estufa e o aquecimento global.
Pode-se afirmar que:
Em decisão histórica, que tem potencial para mudar o rumo da geopolítica mundial pelas próximas décadas, os britânicos decidiram em referendo deixar a União Europeia (UE). A opção de "sair" venceu a de permanecer no bloco europeu por mais de 1,2 milhão de votos de diferença, em resultado divulgado por volta das 3h do dia 24 de junho.
(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/reino-unido-decide-deixar
uniao-europeia-em-referendo.html)
Com base no texto acima e em seus conhecimentos, analise as afirmativas.
I. O referendo derrubou também o primeiro-ministro britânico, David Cameron, assumindo em seu lugar a vice-ministra da Energia do Reino Unido, Andrea Leadsom, que será a segunda mulher no posto de primeiro-ministro britânico depois de Margaret Thatcher.
II. O Reino Unido começou a fazer parte da União Europeia em janeiro de 1973. No entanto, não faz parte da zona do euro – formada pelos países que têm o euro como moeda oficial. Os britânicos continuam usando a libra esterlina.
III. Até então, nunca um país membro havia deixado a união política e econômica dos países que formam a União Europeia.
Pode-se afirmar que:
Onze meses depois de o presidente Nicolás Maduro ordenar o fechamento unilateral e por tempo indefinido da fronteira entre a Venezuela e a Colômbia, milhares de venezuelanos a atravessaram neste domingo, com o consentimento das autoridades de Caracas, em busca de comida e medicamentos. Embora o fechamento da passagem fronteiriça tenha ocorrido em agosto de 2015 para evitar a fuga para a Colômbia de produtos subsidiados de consumo básico, agora, quase um ano depois, trata-se de que os consumidores venezuelanos tenham acesso a esses bens.
(http://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/10/internacional/1468158142_09
5096.html)
Sobre a situação da Venezuela, considere as afirmativas a seguir e assinale a incorreta.
A barragem de Fundão, pertencente à Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, destruindo o distrito de Bento Rodrigues e deixando centenas de desabrigados.
A lama gerada pelo rompimento atravessou o Rio Doce e chegou ao mar do Espírito Santo. No percurso do rio, cidades tiveram de cortar o abastecimento de água para a população em razão dos rejeitos. Dezenove pessoas morreram.
(http://g1.globo.com/minas-gerais/desastre-ambiental-emmariana/
noticia/2016/06/ibama-teme-que-dique-da-samarco-chegue-aolimite- antes-das-chuvas.html)
Sobre as ações emergenciais e reparações dos danos ambientais que estão sendo tomadas pela mineradora, leia as afirmativas seguintes.
I. A construção do dique S4 logo abaixo do local onde existia Bento Rodrigues, distrito destruído pelo “mar de lama”, está em fase avançada.
II. A previsão é que outros três diques sejam construídos ao longo do Rio Gualaxo do Norte.
III. A Samarco pretende reflorestar as margens dos rios Gualaxo, Carmo e Doce, recuperar afluentes, conter sedimentos nas margens dos rios.
Pode-se afirmar que: