Questões de Concurso Público CRB 9ª Região 2023 para Agente de Orientação e Fiscalização
Foram encontradas 3 questões
O surgimento da Internet trouxe novas demandas ao setor de bibliotecas, que deve acompanhá-las e estar preparado para atendê-las. Assim sendo, deve-se prestar o serviço de referência de forma eficiente e concebê-lo como uma orientação que privilegia os usuários, o que demandará do bibliotecário do setor de referência habilidades técnicas e competências pessoais.
Com a evolução da web 2.0, denominada web semântica, houve um aumento na capacidade de busca e de autorreconhecimento dos conteúdos por meio de metadados, do uso da pesquisa federada, da computação em nuvem, dos catálogos nos dispositivos móveis, do print on demand, do código QR, do conteúdo gerado pelo usuário e dos downloadables.
A principal diferença entre o processo de referência tradicional e o virtual envolve novas etapas, que são: o problema ou a questão de referência; a negociação da questão; a utilização das tecnologias; e a percepção da biblioteca como um centro de aprendizagem virtual.