Questões de Concurso Público Prefeitura de Quixadá - CE 2016 para Professor Educação Básica I – Educação Infantil

Foram encontradas 20 questões

Q710405 Pedagogia
Para analisarmos a história da Didática, precisamos conhecer quem foi o seu precursor, ou seja, Comenius - pensador e educador pacifista, o “pai da Didática”. Entre outros fatores, destacamos que ele desejava ensinar “tudo a todos” e atingir o sonho de uma “educação ideal”. Sobre Comenius, NÃO é correto afirmar:
Alternativas
Q710406 Pedagogia
A didática, tendo um papel importante no processo de socialização do conhecimento, auxilia no processo de formação do professor e afeta diretamente a sua forma de ensinar, que exprime uma atividade pedagógica e de aprender, que envolve a realização de uma tarefa com êxito. Diante das diversas abordagens referentes às práticas e concepções de ensino e sobre aprendizagem, é possível entender que o processo de ensino-aprendizagem varia de acordo com determinadas perspectivas. Santos (2005), em seus estudos, classifica e agrupa as correntes teóricas pedagógicas, segundo as teorias de Libâneo (1982), Bodernave (1984), Saviani (1984) e Mizukami (1986), que descrevem e comparam os processos de ensino-aprendizagem, da seguinte forma:
I. Pedagogia da transmissão, pedagogia da moldagem e pedagogia da problematização. II. Teorias não críticas (pedagogia tradicional, pedagogia nova, pedagogia tecnicista), teorias crítico-reprodutivas (sistema de ensino enquanto aparelho ideológico, escola enquanto aparelho ideológico do Estado e escola dualista) e teoria crítica (pedagogia histórico-crítica). III. Pedagogia liberal (pedagogia conservadora, pedagogia renovada progressista, pedagogia renovada não diretiva) e pedagogia progressista (pedagogia libertadora, pedagogia libertária e pedagogia de conteúdos). IV. Abordagem tradicional, abordagem comportamentalista, abordagem humanista, abordagem cognitivista e abordagem sociocultural.
O agrupamento das perspectivas teóricas, acima, corresponde, na sequência elencada, aos autores:
Alternativas
Q710407 Pedagogia
Na perspectiva da abordagem sócioconstrutivista do conhecimento e do desenvolvimento humano, o objetivo do ensino é:
Alternativas
Q710408 Pedagogia
Segundo Libâneo (1992), a análise do ato didático destaca uma relação dinâmica entre três elementos: professor, aluno e conteúdo. Esses elementos são constituídos, a partir das ações que definem as categorias da Didática que formam o seu conteúdo. Partindo desse pressuposto, na perspectiva da escola nova, a relação professor-aluno deve ser:
Alternativas
Q710409 Pedagogia
Conforme Martins (1989), a avaliação permite ao educador verificar até que ponto o ensino tem alcançado suas metas, possibilitando a mudança dos rumos dos objetivos. Segundo o autor, pode ser desenvolvida nas abordagens da escola tradicional, da escola nova e da escola tecnológica. As caracterizações da avaliação, nessas perspectivas, estão enumeradas, respectivamente, na sequência:
I. Processo de “aprender a aprender”, autoavaliação e comportamento do aluno. II. Competência individual do aluno – a avaliação é feita através de testes objetivos elaborados, a partir dos objetivos pretendidos. III. Através de conhecimentos memorizados, testes orais, provas e trabalhos escritos.
Alternativas
Q710410 Pedagogia
A Educação Infantil tem como objetivo principal criar condições para promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Para que isso ocorra, faz-se necessário que a sua prática seja organizada de modo que contribua para que a criança seja capaz de: I. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação. II. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e pares, fortalecendo sua autoestima, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social. III. Aprender os conteúdos atitudinais e procedimentais. Os conteúdos conceituais, associados ao raciocínio lógico, à resolução de problemas e às representações simbólicas devem ser trabalhados somente a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. IV. Construir valores éticos, que contribuam para a sua formação como um cidadão autônomo e responsável. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q710411 Pedagogia
A concepção de brincadeira é uma noção historicamente construída, isto é, que muda ao longo do tempo. A perspectiva sociocultural compreende a brincadeira como:
Alternativas
Q710412 Pedagogia
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem o papel de estimular o desenvolvimento integral, valorizando os conhecimentos e vivências adquiridas nas diversas situações de interação com o meio ambiente e com os sujeitos sociais do seu convívio. Identifique, nas alternativas abaixo, um objetivo que não corresponde à etapa da Educação Infantil:
Alternativas
Q710413 Pedagogia
