Questões de Concurso Público SEDF 2022 para Professor de Educação Básica - Artes, Edital nº 31
Foram encontradas 21 questões
Augusto Boal, influenciado pela teoria da pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, defendia que, se um professor se apresenta aos seus alunos como seu contrário, isto é, tendo-os como ignorantes, ele acaba por justificar a sua própria existência como opressor.
O teatro desempenhou o papel de meio de comunicação e intervenção vinculado organicamente às demandas dos segmentos engajados na luta de classes.
A abordagem triangular não se refere a um modelo ou a um método, mas tem o objetivo de focar a metodologia adotada pelo professor em suas aulas práticas, com um vínculo teórico padronizado.
De acordo com a abordagem triangular, é importante pensar e questionar o que é a imagem, o uso da imagem e a imagem do cotidiano da história da arte e da cultura em sala de aula.
A contextualização da obra permite entender em que condições ela foi produzida, bem como as relações de poder que estão implícitas nessa produção; além disso, envolve todo o seu histórico, as técnicas e as motivações do artista para produzi-la.
Para apreciação enquanto eixo, percebe-se a interação entre sujeito e obra; nela estão entrelaçados os aspectos simbólicos da produção artística e como a pessoa que dialoga com o artefato atribui a ele determinados significados.
A contextualização de uma leitura de obra de arte limita-se à biografia do artista ou à história da arte.
A arte-educação contemporânea, representada pela proposta triangular do ensino da arte concebida por Ana Mae Barbosa, propõe a interdisciplinaridade como forma de construção de conhecimento e, quando realizada na sua plenitude, permite o trabalho transdisciplinar.
A arte atua de diversas maneiras, seja como crítica em relação à forma como o ser humano se comporta com o meio ao redor, seja como fruição estética e apreciação da natureza.
Entre os grandes artistas que se dispuseram a tão somente denunciar eventos de destruição da natureza, inclui-se Vik Muniz.
Tarsila do Amaral, em sua fase social, evidenciou a natureza de maneira surpreendente e exuberante, inspirada pela natureza da cidade de São Paulo à época.
A produção artística elaborada a partir de materiais descartados, apesar do seu valor de denúncia ambiental, não é aceita em galerias e museus contemporâneos.
No que se refere ao uso dos recursos audiovisuais em sala de aula, julgue o item.
O uso de recursos audiovisuais deve ser uma constante
em sala de aula, visto que os alunos estão todos
habituados a esses recursos e têm acesso livre e
constante a qualquer um deles em casa, para efetivar
seus estudos.
No que se refere ao uso dos recursos audiovisuais em sala de aula, julgue o item.
O uso de filmes como ferramenta para esclarecer,
complementar ou contextualizar o ensino de um assunto
é indicado para qualquer tipo de conteúdo,
independentemente da duração e da classificação etária
do filme.
As linguagens são meios criados e utilizados para efetivar a comunicação e têm duas dimensões principais: uma cognitiva e outra afetiva.
É importante proporcionar aos alunos o contato com uma diversidade de produções artísticas, com linguagens, técnicas e origens variadas, a fim de expandir as possibilidades de absorção de determinados conteúdos.
As linguagens artísticas apresentam a desvantagem de reduzir o potencial comunicativo dos estudantes, dificultando o reconhecimento de novos caminhos e técnicas para sua expressividade subjetiva.
Por meio das linguagens artísticas, o ser humano se apropria de conteúdos sociais que, mesmo quando não interiorizados, contribuem para a construção dos significados, que se tornam individuais, mas constituídos por elementos sociais.
Julgue o item, referentes a leitura, interpretação e crítica da arte.
A leitura objetiva de uma obra de arte envolve a análise
de seus elementos formais e a interpretação de tal obra
pelo observador, com ou sem envolvimento emocional.
Julgue o item, referentes a leitura, interpretação e crítica da arte.
Ao crítico de arte cabe realizar uma leitura crítica e
pormenorizada do objeto artístico analisado, sem
interferência emocional, mas por meio de um olhar
técnico.