Questões de Concurso Público SESAU de Campo Grande - MS 2022 para Residência Multiprofissonal em Saúde Mental

Foram encontradas 29 questões

Q2408711 Enfermagem

No livro A Rua Como Espaço Clinico: Acompanhamento Terapêutico, é descrito uma modalidade de assistência diferenciada, que consiste em um serviço oferecido para pacientes com transtornos mentais graves. Baseado nesse atendimento chamado de Acompanhamento Terapêutico assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2408712 Psiquiatria

Baseado no livro Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Paulo Amarante, analise as alternativas e marque a correta:

Alternativas
Q2408713 Psiquiatria

Baseado no texto de Tikanori, Contratualidade e Reabilitação Psicossocial, assinale a alternativa correspondente ao que foi proposto por esse autor:

Alternativas
Q2408714 Enfermagem

De acordo com o texto de Luciane Prado Kantorski e Maria Cardano, Diálogo Aberto: a experiência finlandesa e suas contribuições, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. Depois, marque a alternativa que apresenta a ordem correta.


(_) O terceiro princípio do Diálogo Aberto está relacionado com a 'flexibilidade', que deve ser garantida através da adaptação do tratamento às necessidades especificas de cada caso.

(_) O quinto princípio do Diálogo Aberto consiste na 'inclusão da rede social do usuário', como a família, os amigos e vínculos significativos em todas as reuniões de tratamento.

(_) O texto tem como objetivo descrever o Diálogo Aberto em seus princípios e enquanto prática de saúde mental desinstitucionalizante, enfatizando seu potencial terapêutico, seus resultados e suas contribuições.

(_) Desde 1960 a prática psicoterápica vem sendo uma parte da saúde pública importante na Finlândia.

(_) O novo método propõe uma mudança significativa, ao fazê-lo de modo que nenhuma decisão seja tomada sem a participação do paciente e sua rede, reduzindo o consumo de psicofármacos.

Alternativas
Q2408715 Psiquiatria

Drogas são usadas por mulheres e homens desde os primórdios da humanidade. Algumas substâncias encontradas na natureza ou sintetizadas em laboratório possuem propriedades psicoativas que serviram e servem a inúmeras necessidades humanas, tratar doenças, aliviar "sofrimentos" do corpo e da "alma", alterar a disposição física e mental, melhorar o humor, controlar a ansiedade, regular o sono, o apetite, alterar os sentidos e a percepção, estimular a criatividade e a sensibilidade, compor ritos culturais, religiosos, de interação social ou de convivência.

Nesse contexto, a Redução de Danos é um paradigma que articula estratégias de cuidados e de redução de danos sociais e de saúde decorrentes do consumo de psicoativos. Trata-se de estratégias e medidas pautadas no reconhecimento da complexidade do fenômeno do uso de psicoativos, na perspectiva da saúde coletiva e pautada nos princípios éticos e políticos de universalidade, integralidade e intersetorialidade da seguridade social brasileira (CFESS, 2016).


Analise as afirmativas:


1. O termo droga foi se distanciando de seu significado original e passou a ser usado como sinônimo de "algo que é em si" ruim e nocivo.

2. A associação entre o termo droga e os psicoativos ilícitos contribui para banalizar os danos sociais e de saúde associados ao uso de psicoativos lícitos, como tabaco, álcool e medicamentos.

3. É preciso aprender o caráter histórico dessa prática, superando explicações mistificadoras e estigmatizantes, frequentemente reproduzidas pelas visões do senso comum.

4. A condição de sujeito de direitos não pode ser anulada ou ignorada em decorrência do uso de psicoativos, independentemente do caráter lícito ou ilícito da substância consumida.

5. Apesar do caráter proibicionista e em decorrência de mobilização social, a Lei Federal 11.342/2006 não pôde deixar de reconhecer a complexidade do fenômeno, a cidadania e os direitos humanos dos usuários de psicoativos, indicando diretrizes e objetivos de prevenção, de "reinserção" social e de redução de danos sociais e de saúde.


Escolha a alternativa correta:

Alternativas
Q2408716 Enfermagem

Segundo o manual Saúde Mental no SUS (Brasil, 2004), os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, com o objetivo de estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca de autonomia e oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu "território", o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares. Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica.


1. Os CAPS visam coordenar junto com o gestor estadual as atividades de fiscalização de unidades hospitalares psiquiátricas que atuem no seu território.

2. O território é constituído fundamentalmente pelas pessoas que nele habitam, com seus conflitos, seus interesses, seus amigos, seus vizinhos, sua família, suas instituições, seus cenários.

3. As práticas realizadas nos CAPS se caracterizam por ocorrerem em ambientes fechados.

4. O Técnico de Referência (TR) terá sob sua responsabilidade monitorar junto com o usuário o seu Projeto Terapêutico, esclarecendo as metas terapêuticas, orientado as atividades e a frequência de participação no serviço.