A fim de alcançar os aspectos estabelecidos como objetivos da Educação Infantil, as instituições educacionais, em suas propostas pedagógicas, devem organizar seus currículos. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), o currículo deve integrar as experiências e os saberes das crianças a os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico da sociedade, por meio de situações planejadas e permanentemente avaliadas. Nessa perspectiva, é papel do professor da Educação Infantil: I. Coordenar o diálogo entre o que as crianças já sabem sobre determinado tema e o que já foi sistematizado na cultura sobre ele, considerando sempre o modo como elas pensam e se emocionam. II. Planejar a aplicação dos recursos financeiros, a composição das equipes de trabalho e a logística dos espaços da escola, garantindo as condições para que as aprendizagens se façam de acordo com a proposta pedagógica da instituição. III. Com base na proposta pedagógica e no currículo da instituição, organizar o ambiente de vivência, aprendizagem e desenvolvimento de cada turma. IV. Elaborar planos de ações que sirvam de roteiro para as ações didáticas (planos de trabalho semanais, mensais etc.), estipulando atividades, expectativas de aprendizagens, organização do tempo, do espaço e dos materiais necessários. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q710414 Pedagogia
A ideia de criança, hoje, em nossa sociedade, é compreendida de uma forma bem diferente da que foi no século passado. Diferentemente de entendê- la como alguém que virá a ser, ela é considerada como sujeito de direitos desde o nascimento. Philippe Ariès foi um teórico que contribuiu, substancialmente, com a elaboração de políticas públicas voltadas para a infância. Entre os documentos e legislações brasileiras que se ocupam em garantir o direito das crianças à educação, temos:
Alternativas
Q710415 Pedagogia
Desde a Constituição de 1988, o Brasil vem se preocupando com a inclusão do tema da diversidade racial na educação escolar. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura a toda criança o direito de igualdade de condições para a permanência na escola, de ser respeitada pelos educadores, de ter sua identidade e seus valores preservados e ser posta a salvo de qualquer forma de discriminação, negligência ou tratamento vexatório. Atualmente, existem normas constitucionais que prescrevem, textualmente, a valorização da diversidade étnica e da identidade dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Baseadas neste preceito, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) estabelecem que a “identidade étnica, assim como a língua materna, é elemento de constituição da criança”. Entre as ações que dizem respeito ao atendimento a esse preceito, pode-se assinalar:
Alternativas
Q710416 Pedagogia
Com o intuito de garantir que professores e gestores estejam atentos ao tema, a revisão das DCNEI incluiu em seu artigo 8º, § 1º, a exigência de que a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil explicitasse as ações sobre o tema da diversidade racial. Fundamentadas nessa proposta, as ações da Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem: I. A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais de povos diversos, como indígenas e afrodescendentes, com exceção de asiáticos, europeus e de outros países da América, que devem ser estudados a partir do 3º ano do Ensino Fundamental. II. O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação. III. A dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência (física ou simbólica) e negligência no interior da instituição ou praticadas pela família, prevendo os encaminhamentos de violações para instâncias competentes. Atribuindo (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas, assinale a sequência correta das alternativas:
Alternativas
Q710417 Pedagogia
O processo educativo é um sistema complexo, tão presente em nossas vidas, que temos às vezes dificuldade de compreender como ele acontece, de definir o que é aprender e ensinar. Os estudos e as pesquisas no campo da Educação Infantil mostram que a criança aprende, desde o nascimento, nas experiências cotidianas por ela vividas, por meio do corpo, da emoção e da linguagem verbal. No que diz respeito a essa concepção de ensino e aprendizagem da criança, não é correto:
Alternativas
Q710418 Pedagogia
Desde o nascimento, as crianças vão entrando no mundo letrado. Esse mundo se inicia com gestos, olhares, com o desenvolvimento da oralidade, desenhos e construções tridimensionais, até chegar à escrita propriamente dita. A oralidade, a escrita e a imagem visual têm papel importante nesse processo e integram o que se entende por letramento. Podemos citar como estratégia de ampliação do letramento para crianças pequenas, exceto:
Alternativas
Q710419 Pedagogia

