Questões de Concurso Público Câmara de Estância - SE 2014 para Técnico em Contabilidade
Foram encontradas 7 questões
A contabilidade aplicada ao setor público passa por profundas mudanças que estão exigindo um grande esforço dos profissionais com ela envolvidos para que seus relatórios e demonstrações contenham informações úteis para a gestão patrimonial e a tomada de decisão por parte dos gestores públicos, o que é o objetivo principal das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
(MAUSS, Cezar Volnei. Análise de Demonstrações Contábeis e Governamentais. Instrumento de Suporte à Gestão Pública. 1ª ed.2012. Editora Atlas. São Paulo.)
Sobre “Contabilidade Pública” analise as informações seguintes:
I. Pode ser definida como o ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos da fazenda pública e o patrimônio público e suas variações.
II. A Contabilidade Pública - seja na área Federal, Estadual, Municipal ou no Distrito Federal - tem como base a Lei 4.320, de 17 de março de 1964, que instituiu normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
III. A Contabilidade Pública restringe-se à previsão da receita e à fixação da despesa, estabelecidas no Orçamento Público aprovado para o exercício, escritura a execução orçamentária da receita e da despesa.
Está (ão) correta (s):
Contabilidade Pública constitui mais um dos ramos das Ciências Contábeis, que tem suas atividades voltadas ao registro, controle e análise dos fenômenos contábeis (financeiros orçamentários e patrimoniais) neste caso, o seu objeto é a Administração Pública (União, Estados, Municípios e Distrito Federal), e tem como visão a gestão dos recursos públicos o que a diferencia da contabilidade societária ou privada cujo foco está no ________________________________. (Adaptado)
(KOHAMA, Heilio. Contabilidade Pública. Teoria e prática. 8ª ed. 2001. Editora Atlas. São Paulo.)
Marque os dados que completam coerentemente o sentido do texto.
(SOUTO, Humberto Guimarães.Palestra proferida na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional.Revista 87/2)
Marque o que não se considera como “Fonte Hábil de Recurso”.
Os Princípios gerais dos inventários são: instantaneidade; tempestividade; integridade; especificação; homogeneidade; uniformidade.
Analise a informação seguinte.
“O levantamento deve ser realizado na data mais próxima possível do evento (motivo) a que se refere e no menor tempo possível, para evitar manobras, distorções de fatos ou situações”.
Os dados da informação caracterizam o princípio da:
Deve-se atentar para o que estabelece a Lei nº. 4.320/64, em seus artigos 35 e 36 – caput, que diz: “Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas, mas não pagas até ___________________, distinguindo-se as processadas das não processadas”.
Nesses trechos, a mencionada Lei disciplina o parâmetro sinalizador a ser utilizado para mensurar a despesa orçamentária do exercício financeiro: valores legalmente empenhados.
(Por: FranciscoGlauber. Noções de Contabilidade Pública. ObCursos Editora. P.5.)
Marque os dados que preenchem coerentemente a lacuna do texto.
Analise as informações seguintes:
I. Superávit Financeiro é a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugandose, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de crédito a eles vinculadas. (art. 43, § 2, Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964).
II. Superávit Orçamentário representa o valor da Receita Executada, que excede a Despesa Executada.
III. Déficit Orçamentário é a diferença caracterizada pela execução da Despesa maior que a Receita arrecadada num determinado período.
IV. O superávit provém tanto do excesso de arrecadação, quanto da economia orçamentária.
Estão corretas:
A Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
Analise o conteúdo do Art. 9º. Art. 9º ______ é a receita derivada instituída pelas entidades de direito publico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinando-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades.
Marque a expressão que preenche coerentemente a lacuna do Art.9º.