Questões de Concurso Público Empresa Cuiabana de Saúde Pública - MT 2023 para Médico do Trabalho

Foram encontradas 10 questões

Q2340762 Segurança e Saúde no Trabalho
Seu João, 46 anos, colaborador de uma empresa há mais de 20 anos, comparece ao ambulatório de medicina do trabalho com o relato de dor abdominal intensa, constipação, vômito e náuseas, cefaleia e esquecimento. Ele relata que sua esposa o está achando mais irritadiço e que, ao escovar os dentes, reparou em sua gengiva uma linha escurecida. Porta com ele um hemograma evidenciando anemia microcítica com presença de pontilhado basófilo nos eritrócitos. Nesse cenário, o ramo da empresa em que ele trabalha é o de:
Alternativas
Q2340763 Segurança e Saúde no Trabalho
Analisando o quadro clínico do seu João, da questão anterior, o exame para confirmação de sua hipótese diagnóstica é: 
Alternativas
Q2340764 Segurança e Saúde no Trabalho
O empregado comparece ao ambulatório de medicina do trabalho da sua empresa, portando o comunicado de decisão da perícia do INSS, com a data de cessação do benefício B31, no dia anterior ao seu comparecimento. Ao checar no sistema o período do seu afastamento, viu-se que ele permaneceu afastado de suas atividades, por 27 dias, desde o início de sua doença. Considerando a legislação vigente, quanto à realização do exame de retorno ao trabalho desse empregado, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q2340765 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora nº 5 estabelece os parâmetros e os requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), tendo como um dos objetivos a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A empresa em que o médico do trabalho é contratado tem o grau de risco 1 e, nesse caso, o tempo mínimo de treinamento para os integrantes da CIPA, estabelecido na referida norma, é de:
Alternativas
Q2340766 Segurança e Saúde no Trabalho
Roberto, colaborador do setor de logística, vem acompanhado de um colega do setor ao seu ambulatório de medicina do trabalho. Ele tem uma postura retraída, expressão facial de tristeza, olhar fixo e distante, pernas inquietas e, ao questioná-lo sobre o que estava acontecendo, mostra-se agressivo e irritadiço, pois teria prazos a cumprir e não tinha tempo para estar ali. Durante a consulta, o colaborador senta-se à cadeira e coloca 3 telefones celulares sobre sua mesa. Durante a conversa, relata estar há meses evoluindo com falta de apetite, dores abdominais, cansaço, alterações repentinas de humor, taquicardia, cefaleia e pensamentos negativos. Sente-se um derrotado. Ao abordar como está seu ritmo de vida, diz que, na vida pessoal, só pensa em dormir e que, na vida profissional, sofre uma forte cobrança para cumprir metas e mostrar resultados cada vez melhores (há um ranking em seu setor). Informa também que um colega de trabalho pediu demissão há 1 mês e que as demandas do colega foram direcionadas para ele. Após o acolhimento desse colaborador, observando o quadro, a hipótese diagnóstica é:
Alternativas
Q2340767 Segurança e Saúde no Trabalho
Roberto, colaborador do setor de logística, vem acompanhado de um colega do setor ao seu ambulatório de medicina do trabalho. Ele tem uma postura retraída, expressão facial de tristeza, olhar fixo e distante, pernas inquietas e, ao questioná-lo sobre o que estava acontecendo, mostra-se agressivo e irritadiço, pois teria prazos a cumprir e não tinha tempo para estar ali. Durante a consulta, o colaborador senta-se à cadeira e coloca 3 telefones celulares sobre sua mesa. Durante a conversa, relata estar há meses evoluindo com falta de apetite, dores abdominais, cansaço, alterações repentinas de humor, taquicardia, cefaleia e pensamentos negativos. Sente-se um derrotado. Ao abordar como está seu ritmo de vida, diz que, na vida pessoal, só pensa em dormir e que, na vida profissional, sofre uma forte cobrança para cumprir metas e mostrar resultados cada vez melhores (há um ranking em seu setor). Informa também que um colega de trabalho pediu demissão há 1 mês e que as demandas do colega foram direcionadas para ele.



Considerando o caso clínico da questão anterior, a melhor conduta esperada do Médico do Trabalho que o atendeu é encaminhá-lo:
Alternativas
Q2340768 Segurança e Saúde no Trabalho
José, 34 anos, comparece para exame admissional portando laudo da oftalmologia com a seguinte acuidade visual:

Olho direito: 20/200 Olho esquerdo: 20/20

O candidato informa que tem essa alteração desde sua infância, após uma doença que não soube especificar. A função pretendida é Auxiliar Administrativo. De acordo com a legislação vigente, esse candidato:
Alternativas
Q2340769 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma empresa de construção naval, grau de risco 4, tem 967 colaboradores ativos. Dentre esses, 85 exercem funções administrativas e 882 exercem funções operacionais, com 112 do sexo feminino e 855 do sexo masculino, distribuídos em 3 turnos de trabalho. Analisando o artigo 93 da lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, o percentual de colaboradores reabilitados ou de pessoas portadoras de deficiência que essa empresa necessita ter para estar de acordo com a legislação é:
Alternativas
Q2340770 Segurança e Saúde no Trabalho
Renata, 41 anos, comparece com um atestado do médico assistente solicitando 30 dias de afastamento do trabalho, pois passou por cirurgia corretiva de hérnia umbilical. Ela trouxe todos os exames pré-operatórios, receitas e remédios em uso. O Médico do Trabalho registra em prontuário e libera a colaboradora para sua residência. A jovem aprendiz administrativa do ambulatório questiona a conduta a ser feita, pois é novata e nunca recebeu um atestado de 30 dias para lançar no sistema do departamento pessoal. Nessa situação, a melhor conduta a ser realizada, de acordo com a legislação vigente, é lançar:
Alternativas
Q2340771 Segurança e Saúde no Trabalho
A consolidação das leis do trabalho, aprovada pelo decretolei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, tem em seu artigo 392 a temática licença maternidade. Atualmente, a empregada gestante tem 120 (cento e vinte) dias de licença, sem prejuízo do emprego e do salário. O período legal em que o médico assistente pode solicitar o início da licença maternidade é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: B
5: C
6: A
7: A
8: B
9: C
10: D