Questões de Concurso Público CRP - 11ª Região (CE) 2022 para Assistente Administrativo
Foram encontradas 18 questões
No texto, estruturado em forma dissertativa, mencionam-se prejuízos causados pelo estigma da doença mental e pela psicofobia aos indivíduos com transtornos psíquicos.
Entende-se das ideias expressas no terceiro parágrafo do texto que a ausência de momentos de lazer e o estresse contínuo são fatores que comprometem a qualidade de vida da pessoa.
De acordo com o médico mencionado no texto, a ignorância acerca dos transtornos mentais é a principal causa da psicofobia.
Conclui-se da leitura do texto que pessoas que desenvolvem um estilo de vida saudável são imunes aos distúrbios psíquicos.
Depreende-se da leitura do texto que os fatores psicossociais são as principais causas dos transtornos mentais.
Estariam mantidos o sentido original e a correção gramatical do texto caso, na linha 3, o termo “ainda” fosse deslocado, com as vírgulas que o isolam, para imediatamente depois de “ano”.
Dadas as relações coesivas do terceiro parágrafo do texto, entende-se que as expressões “transtorno psicológico”, “transtornos mentais” e “distúrbio psíquico” são semanticamente equivalentes.
No trecho “e a traumas” (linha 10), a supressão da preposição “a” não comprometeria a correção gramatical nem a coerência do texto.
A flexão da forma verbal “traz” (linha 16), na terceira pessoa do singular, justifica-se por ser oracional o sujeito da oração.
Em “procurar a ajuda de que precisam” (linha 23), o emprego da preposição “de” deve-se à regência da forma verbal “precisam”.
Na linha 23, a forma verbal “precisam” está flexionada na terceira pessoa do plural porque concorda com “transtornos mentais”, que é o referente sujeito da oração “de que precisam”.
Estariam preservadas a correção gramatical e a coerência do texto caso a vírgula empregada após “benéfico” (linha 29) fosse substituída pelo sinal de dois-pontos.
“doenças que não têm um mecanismo fisiopatológico claro” (linhas 5 e 6): doenças cujo o mecanismo fisiopatológico não está claro
“existem predisposições genéticas, mas deve-se considerar também a importância do fator psicossocial” (linhas 8 e 9): embora haja predisposições genéticas, deve-se considerar também a importância do fator psicossocial
“do dia a dia” (linhas 9 e 10) por cotidianas
“a pessoas” (linha 12) por às pessoas
“sobre os” (linha 17) por há cerca dos
“em que” (linha 21) por onde