Questões de Concurso Público CFP 2018 para Especialista em Psicologia - Organizacional e do Trabalho
Foram encontradas 5 questões
Com base nos pressupostos de Antunes (2000) sobre o trabalho no “terceiro setor”, julgue os itens a seguir.
I Tem ocorrido historicamente uma retração do trabalho no denominado “terceiro setor”, especialmente em países capitalistas avançados, como EUA, Inglaterra, entre outros. Esse decréscimo do trabalho no “terceiro setor” decorre da retração do mercado de trabalho industrial e também da redução que começa a sentir o setor de serviços em decorrência do desemprego estrutural. Isso ocorre particularmente em empresas de perfil mais comunitário, nas quais predominam formas de trabalho voluntário que abarcam um amplo leque de atividades, sobretudo assistenciais, sem fins diretamente lucrativos, e que se desenvolvem um tanto à margem do mercado.
II As mutações organizacionais e tecnológicas e as mudanças nas formas de gestão vêm afetando o setor de serviços que, cada vez mais, se submete à racionalidade do capital. Veja‐se, por exemplo, o caso da intensa diminuição do trabalho bancário ou da monumental privatização dos serviços públicos, com seus enormes níveis de desempregados, durante a última década. Assim, a partir de 1975‐1980, começou a se desenvolver uma redução no ritmo de crescimento do setor de serviços, ampliando os índices de desemprego estrutural.
III Se, dentro do “terceiro setor”, as atividades que vêm caracterizando a economia solidária têm a positividade de frequentemente atuar à margem da lógica mercantil, constitui‐se em um equívoco concebê‐la como uma real alternativa transformadora da lógica do capital e de seu mercado, como capaz de minar os mecanismos da unidade produtiva capitalista. Como se, por meio da expansão da economia solidária inicialmente pela franja do sistema, se pudesse reverter e alterar substancialmente a essência da lógica do sistema produtor de mercadorias e da valorização do capital. Em resumo: o “terceiro setor” não é uma alternativa efetiva e duradoura ao mercado de trabalho capitalista, mas cumpre um papel de funcionalidade ao incorporar parcelas de trabalhadores desempregados pelo capital.
Assinale a alternativa correta.
Considerando as inferências de Spector (2010) a respeito dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação, julgue os seguintes itens.
I Uma avaliação de necessidades é conduzida para determinar quais funcionários precisam de treinamento e que conteúdo ele deve ter. É comum o desperdício de recursos específicos ao se treinar pessoas que não necessitam desse procedimento ou quando se propõe um conteúdo indevido. Uma avaliação de necessidades pode garantir que os recursos de treinamento sejam bem empregados em áreas em que seja demonstrada a real necessidade de treinamento.
II Apesar da importância da avaliação das necessidades, as organizações frequentemente não a utilizam. Nelas, é comum o desperdício de recursos de treinamento porque a avaliação de necessidades (que poderia ter redirecionado aquele trabalho) nunca foi sequer realizada.
III A avaliação de necessidades de treinamento pode vir a determinar, com razoável eficácia, os objetivos que o treinamento deve alcançar, visto que fornece critérios como base para o projeto de treinamento organizacional.
Assinale a alternativa correta.
Considerando os pressupostos de Borges‐Andrade (2006) sobre a formação do profissional de treinamento, desenvolvimento e educação, julgue os itens que se seguem.
I Devido às rápidas e vertiginosas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais que caracterizam o atual mundo do trabalho e das organizações, as áreas de aprendizagem no trabalho, em formação profissional e TD&E têm crescido de importância. Por meio do TD&E, são adquiridos conhecimentos sobre fatos, conceitos e teorias e se desenvolvem habilidades motoras, sociais e intelectuais, estratégias cognitivas e atitudes que poderão tornar o indivíduo mais competente para desempenhar vários papéis, no presente ou no futuro, em diversas organizações. No caso de treinamento, isso será feito de uma forma mais sistemática, enquanto o desenvolvimento baseia‐se na autogestão da aprendizagem. Entretanto, em ambos os casos, a aprendizagem ocorre em contextos formais e, portanto, uma tecnologia instrucional será necessária.
II A noção de crescimento pessoal contínuo, inicialmente colocada como um assunto de decisão pessoal, tornou‐se um requisito organizacional que dele retirou a noção de escolha livre e pessoal, embora tenha sido mantido ou fortalecido o discurso de que se trate de autogestão da aprendizagem.
III Em muitos casos, o desenvolvimento de competências pessoais diversificadas transformou‐se em estratégia organizacional, elaborada intencional e formalmente, cuja efetivação leva evidentemente a maiores expectativas de controle e a uma redução drástica do âmbito do que pode ser realmente considerado como autogestão. Por outro lado, um treinamento cuidadosamente formulado para resolver, em curto prazo, problemas específicos de desempenho, de um indivíduo ou uma categoria ocupacional, pode ser visto, por outros indivíduos ou categorias, como uma oportunidade de desenvolvimento.
Assinale a alternativa correta.