Questões de Concurso Público CRQ - 17ª Região (AL) 2022 para Assistente Administrativo
Foram encontradas 120 questões
Por um lado, o processo de Haber-Bosch garantiu a sobrevivência de parte da população mundial, ao contribuir para a produção de fertilizantes nitrogenados, relacionados ao desenvolvimento agrícola; por outro lado, acredita-se que esse processo esteja relacionado à morte de milhões de pessoas em conflitos armados.
A expressão “esses compostos” (linha 8) refere-se às diferentes formas em que o nitrogênio é encontrado na atmosfera, como a forma gasosa.
Depreende-se do texto que o químico alemão Fritz Haber, quando criou uma forma de produzir amônia sem a ação de organismos, intencionava que sua solução fosse utilizada para a fabricação de armas químicas, a produção de fertilizantes nitrogenados e a síntese de salitre.
Infere-se do texto que o processo de síntese da amônia desenvolvido por Haber-Bosch é uma das descobertas científicas mais importantes do século XX, embora não receba o devido reconhecimento pelo público em geral.
Quanto ao tipo textual, o texto é, predominantemente, argumentativo, na medida em que busca convencer o leitor — interpelado diretamente pelo uso do pronome “você” (linha 1) — da importância da descoberta de Haber-Bosch para o mundo.
O texto cita o ácido nítrico, a nitroglicerina e o trinitrotolueno como exemplos de derivados da amônia utilizados para a produção de explosivos no contexto da Primeira Guerra Mundial.
A expressão “esses feitos” (linha 18) refere-se à criação, por Fritz Haber, do processo de fixação do N2 atmosférico em amônia sem o intermédio de organismos e à implementação, por Carl Bosch, do uso da síntese de amônia em escala industrial.
No segundo período do quarto parágrafo do texto, explica-se como o químico Fritz Haber deu um grande passo para solucionar o problema da fixação do N2 atmosférico em amônia sem precisar da ação de outros organismos.
O termo “determinante” (linha 2) poderia ser corretamente substituído por decisiva, sem alteração dos sentidos do texto.
As formas pronominais “sua” e “ele”, ambas na linha 5, têm como referente a expressão “o nitrogênio” (linha 4).
A palavra “estes” (linha 6) atua, no texto, como um recurso coesivo catafórico, isto é, um elemento que antecede seu referente — no caso, “seres vivos” (linha 7).
O termo “tanto” (linha 9) expressa, no texto, uma ideia de intensidade.
A vírgula após “Bosch” (linha 19) foi empregada com a finalidade de indicar a elipse da expressão recebeu o prêmio Nobel de Química.
Na linha 25, o termo “desenvolvida”, pertencente à classe dos adjetivos, concorda, em gênero e em número, com o vocábulo “amônia”.
Mantendo-se a correção gramatical do texto, a expressão “com o processo” (linha 24) poderia ser substituída por ao processo.
Seria mantida a coerência das ideias do texto caso o segmento “espécies de” (linha 6) fosse suprimido.
Na linha 4, o emprego do modo subjuntivo em “seja” deve-se ao uso da conjunção concessiva “Embora”.
Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto, o trecho “Atribui-se à síntese da amônia um aumento de 30% a 50% da produção agrícola do planeta” (linhas 26 e 27) poderia ser reescrito da seguinte forma: A síntese da amônia é atribuída a um aumento de 30% a 50% da produção agrícola do planeta.
O trecho “entre 100 e 150 milhões de mortes em conflitos armados durante o século XX” (linha 23) poderia ser isolado por vírgulas, sem prejuízo da correção gramatical do texto.
No último período do texto, o emprego do singular em “esteja” deve-se ao fato de que essa forma verbal estabelece concordância com o termo “metade”.