Questões de Concurso Público Prefeitura de Quixadá - CE 2016 para Médico Clínico
Foram encontradas 14 questões
As Infecções Respiratórias Agudas (IRA) são causas comuns de morbidade na faixa etária pediátrica, sendo a pneumonia a forma mais séria de todas as IRA. Sobre o assunto é correto afirmar que, EXCETO:
O Código de Ética Médica contém as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão, independentemente da função ou cargo que ocupem. De acordo com o referido Código, Capítulo X, sobre atestado e boletim médico, é vedado ao médico, EXCETO:
No preenchimento da Declaração de Óbito (DO) está correto afirmar, EXCETO:
São fatores precipitantes da cetoacidose diabética:
( ) Abuso de substâncias (álcool, cocaína), Infecções (principalmente pulmonares).
( ) Situações de stress agudo: infarto agudo do miocárdio (IAM), pancreatite aguda, traumatismo, choque, hipovolemia, queimaduras.
( ) Omissão da insulinoterapia; outras patologias associadas (acromegalia, hemocromatose, hipertireoidismo).
Marque V ou F e responda a sequência correta:
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva ou mais rapidamente e variam com fases de atividade e de remissão. Sobre o assunto, é correto afirmar que:
I. Alterações neuropsiquiátricas são manifestações frequentes do LES, causando convulsões, alterações de humor ou comportamento (psicoses), depressão e alterações dos nervos periféricos e da medula espinhal.
II. A presença de FAN (fator ou anticorpo antinuclear), principalmente com títulos elevados, em uma pessoa com sinais e sintomas característicos de LES, permite o diagnóstico com clareza.
III. O uso da cloroquina (ou hidroxicloroquina) está indicado para as formas mais leves quanto nas mais graves e deve ser cancelado seu uso quando a doença estiver sob controle.
A análise permite concluir que:
Segundo o manual “Doenças Infecciosas e parasitárias”, sobre a Dengue responda:
I. Período de incubação - De 3 a 15 dias; em média, de 5 a 6 dias.
II. Vetores hospedeiros - Os vetores são mosquitos do gênero Aedes.
III. Modo de transmissão - A transmissão se faz pela picada da fêmea do mosquito Aedes.Aegypti, no ciclo homem → Aedes. Aegypti → homem.
IV. Período de transmissibilidade - O homem infecta o mosquito durante o período de viremia, que começa um dia depois à febre e perdura até o décimo dia da doença.
Está correto afirmar:
Sobre o Protocolo de Tratamento de Influenza, assinale a opção correta:
A Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) é uma doença potencialmente grave, constituindo-se na principal causa de óbito entre as doenças infecciosas. Sobre o assunto, analise as afirmativas e responda a opção verdadeira:
I. A disseminação hematogênica pode ocorrer nas situações capazes de gerar embolias sépticas, como endocardite de válvula tricúspide e tromboflebite séptica. Nesses casos, o streptococcus pneumoniae é o agente mais comum.
II. Embora a inalação e a aspiração de microorganismos sejam bastante frequentes, em condições normais, as vias aéreas situadas abaixo da glote não se contaminam, devido à ação conjunta de vários mecanismos de defesa, entre eles: fechamento da glote, reflexo da tosse, muco brônquico e atividade ciliar do epitélio respiratório.
III. O achado clássico ao exame é o da síndrome de condensação, na qual temos em uma área localizada: à palpação, frêmito tóraco-vocal aumentado, à percussão, macicez ou submacicez, à ausculta, murmúrio reduzido com crepitações (ou estertores) e sopro tubário, à ausculta da voz (manobra pouco realizada por sua menor relevância clínica), broncofonia, egofonia e pectorilóquia afônica.
A análise permite concluir que:
As hepatites virais B e C são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. O tratamento, quando indicado, é fundamental para evitar a progressão hepática e suas complicações, como o câncer e a cirrose.
I. A infecção pelo vírus da hepatite viral B pode causar hepatite aguda ou crônica, sendo ambas as formas, habitualmente, oligossintomática. O aparecimento de anti-HBS e o desaparecimento do HBSAG indicam resolução da infecção pelo VHB na maioria dos casos. Em raras situações, a doença pode evoluir para forma crônica na presença desses dois marcadores.
II. Na fase da imunoclearance existe elevada replicação viral, sem evidências de agressão hepatocelular.
III. Não há indicação de tratamento com as drogas atualmente disponíveis para os pacientes na 3ª fase (portadores inativos), pois estes têm bom prognóstico.
A análise permite concluir que:
A Pancreatite Aguda (PA) é, na maioria dos casos, uma doença inflamatória, autolimitada e que se resolve com medidas clínicas. Com referência ao assunto é correto afirmar, EXCETO:
A cefaleia é um sintoma que preocupa o profissional de saúde e a família por ser um sinal indicativo de patologias potencialmente graves. Sobre a cefaleia na infância, selecione a alternativa correta:
I. Dentre as cefaleias primárias, as mais frequentes na faixa etária pediátrica são os vários tipos de enxaquecas e as neuralgias do crânio e face.
II. O tratamento profilático da cefaleia em crianças pode ser utilizado naqueles que apresentam uma frequência ou severidade de crises que interfiram com suas atividades cotidianas.
III. Medidas não farmacológicas devem ser lembradas no tratamento da cefaleia. Hábitos de sono, dieta e diminuição de fatores estressores emocionais podem estar relacionados com a precipitação das crises de cefaleia.
IV. Os analgésicos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), tais como ibuprofeno, naproxeno e diclofenaco, também são bastante utilizados e apresentam eficácia clínica comprovada.
A análise permite concluir que:
A incidência, a mortalidade e o número de hospitalizações por asma continuaram aumentando na última década. Com relação ao assunto, analise as assertivas abaixo e selecione a opção correta.
I. A disfunção das cordas vocais (DCV) é uma causa de obstrução das vias aéreas que pode mimetizar a asma.
II. Os β-agonistas são medicamentos de primeira escolha no tratamento da asma induzida por exercício.
III. A teofilina e outras xantinas têm um potencial tóxico maior do que o de qualquer outra medicação para asma. A toxicidade é dose dependente e o risco aumenta quando a concentração sérica ultrapassa 20 µg/m.
A análise permite concluir que:
Paciente, sexo masculino, 53 anos, hipertenso, em uso de hidroclorotiazida, propranolol, AAS e sinvastatina há 30 dias vem sofrendo crises de broncoespasmo rebeldes ao tratamento como não sofria desde a infância. Que conduta é mais adequada a ser tomada diante do caso?
É diagnóstico diferencial para os casos de dengue, EXCETO: