Questões de Concurso Público Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás - GO 2023 para Fiscal Ambiental

Foram encontradas 10 questões

Q2076916 Meio Ambiente
   Equipes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) desmontaram o que acreditam ser a maior fábrica de balões ilegais de todo o estado do Paraná. Após uma denúncia anônima feita ao órgão, os policiais prenderam um dos responsáveis pelo estabelecimento, um homem de 35 anos de idade. A DPMA acredita que ele seja irmão do dono do local, considerado como o maior baloeiro do Paraná. 
Internet: <https://www.bandab.com.br> (com adaptações). 
Conforme prescreve a Lei n.° 9.605/1988, a prática é caracterizada como crime ambiental. No caso descrito no texto acima, foi praticado um tipo de crime específico contra o(a) 
Alternativas
Q2076917 Meio Ambiente
    Considerando o aspecto qualitativo desses atos administrativos, é possível identificar uma ausência do cumprimento dos objetivos previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), uma vez que este instrumento é, majoritariamente, um documento burocrático que prevê, simplesmente, a quantidade de água que pode ser retirada. As considerações em termos das necessidades ecossistêmicas que devem ser garantidas para que a água continue sendo produzida em qualidade e quantidade adequada simplesmente não são incorporadas no ato de outorga. Em outras palavras, aquele que recebe o direito de utilizar esse bem público não precisa oferecer nenhuma contrapartida em termos de proteger e recuperar as áreas de onde capta a água. 
Internet: <http://www.observatoriodasaguas.org> (com adaptações).
O texto acima expõe um importante instrumento previsto na Lei n.° 9.433/1997. Trata-se do(da) 
Alternativas
Q2076918 Meio Ambiente
Com o objetivo de auxiliar a Administração Pública no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais, a Lei n.° 12.651/2012 criou um instrumento de registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das áreas de preservação permanente, das áreas de reserva legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de uso restrito (pantanais e planícies pantaneiras) e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País. Trata-se do(da) 
Alternativas
Q2076919 Meio Ambiente
    Araripe, Lopes e Bastos dissertam que o diagnóstico ambiental tem como finalidade determinar a qualidade ambiental da área de influência antes da implantação do empreendimento. Nos estudos ambientais analisados, ele é, sem dúvida, o componente mais volumoso em quantidade de informações, pois serve de referencial para as etapas posteriores do estudo ambiental, ou seja, para a avaliação de impactos, a apresentação de medidas mitigadoras e os programas de monitoramento e controle.
Internet: <http://www.scielo.br> (com adaptações).
Na elaboração do EIA/RIMA, conforme estabelece a Resolução Conama n.° 1/1986, o diagnóstico ambiental da área de influência de um projeto deve considerar alguns aspectos. Com relação a eles, julgue os itens a seguir.
I O meio físico corresponde ao subsolo, às águas, ao ar e ao clima, destacando-se os recursos minerais, a topografia, os tipos e as aptidões do solo, os corpos d'água, o regime hidrológico, as correntes marinhas e as correntes atmosféricas. II O meio biológico e os ecossistemas naturais consistem na fauna e na flora, destacando-se as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente. III O meio socioeconômico refere-se ao uso e à ocupação do solo, aos usos da água e à socioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local e os recursos ambientais e a utilização futura desses recursos.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2076920 Meio Ambiente
O manual de licenciamento ambiental, disponível no portal do Ministério do Meio Ambiente, detalha procedimentos preconizados na Resolução Conama n.° 237/1997 quanto ao licenciamento ambiental. Nos casos em que uma empresa já opera, mas não possui licença preventiva (LP) ou licença de instalação (LI) para que seja licenciada, ela deverá requerer, junto ao órgão licenciador, 
Alternativas
Q2076921 Meio Ambiente
O levantamento realizado pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza (Abrelpe) e com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur), mostrou que aproximadamente 75 milhões de brasileiros têm seus resíduos destinados em locais impróprios, entrando em desacordo com o proposto na Lei n.° 12.395/2010, que destaca a proibição de algumas formas de destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos. Com base nessa informação, julgue os próximos itens. 
I Em um caso de emergência sanitária, mediante acompanhamento pelos órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), é permitido o lançamento de resíduos em praias, no mar ou em quaisquer corpos hídricos. II Em um caso de emergência sanitária, mediante acompanhamento pelos órgãos do Sisnama, é permitido o lançamento de resíduos in natura a céu aberto. III Em um caso de emergência sanitária, mediante acompanhamento pelos órgãos do Sisnama, é permitida a queima de resíduos a céu aberto ou em recipientes, instalações e equipamentos não licenciados para essa finalidade.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2076922 Meio Ambiente
A Lei Complementar n.° 140/2011 disserta sobre o papel cooperativo entre a União, os estados e os municípios nas ações administrativas relativas à proteção de paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição e à preservação de florestas. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta uma ação de responsabilidade estatal.
Alternativas
Q2076923 Meio Ambiente
Sabe-se que as unidades de conservação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), segundo a Lei n.° 9.985/2000, são divididas em dois grupos, com características específicas: unidades de proteção integral; e unidades de uso sustentável. Acerca do grupo das unidades de proteção integral, é importante destacar que a visitação pública é proibida quando não tiver caráter educacional, concluindo-se, portanto, que pesquisas científicas precisam e devem ser desenvolvidas nessas unidades. Entre as unidades de proteção integral descritas nessa Lei, uma se caracteriza por permitir alterações do ecossistema em casos especiais de restauração e preservação. É ela a
Alternativas
Q2076924 Meio Ambiente
    A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade que acompanha as demandas concorrentes da humanidade sobre a biosfera, por meio da comparação da demanda humana com a capacidade regenerativa do planeta. Esse procedimento se dá pela soma das áreas necessárias ao fornecimento dos recursos renováveis utilizados pelas pessoas, das áreas ocupadas por infraestrutura e das áreas necessárias para a absorção de resíduos. Nos atuais balanços nacionais de Pegada Ecológica, os insumos de recursos acompanhados incluem grãos e peixes para a alimentação e outros usos, madeira e pasto usado para a alimentação do gado. O CO2 é o único produto residual considerado atualmente.
Michael Becker, Terezinha da Silva Martins, Fabrício Campos e Jennifer Mitchell. A Pegada Ecológica de Campo Grande e a família de pegadas. Brasília: WWF-Brasil, 2012, 132 p. 
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta quanto aos componentes da Pegada.
Alternativas
Q2076925 Meio Ambiente
De acordo com a Lei n.° 9.795/1999, assinale a alternativa que não apresenta um dos princípios básicos da educação ambiental. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: E
5: C
6: C
7: A
8: D
9: B
10: D