No processo de interação com o mundo, as crianças adquirem experiências de narrativas veiculadas pelas linguagens oral, escrita e visual. O contato com a diversidade dos textos orais e escritos por meio da participação em conversas cotidianas, o contato com textos simples (receitas, bilhetes, etc.) e outros da cultura oral (cantigas, adivinhas, etc.) amplia o repertório das narrativas infantis. Entre as situações, propostas na escola, que ampliam o repertório e as capacidades de narrativas das crianças pequenas, podemos assinalar:

I. Manuseio de livros e de outros portadores de texto.

II. Exibição de filmes e de programas de TV.

III. Participação em rodas de conversa com adultos e outras crianças.

IV. Momentos de reconto onde as crianças falem de histórias ou de fatos vivenciados por elas mesmas.

V. Reescrita de histórias ouvidas observando a estrutura do gênero trabalhado.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q710420 Pedagogia
Na educação infantil, a rotina possui relevância por apresentar uma regularidade na organização do tempo, tão necessária às diferentes idades. Isso porque as atividades que se repetem regularmente passam a atuar como reguladores do tempo para as crianças, permitindo que elas se organizem no espaço e no tempo, por meio de referências que se tornam estáveis. Ao criar algumas referências na instituição, a criança é capaz de antecipar atividades que ocorrerão, tendo a possibilidade de organizar seu tempo, sentindo-se mais confiante. Sobre os tempos que devem compor a rotina da Educação Infantil, temos:
Alternativas
Q710421 Pedagogia
Em seus estudos, acerca das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética: uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Na sequência elaborada por Piaget, os estágios de desenvolvimento do pensamento da criança são respectivamente:
Alternativas
Q710422 Pedagogia
Na Educação Infantil, os conceitos matemáticos são trabalhados de forma intencional, a partir das experiências e vivências do dia a dia das crianças e de suas brincadeiras. A todo o momento, crianças participam de situações que envolvem noções da matemática. Portanto, o trabalho com os conhecimentos matemáticos deve ser realizado de forma articulada com essas vivências e sua função social, pois as crianças já operam com esses conhecimentos no seu cotidiano. De acordo com Lorenzato (2006), a exploração matemática na educação da primeira infância deve se manifestar em três campos: o espacial, o numérico e o campo das medidas. Seguindo a ordem, acima citada, como exemplos de conceitos matemáticos correspondentes a esses campos, podemos citar:
Alternativas
Q710423 Pedagogia
As questões da estética sofreram transformações ao longo do tempo. Adolfo Sanchez Vázquez (1999), ao se posicionar frente à Estética como ciência do belo, nos alerta que o estético também se denota na presença do feio, do trágico, do cômico, do sublime, do monstruoso. O fundamental para este autor é que o estético traz em si a qualidade do sensível e, diferentemente de algumas filosofias da arte, trata também das coisas do cotidiano. Segundo o autor, a Estética se ocupa também do estético não-artístico, ou seja, de uma ampla esfera de objetos elaborados pelo homem – produtos artesanais, artefatos mecânicos ou técnicos, artigos usuais da vida cotidiana–, que, se reagem bem a uma finalidade extra-estética, também têm seu lado estético. Sobre a construção estética das crianças não está coerente a afirmativa:
Alternativas
Q710424 Pedagogia
Os artigos 10 e 11 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), que tratam especificamente da avaliação e das relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, versam sobre como as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo: I. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano; II. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.); III. A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré -escola e transição pré -escola/ Ensino Fundamental); IV. Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição , junto às crianças e aos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil; V. A retenção das crianças na Educação Infantil , caso as expectativas de aprendizagens referentes à etapa não sejam alcançadas pela criança, possibilitando assim, a consolidação de um processo de desenvolvimento qualitativo. Estão corretas:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: E
5: D
6: D
7: C
8: B
9: C
10: A
11: D
12: B
13: E
14: E
15: B
16: D
17: A
18: E
19: A
20: C