Questões de Concurso Público CRQ - 19ª Região (PB) 2024 para Agente de Fiscalização
Foram encontradas 120 questões
As fragrâncias dos perfumes podem ser extraídas de plantas e de animais ou mesmo ser produzidas artificialmente.
O texto sugere que, no passado, o hábito de usar perfumes era restrito aos membros da realeza.
A partir da leitura do texto, é correto inferir que as fragrâncias naturais de plantas e de animais precisam passar por processos químicos para se tornarem agradáveis ao olfato humano, além de econômica e ambientalmente viáveis.
Atualmente, as fragrâncias são classificadas a partir de suas características de volatilidade, mas, anteriormente, essa classificação era feita com base na origem da fragrância.
A partir da leitura do terceiro parágrafo, é correto afirmar que a qualidade de um perfume está relacionada à sua volatilidade: quanto mais volátil é um perfume, melhor é sua qualidade.
Segundo o texto, um mesmo odor pode ser percebido de diferentes formas, a depender das características genéticas das pessoas que o sentem.
No período “Fragrâncias são compostos químicos com cheiro agradável.” (linhas 13 e 14), explica‑se o que são fragrâncias e, no período seguinte, “Elas podem ser extraídas de plantas ou até mesmo de animais.” (linhas 14 e 15), são apresentados exemplos de fragrâncias.
O período “O uso de perfumes é um hábito muito antigo, que teve início nas civilizações antigas do Egito, passando pelos impérios persa, grego e romano.” (linhas de 1 a 3) poderia ser reescrito, mantendo‑se a correção gramatical e o sentido original do texto, da seguinte forma: O uso de perfumes é um hábito antiguíssimo, onde se iniciou nas civilizações antigas do Egito e depois passou pelos impérios persa, grego e romano.
A palavra “cotidiano” (linha 6) poderia ser substituída, no texto, preservando‑se sua correção gramatical, por dia‑a‑dia.
O trecho iniciado por “uma vez que” (linha 10) apresenta uma conclusão acerca do trecho inicial do período.
A conjunção “Porém” (linha 15) poderia ser substituída, no texto, com manutenção da ideia original e da correção gramatical, por No entanto.
É facultativo o emprego de vírgula logo após a palavra “Antigamente” (linha 20).
O vocábulo “alocada” (linha 22) tem, no texto, o mesmo sentido de colocada, disposta.
O referente do pronome “lo” (linha 30) é a expressão “um pouco de perfume” (linha 29).
É facultativo o emprego do sinal indicativo de crase no “a” presente na expressão “a você” (linha 31).
A locução verbal “vai ter” (linha 33) poderia ser substituída no texto, mantendo‑se a coerência e a correção gramatical, por terá ou tem.
A forma verbal “selecionam‑se” (linha 37) poderia ser substituída no texto, mantendo‑se o sentido original e a correção gramatical, por é escolhido.
Na expressão “olfato humano” (linha 39), o adjetivo “humano” tem o mesmo sentido que a locução do homem, do ser humano.
A correção gramatical do texto seria mantida caso a vírgula empregada após “diferentes” (linha 42) fosse substituída por ponto, com a concomitante alteração de minúscula para maiúscula na palavra “o”, que se segue, da seguinte forma: podem ser diferentes. O que faz.
O texto apresenta, essencialmente, características de texto informativo.