Questões de Concurso Público CRO-BA 2023 para Agente de Fiscalização
Foram encontradas 120 questões
O primeiro parágrafo do texto é constituído apenas por um período simples, ou seja, é uma oração absoluta.
A inserção de vírgula após o termo “olhos” (linha 16) não prejudicaria a correção gramatical do texto, além disso, destacaria o sujeito da oração.
Estariam mantidas as relações sintáticas e de sentido do texto, bem como a sua clareza, caso o trecho “que nos permitem ver da imensidão do cosmo ao diminuto mundo subatômico” (linhas de 2 a 4) fosse reescrito da seguinte forma: Que permitem-nos ver da imensidão do cosmo ao diminuto mundo subatômico.
As palavras “telescópios” (linha 2), “galáxia” (linha 9) e “óculos” (linha 17) pertencem à mesma classe gramatical.
Na linha 12, o emprego do acento indicativo de crase em “à nossa” é facultativo, pois está diante de pronome possessivo substantivo feminino.
O último parágrafo do texto é composto por uma oração subordinada adverbial concessiva.
Se a vírgula empregada na linha 10, após “No hemisfério Sul”, for suprimida, não haverá prejuízo para a correção gramatical do período.
No texto, estruturado em forma dissertativa, o autor afirma que qualquer pessoa pode enxergar objetos que cheguem até 140 milésimos de milímetro.
O pronome relativo “que”, na linha 2, introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa.
Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item.
A forma verbal “tem” (linha 17) está flexionada na terceira pessoa do singular, em concordância com o núcleo do sujeito da oração; estivesse o sujeito no plural, a forma verbal deveria ser grafada da seguinte forma: têm.
O texto é caracterizado pelo emprego de linguagem simples, ausência de estruturas complexas e uso de vocabulário acessível. Esses fatores possibilitam a transmissão de informações para um público mais abrangente.
No trecho “Não é necessário sair de casa e pode-se continuar de bermuda e chinelos” (linhas 3 e 4), a partícula “se” indica que o sujeito da oração é indeterminado.
Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência das ideias do texto caso o trecho “Participar de reuniões de trabalho por meio de plataformas de vídeo como o Zoom e o Google Meet é prático. Não é necessário sair de casa e pode-se continuar de bermuda e chinelos” (linhas de 1 a 4) fosse assim reescrito: É muito prático participar de reuniões de trabalho por meio de plataformas de vídeo, como o Zoom e o Google Meet, pois não é necessário sair de casa e pode-se continuar de bermuda e chinelos.
A oração “Duplas de participantes que trabalharam remotamente geraram menos ideias criativas” (linhas 7 e 8) é classificada como oração subordinada adverbial explicativa.
Estaria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “haviam” (linha 12) estivesse flexionada na terceira pessoa do singular.
No texto, estruturado em forma de narrativa, são mencionadas as vantagens e desvantagens de se trabalhar remotamente.
De acordo com o resultado da pesquisa citada no texto, as plataformas de vídeos prejudicam a criatividade dos grupos de trabalho, pois o foco da atenção volta-se para as telas.
Dadas as relações de coesão do texto, conclui-se que, no segmento “menos ideias criativas do que as que” (linhas 8 e 9), o vocábulo “as” está empregado em referência a “ideias criativas”.
É correto afirmar que deveria haver sinal indicativo de crase na expressão “frente a frente” (linha 9).
O trecho “a proximidade física entre as pessoas alimenta a confiança” (linhas 13 e 14) apresenta um problema de concordância verbal, já que o verbo “alimenta” aparece no singular quando deveria estar no plural.