Questões de Concurso Público CFP 2018 para Especialista em Psicologia - Hospitalar
Foram encontradas 37 questões
Um paciente de 32 anos de idade, marceneiro, foi atendido, em caráter de urgência, no pronto‐atendimento de seu município após ter sofrido traumatismo cranioencefálico em acidente automobilístico. Durante atendimento da equipe médica, manifestou estar desperto, desorientado no tempo e no espaço, mas conseguia se identificar. Relatou não se lembrar do fato ocorrido e tinha convicção de que existiam pessoas a caminho do hospital para matá‐lo. Apresentava choro, agitação psicomotora, sudorese, respiração ofegante e aumento da frequência cardíaca.
Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que as
funções psíquicas alteradas sejam
Nesse local onde tudo é da ordem do imprevisível, o atendimento psicológico também é.
Cotta & Miranda, 1997.
A frase se refere ao atendimento do psicólogo diante da urgência do pronto‐socorro (PS). Nesse contexto, a respeito da atuação do profissional de psicologia, assinale a alternativa incorreta.
Uma paciente de 44 anos de idade, costureira, foi atendida, em unidade de saúde de seu município, com rebaixamento do nível de consciência, hipertensão arterial e perda da função motora. Foi encaminhada à unidade de terapia intensiva (UTI) com diagnóstico de acidente vascular hemorrágico e, após algumas semanas de internação, estava sem sedoanalgesia e manifestava, durante a visita dos familiares, apenas abertura ocular espontânea, com olhar vago.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o provável nível de consciência clínica da paciente.
A respeito da pessoa idosa, julgue os itens a seguir.
I Muitas vezes, os idosos recusam o tratamento proposto por sua grande invasão ou por não acreditarem em sua eficácia.
II A velhice é o período existencial em que geralmente acontecem perdas significativas. Pode haver alteração da autoestima e visão negativa da autoimagem. O impacto de todos esses aspectos negativos pode atingir o humor, com perigo de desenvolver transtornos mentais.
III O paciente idoso que se submeta a uma cirurgia de amputação vivenciará a perda de acordo com a representação simbólica que ele tenha do membro amputado, dependendo dos danos ocasionados.
Assinale a alternativa correta.
A partir da figura acima, assinale a alternativa incorreta.
Com base nas ideias de Caponero (2015) sobre a comunicação de más notícias no contexto hospitalar, julgue os itens subsequentes.
I Uma das técnicas utilizadas para a comunicação de más notícias é o protocolo SPIKES (Setting – Perception – Invitation – Knowledge – Emotions – Strategy and Summary).
II Uma forma adequada de reduzir a ansiedade é partilhar com o paciente as decisões terapêuticas, permitindo sua autonomia no tratamento.
III O psicólogo hospitalar acompanha a comunicação de más notícias, geralmente dadas pelo médico. Uma importante intervenção é investigar como o paciente enxerga sua condição clínica e verificar se ele está negando a doença. Além disso, deve‐se avaliar se o indivíduo está utilizando pensamento mágico, comportamento que pode fazer parte de sua personalidade ou constituir‐se em um mecanismo momentâneo de proteção.
Assinale a alternativa correta.
A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita.
Mário Quintana.
Considerando o psicólogo como parte da equipe do hospital,
assinale a alternativa correta a respeito da comunicação
entre equipe e paciente.
Estudiosos chegam a afirmar que 93% dos pensamentos são transmitidos de forma não verbal. Caponero, 2015.
De acordo com esse autor, assinale a alternativa correta.
Um paciente de 32 anos de idade, casado, sempre foi uma pessoa conflituosa com seus relacionamentos afetivos, com experiências “desregradas” sexualmente e histórico de adultério. Começou a sentir fraqueza, febre e emagrecimento e procurou orientação médica, necessitando de ficar internado. Após exames, constatou o contágio pelo vírus HIV. A equipe contou a ele o resultado, esclarecendo algumas dúvidas quanto à doença e ao tratamento. Após algum tempo da constatação do diagnóstico, uma de suas falas com a equipe foi a de que renovaria os votos com sua esposa e receberia a cura.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a fase/o estado em que o paciente estaria.
Em relação ao setting terapêutico descrito por Simonetti (2014), julgue os itens que se seguem.
I O ambiente hospitalar tem condições desfavoráveis à atividade psicoterapêutica: local com falta de privacidade; barulhos; interrupções etc., porém isso não impede que seja realizada.
II O propósito da psicologia hospitalar é levar o paciente a uma psicoterapia mais prolongada após a alta do hospital.
III A cessação da demanda do paciente determina o final do tratamento psicológico no hospital.
Assinale a alternativa correta.
A respeito da UTI, julgue os próximos itens.
I É importante que o psicólogo hospitalar na UTI realize, como conduta, a orientação espaçotemporal ao paciente, facilitada com a presença de relógios e calendários próximos ao leito.
II Durante a internação na UTI, o paciente necessita da manutenção/recuperação de sua identidade e da preservação das necessidades psicológicas básicas por meio da alta tecnologia envolvida.
III Na UTI, o paciente não deve ser tocado pela família, visto que existem muitos equipamentos de monitoramento e preservação da vida.
IV As reações mais comuns entre os familiares dos pacientes da UTI são: ansiedade; estresse; negação; medo; e desespero pela falta de controle da situação.
V Os equipamentos de ventilação mecânica geralmente assustam os familiares que têm contato com o paciente nas situações de visita, portanto é interessante que recebam orientações antes de entrarem na UTI.
A quantidade de itens certos é igual a
Em relação ao trabalho do psicólogo na UTI, julgue os itens seguintes.
I Na UTI, os sinais e sintomas que merecem atenção especial do psicólogo e de todos os membros da equipe são: desânimo; negatividade; agressividade; e alterações de sono ou apetite, pois podem indicar a evolução para quadros psicopatológicos mais graves, que necessitem de avaliação psiquiátrica e uso de psicofármacos.
II Na UTI, há pacientes conscientes que não podem se comunicar verbalmente, como, por exemplo, aqueles que estão em uso de ventilação mecânica. Para eles, o psicólogo aguarda melhora clínica para realizar o atendimento, visto que a comunicação alternativa é ineficiente.
III No caso de pacientes sedados ou em coma na UTI, o psicólogo fala para ele sobre ele. Diz, por exemplo, como está indo o tratamento, o quanto a família deseja sua recuperação e outras coisas positivas e esperançosas, pois ainda há subjetividade ali.
Assinale a alternativa correta.
No que se refere a fases/estados estudados por Elisabeth Kluber‐Ross, julgue os itens que se seguem.
I Não há uma ordem para a ocorrência dessas manifestações e o paciente pode vivenciar mais de um desses estágios concomitantemente, ou não vivenciar alguns deles.
II A divisão em fases é bastante didática e se aplica somente quando a terminalidade for real.
III As fases/os estados que um paciente pode vivenciar durante sua terminalidade são: negação; raiva; barganha; depressão; e angústia.
Assinale a alternativa correta.