Questões de Concurso Público CFP 2018 para Especialista em Psicologia - Psicopedagogia

Foram encontradas 9 questões

Q1297086 Pedagogia

A respeito do desenvolvimento de competências para a aprendizagem escolar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1297088 Pedagogia

Toda prática educativa traz em si uma teoria do conhecimento. Itard, médico francês nascido em 1975, foi um dos primeiros a trabalhar com dificuldades de aprendizagem, propondo um tratamento para o menino Victor de Aveyron, que ficou conhecido como “menino selvagem”. Nessa ocasião, ainda não se acreditava, por forças do capitalismo, que pacientes com atraso mental pudessem aprender, sendo esse caso um marco na construção da visão atual em relação ao ser que não aprende. Considerando o contexto apresentado e o atual no tocante à dificuldade de aprendizagem, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q1297089 Pedagogia

Um aluno de sete anos de idade tem se destacado na disciplina de matemática, em que consegue realizar abstrações e elaborar raciocínios lógicos com prontidão superior à da turma. Esse fato, inclusive, já foi observado pela escola e por familiares. A psicopedagoga da escola levantou a hipótese diagnóstica de altas habilidades.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a intervenção mais indicada para o caso.

Alternativas
Q1297090 Pedagogia
O desenho da família com estória (DF‐E) consiste em um instrumento de amplitude considerável na avaliação psicopedagógica. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1297097 Pedagogia
O corpo tem função na aprendizagem. Quanto a essa relação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1297105 Pedagogia

Considerando a Lei n.º 9.394/1996, especificamente quanto à educação de jovens e adultos (EJA), julgue os itens que se seguem com relação à atuação de psicólogos especialistas em psicopedagogia nesse tipo de educação escolar.

I. É pautada pela andragogia, pois é voltada apenas para os discentes que possuem mais de dezoito anos de idade e que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio em idade própria.
II. Contribui para a articulação com a educação profissional. III. Combate a realização de exames supletivos, uma vez que eles são ilegais.
IV. Desconsidera as habilidades e os conhecimentos adquiridos pelos educandos por meios informais no processo de avaliação da aprendizagem.
V. Estimula o acesso e a permanência de trabalhadores na escola.

A quantidade de itens certos é igual a
Alternativas
Q1297106 Pedagogia
A Lei n.º 9.394/1996, que dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional, em seu Capítulo V – Da Educação Especial, determina que a
Alternativas
Q1297117 Pedagogia
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para as séries iniciais do ensino fundamental, um psicólogo especialista em psicopedagogia que pretenda realizar orientação sexual na escola deverá
Alternativas
Q1297119 Pedagogia

    Os PCNs para as séries finais do ensino  fundamental propõem a “pluralidade  cultural” como temática a ser trabalhada nesse seguimento educacional. A “pluralidade cultural na formação do Brasil” é um dos subtemas enfatizados, ressaltando‐se o conhecimento das origens continentais das diferentes populações do Brasil, a análise das influências históricas do mercado de trabalho na mobilidade dos diferentes grupos humanos que formam o Brasil, o levantamento de dados populacionais, o levantamento, a análise e a valorização da contribuição das diversas heranças etnoculturais como mecanismos de resistência ante as políticas explícitas de homogeneização da população havidas no passado e a valorização do ponto de vista dos grupos sociais para a compreensão dos processos culturais envolvidos na formação da população brasileira.

Considerando o texto acima e a interdisciplinaridade do trabalho dos psicólogos com os professores, julgue os seguintes itens.
I. O psicólogo especialista em psicopedagogia contribuirá para o estabelecimento de uma “cultura da paz” na escola, aumentando a tolerância e o respeito e diminuindo, por exemplo, os casos de bullying relacionados às diferentes origens dos estudantes. II. O psicólogo especialista em psicopedagogia reforçará os preconceitos contra estudantes oriundos de determinadas regiões do Brasil. III. O psicólogo especialista em psicopedagogia explicitará o mito da “democracia racial” e as injustas desigualdades regionais que caracterizam o País. IV. O psicólogo especialista em psicopedagogia trabalhará para a superação do preconceito e da discriminação.
A quantidade de itens certos é igual a
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: C
5: C
6: B
7: D
8: E
9: D