Questões de Concurso Público CFFA 2022 para Analista Administrativo
Foram encontradas 120 questões
O texto, que se caracteriza como dissertativo-informativo, trata da afasia, que consiste em uma alteração na função comunicativa, sendo uma das possíveis consequências de um acidente vascular cerebral.
Entende-se da leitura do texto que, em se tratando de afasia, quanto maior for a extensão da lesão cerebral causada por um AVC, maior será o grau de comprometimento da linguagem.
Depreende-se da leitura do texto que o sentimento de frustração nos pacientes com afasia de broca acentua o comprometimento da linguagem, e a tomada de consciência dessa disfunção, por sua vez, frustra o indivíduo, o que cria um ciclo vicioso que gera depressão.
O quinto parágrafo do texto é adequado para integrar um documento oficial no qual se solicite ao Conselho Federal de Fonoaudiologia a realização de um seminário com o seguinte tema: Alterações na comunicação, depressão e qualidade de vida do sujeito afásico.
Infere-se da leitura do texto que o tratamento terapêutico da afasia é tão eficiente que se tornam desnecessários tanto o uso de medicamentos quanto a interferência médica por meio de cirurgias.
A flexão verbal na terceira pessoa do plural em “citam-se” (linha 2) justifica-se por ser o sujeito da oração composto de vários núcleos.
Estaria mantida a correção gramatical do texto caso o predicado “é bastante prejudicada” (linhas 11 e 12) estivesse flexionado no plural — são bastantes prejudicadas —, para concordar com “frases” (linha 11).
Dadas as relações coesivas do texto, é correto afirmar que, no segmento “assim como a de nomeação de pessoas e objetos” (linha 12), o vocábulo “a” está empregado em referência a “frases” (linha 11).
O vocábulo “porque” (linha 19) introduz um segmento que expressa a consequência da interferência direta das alterações na comunicação do afásico.
A supressão da vírgula empregada após “afasia” (linha 22) não prejudicaria a coerência do texto, mas comprometeria a sua correção gramatical.
Na linha 27, o emprego do modo subjuntivo em “se inicie” justifica-se por ser a oração em que a forma verbal se insere uma subordinada que exprime circunstância de tempo, introduzida por “logo que”.
“a ocorrência de AVC” (linha 2) por essa incidência
“apesar de” (linha 11) a despeito de
“Podem existir” (linha 16) por Podem haver
“não se dão conta do” (linha 18) por não percebem o
“O derrame cerebral é a causa mais frequente de problemas crônicos em indivíduos adultos, em todo o mundo.” (linha 5): Por ser o derrame cerebral, em todo o mundo, a causa mais frequente de problemas crônicos em adultos.
“comprometidas, porém a leitura silenciosa é executada normalmente” (linha 13): comprometidas, com tudo a leitura silenciosa seja executada normalmente
“O fonoaudiólogo é fundamental nesse processo de reabilitação, pois é o responsável” (linha 23): Fundamental nesse processo de reabilitação, o fonoaudiólogo é o responsável
“Quando o paciente se sentir deprimido ou apresentar algum sintoma de ordem psicológica, deve ser acompanhado por psicólogo.” (linhas 25 e 26): O paciente que sinta-se deprimido ou apresente sintoma de ordem psicológica, deve acompanhar um psicólogo.
“Recomenda-se que a reabilitação se inicie logo que os sintomas apareçam, pois, assim, pode-se obter uma melhor resposta do cérebro.” (linhas 27 e 28): É recomendável que se inicie a reabilitação assim que surjam os sintomas, de modo a se obter uma melhor resposta cerebral.