Questões de Concurso Público CRESS-PR 2025 para Assistente Administrativo
Foram encontradas 120 questões

De acordo com o texto, as pessoas mais atingidas pela crise ambiental são aquelas com menor parcela de contribuição para o aquecimento global.

Em anos recentes, nas regiões mais pobres e marginalizadas, o número de mortes por calor, secas, enchentes e tempestades foi bem maior que nas regiões com mais infraestrutura, em virtude da situação de escassez desses locais.

É plausível inferir, com base nas falas de Mariana Belmont reproduzidas no texto, que a jornalista possivelmente considera que políticas públicas de adaptação, mitigação e reparação climática não são tratadas como prioridade no orçamento das diferentes esferas de governo.

De acordo com as ideias da jornalista Mariana Belmont apresentadas no texto, políticas públicas de curto prazo são medidas paliativas.

Eventos climáticos extremos afetam pessoas em todos os estados e municípios do Brasil, especialmente as que vivem nas regiões mais pobres e marginalizadas.

Eventos climáticos extremos são causados principalmente pelo efeito impactante de atividades empresariais.

De acordo com o texto, ações individuais com relação ao lixo e à alimentação impactam a crise climática.

O trecho “80 milhões de pessoas em 1.942 cidades vivem expostas” (linhas 3 e 4) poderia ser reescrito, preservando‑se as ideias e a correção gramatical do texto, da seguinte forma: existe 80 milhões de pessoas, em 1.942 cidades, que vivem expostas.

O emprego do sinal indicativo de crase no “a” que antecede a palavra “eventos” (linha 4) prejudicaria a correção textual.

Na linha 7, a oração iniciada por “que” funciona como objeto direto da forma verbal “revela”.

A substituição de “para o” (linha 9) por no manteria a coerência e a correção gramatical do texto.

O emprego de vírgula após a expressão “reparação climática” (linha 15) prejudicaria a correção textual.

A substituição da expressão “devem ser tratadas” (linhas 15 e 16) por tem que ser tratadas manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.

A forma verbal “priorizando‑se” (linha 17) foi empregada no texto com o sentido de dando‑se primazia a.

A expressão “Para o enfrentamento de” (linha 19) poderia ser substituída pela oração Para que se enfrentem, sem prejuízo à correção gramatical e à coerência textuais.

No trecho “a necessidade de se criarem e se implementarem políticas de longo prazo” (linhas 21 e 22), o núcleo do sujeito das formas verbais “criarem” e “implementarem” é “políticas”.

Na linha 23, após a expressão “além de”, está implícita a estrutura se criarem e se implementarem.

O período “‘Também precisamos lembrar que atividades empresariais contribuem, significativamente, para eventos climáticos extremos.’” (linhas de 26 a 28) poderia ser reescrito, com manutenção das ideias originais e da correção gramatical do texto, da seguinte forma: Precisamos lembrar, também, de que atividades empresariais contribuem de forma significativa, para eventos climáticos extremos.

Na oração “‘As empresas, portanto, devem ser chamadas à ação’” (linhas 28 e 29), a conjunção “portanto” denota uma explicação acerca do que se disse imediatamente antes no texto.

O contexto a que o texto faz referência na expressão “nesse contexto” (linha 31) é o das “atividades empresariais” (linhas 26 e 27).