Quanto aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.Dad...
Dadas as relações coesivas do terceiro parágrafo do texto, entende-se que as expressões “transtorno psicológico”, “transtornos mentais” e “distúrbio psíquico” são semanticamente equivalentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correta
A semântica é o estudo do significado, num sistema linguístico o componente do sentido das palavras e da interpretação das sentenças e dos enunciados.
No caso apresentado as expressões “transtorno psicológico”, “transtornos mentais” e “distúrbio psíquico” são semanticamente equivalentes, ou seja, possuem um significado semelhante.
Coexão Lexical
Gabarito: certo
Solicita-se julgamento da assertiva:
Dadas as relações coesivas do terceiro parágrafo do texto, entende-se que as expressões “transtorno psicológico”, “transtornos mentais” e “distúrbio psíquico” são semanticamente equivalentes.
Expressões semanticamente equivalentes são, em outras palavras, termos sinônimos.
A sinonímia, por seu turno, pode ser semântica ou contextual: a primeira é a relação presente entre termos com um mesmo sentido (são os sinônimos no sentido geral, comum); a segunda ocorre entre termos que, embora não sejam equivalentes, são utilizados em determinado contexto para indicar uma mesma coisa, tornando-se contextualmente sinônimos.
No caso em tela, pela leitura da passagem, percebe-se que as expressões, embora em outros contextos possam indicar elementos distintos, são empregadas como referência a uma mesma coisa, semanticamente equivalentes dentro do contexto.
"Todas as pessoas podem, em algum momento da vida, desenvolver um transtorno psicológico. As causas de transtornos mentais não são completamente conhecidas: existem predisposições genéticas, mas deve-se considerar também a importância do fator psicossocial, como a interação com o meio, com a cultura e com as experiências do dia a dia. A exposição a diversos tipos de violência e a traumas, assim como a má qualidade de vida, sem momentos de lazer e com estresse contínuo, pode servir de propulsor para um quadro de distúrbio psíquico."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo