Questões de Concurso Público SARAH 2025 para Professor (Dança)

Foram encontradas 8 questões

Q3222116 Biologia
O tecido muscular esquelético apresenta diversas particularidades metabólicas e está adaptado a mecanismos de gasto energético por meio da contração dos sarcômeros compostos de actina e miosina.
A contração dos sarcômeros está relacionada com
Alternativas
Q3222117 Biologia
No balé clássico, a movimentação dos membros superiores é denominada port de bras, mas em cada estilo de dança existe esse tipo de deslocamento parecido. Todo port de bras do balé clássico deve ser executado com fluidez, mas também deve estar associado à estabilidade escapular.
Fonte: Haas, J. G. Anatomia da Dança. Barueri, SP: Manole, 2011.

São responsáveis pela estabilidade escapular os músculos
Alternativas
Q3222118 Biologia
Em seu livro Ritmo e Dança, Garcia e Haas (2006) trazem a Dança Afrobrasileira como aquela gerada a partir da fusão da cultura africana com a cultura brasileira. Apresenta característica especial nas movimentações dos braços e das mãos, da cabeça, do tronco (ondulação e contração), dos quadris (com acentuada movimentação pélvica) e molejo, na expressão facial e vestuário adequado a tal intenção de manifestação.
Fonte: Garcia, A. & Haas, A.N. Ritmo e Dança. Canoas: 2ª ed., ULBRA, 2006.

O movimento ondulatório do tronco atribuído ao repertório gestual das danças afrobrasileiras está relacionado com
Alternativas
Q3222120 Biologia
O fígado é um órgão indispensável ao corpo humano, responsável pelo processamento de diversas substâncias que chegam à corrente sanguínea tanto pela inoculação como pelo próprio metabolismo.
As características que garantem a alta eficiência funcional do fígado envolvem 
Alternativas
Q3222121 Biologia
Muitas práticas corporais têm como objetivo a regulação do tônus e da respiração. O yoga é uma prática integrativa e complementar que pode contribuir muito, quando reconhecida e empregada em conjunto com a medicina convencional, perante o atual quadro de grande incidência de distúrbios ocasionados pelo estilo de vida e trabalho, como doenças psicossomáticas e crônicas.

Fonte: Bhattacharyya, A., Patil, N. J., & Muninarayana, C. (2015). “Yoga for promotion of health”: conference held on international day of yoga- 2015 at kolar. Journal of Ayurveda and integrative medicine, 6(4), 305.

O ganho de alongamento e elasticidade comuns aos praticantes de yoga é devido, fundamentalmente, a
Alternativas
Q3222122 Biologia
O corpo humano apresenta centenas de tipos de células formando seus tecidos, órgãos e sistemas, dentre os quais há aquelas células quiescentes (cujo ciclo celular está estacionado em G0, sem previsão de divisão celular) e proliferativas (que atravessam etapas do ciclo celular até sua divisão).

Imagem associada para resolução da questão

Em uma pesquisa, foi avaliado o perfil de regeneração de diferentes tecidos de acordo com lesões específicas, conforme expõe a tabela acima.
O tecido que apresenta maior taxa de eficiência para células em estado proliferativo, com alto potencial de divisão celular, é o tecido
Alternativas
Q3222123 Biologia
Um bailarino deve regular sua ventilação pulmonar em relação à oxigenação do sangue e frequência cardíaca.
A ritmização da respiração vinculada ao movimento auxilia diretamente, durante o desempenho de uma frase coreográfica, na regulação da(o)
Alternativas
Q3222124 Biologia
ATENÇÃO: use o texto abaixo como base para responder à questão.

Musicoterapia, como definida pela Federação Mundial de Musicoterapia, é o “uso profissional da música e seus elementos como intervenção em ambientes terapêuticos, educacionais e cotidianos com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que busquem otimizar sua qualidade de vida e incrementar sua saúde e bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual e espiritual”. Não há dúvidas de que a música como intervenção terapêutica, desde a Antiguidade, alcançou crescente popularidade, especialmente na medicina cardiovascular. Por um lado, a exposição à música estimula respostas cardíacas positivas. Por outro, há efeitos ansiolíticos de simulações de salas de concerto que levam à diminuição de medicações sedativas. O funcionamento do sistema nervoso autônomo é fundamental para ajustar mecanismos fisiológicos para estabelecer e manter a homeostase e adaptabilidade ambiental. No contexto do estresse, para recuperar o equilíbrio homeostático, o organismo tenta se ajustar a cada novo episódio desafiador. Os dois ramos do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), parassimpático e simpático, trabalham para garantir essa adaptação. O Sistema Nervoso Simpático mobiliza mecanismos de energia em estresse agudo para vencer adversidades internas ou externas (reação de luta ou fuga).


Mojtabavi, H., Saghazadeh, A., Valenti, V.E., Rezaei, N. Can music influence cardiac autonomic system? A systematic review and narrative synthesis to evaluate its impact on heart rate variability, Complementary Therapies in Clinical Practice, Volume 39, 2020, 101162, ISSN 1744-3881, https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2020.101162 
A principal função do sistema nervoso autônomo (SNA) no contexto do estresse, conforme descrito no texto, é
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: C
5: B
6: D
7: B
8: C