Do exposto, podemos afirmar que:

Alternativas
Q2408717 Enfermagem

De acordo com Cadernos de Atenção Básica, nº 34 - Saúde Mental, "A Estratégia Saúde da Família (ESF), eixo estruturante da Atenção Básica à Saúde, concebe a família de forma integral e sistêmica, como espaço de desenvolvimento individual e grupal, dinâmico e passivei de crises, inseparável de seu contexto de relações sociais no território em que vive". É correto afirmar:

Alternativas
Q2408718 Enfermagem

De acordo com o Guia Prático de Matriciamento em Saúde Mental, "O processo de matriciamento requer a estruturação de novas tecnologias para sua implementação. Essas intervenções constituem-se de ações de tecnologia leve, segundo o conceito de Mehry e Onocko (1997). Algumas intervenções desse tipo têm sido desenvolvidas na prática assistencial em unidades de atenção primária à saúde do SUS". Sendo assim, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2408719 Direito Sanitário

De acordo com Humaniza - SUS: Clínica ampliada e compartilhada, "A proposta da Clínica Ampliada busca se constituir numa ferramenta de articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas, reconhece que, em um dado momento e situação singular, pode existir uma predominância, uma escolha, ou a emergência de um enfoque ou de um tema, sem que isso signifique a negação de outros enfoques e possibilidades de ação". Sobre clinica ampliada e compartilhada é correto afirmar:

Alternativas
Q2408720 Psiquiatria

As Memórias de um doente dos nervos (1995) de Daniel Paul Schreber, juiz-presidente da Corte de Apelação de Dresden, constituem referência fundamental no campo da psicopatologia e diversos comentadores se debruçaram sobre as páginas de suas memórias. Além de uma forte narrativa em primeira pessoa sobre o universo da loucura, Schreber nos ensina com autoridade sobre a experiência de estar em hospital psiquiátrico. Em relação ao texto das memórias, é INCORRETO afirmar:


1. O presidente Schreber conta que uma das instituições em que passou lhe dava uma impressão de total abandono e que lá permanecia totalmente cortado do mundo externo, sem relação alguma com seus familiares e nas mãos de rudes enfermeiros com quem brigava de tempos em tempos. Outra instituição, a clinica particular para doentes mentais do dr. Pierson, chamou de "cozinha do diabo".

2. Em seu comentário sobre o "Tratado de Psiquiatria" de Emil Kraepelin, Schreber critica a tentativa de colocar a saúde psíquica ao lado da negação do sobrenatural e argumenta que isso é estar completamente presos às banais representações racionalistas do período iluminista do século XVIII. Afirma, por fim, que a psiquiatria faz mal ao produzir generalizações, colocando sob a mesma rubrica formas tão diferentes de percepção e que através de seu julgamento precipitado, acaba decaindo em um tipo de "materialismo grosseiro".

3. No drama cósmico relatado por Schreber, a fratura que origina o desmoronamento da Ordem do Mundo é causada pelo "assassinato de alma" do qual é vítima. A possibilidade de interferência do sistema nervoso de uma pessoa sobre o de outra tem o seu desdobramento máximo no assassinato de alma, quando uma alma aprisiona outra, anulando sua vontade própria. As noções de assassinato de alma, "deixar largado" e destruição do entendimento são bastante próximas.

Alternativas
Q2408721 Enfermagem

O texto Contratualidade e Reabilitação Psicossocial de Roberto Takimori, afirma que "os manicômios têm a capacidade de transformar qualquer manifestação de poder (positivo) por parte do paciente em negatividade pura do sintoma. Seguindo essa afirmação no caminho contrário e alternativo com intuito de proporcionar um novo modelo de atendimento, assinale a alternativa correta:


1. Poderíamos estabelecer um novo processo para restituição do poder contratual do usuário, com vistas a ampliar sua autonomia.

2. Poderíamos criar condições de possibilidade para que um paciente possa, de alguma maneira, participar do processo de trocas sociais.

3. Teríamos que modificar o pressuposto de desvaler natural para um pressuposto de valor possível.

Alternativas
Q2408722 Psiquiatria

Conforme o texto A Instituição Inventada de Franco Rotem, as citações abaixo concordam com o novo parâmetro para uma instituição inventada?


1. Então a instituição inventada para dar conta do novo o objeto, "a existência sofrimento em relação com o corpo social" é feita de serviços que, rompida a separação do modelo médico e percebendo no modelo psicológico os idênticos vícios do biológico, entram com toda força no território das engenharias sociais como motores de sociabilidade e produtoras de sentido e estão em todas as dimensões interferindo com a vida cotidiana, nas cotidianas opressões, nos momentos da reprodução social possível, produtores de riqueza, de trocas plurais e por isso terapêuticos.

2. A dura guerra contra as instituições descontaminadas, inúteis ou nocivas, fruto do higienismo médico tradicional, implica que a instituição inventada, que faz reviver a riqueza do objeto pobre, seja feita de "atravessar''. Teremos, para isso, necessidade - para uma prática terapêutica - de artistas, homens de cultura, poetas, pintores, homens de cinema, jornalistas, de inventores de vida, de jovens, de trabalho, festas, jogos, palavras, espaços, máquinas, recursos, talentos, sujeitos plurais e o encontro de tudo isso.

3. Em todo caso, é necessário imaginar que a única coisa sensata, possível, é a desinstitucionalização daquela cena, a invenção de um outro modo e a criação de oportunidades e de probabilidades para o "paciente".

Alternativas
Q2408723 Filosofia

Segundo Latour (2020), no livro Diante de Gaia: Oito conferências diante na natureza no Antropoceno termos como: novo regime climático, grande aceleração e pontos de inflexão estão sendo discutidos no meio científico. Ao que tudo indica, já podemos nos considerar habitando a época geológica do Antropoceno. Em relação ao tema:


1. Batizar uma época geológica de Antropoceno significa reconhecer que a força mais importante a moldar a terra é ação humana sobre o globo, ação que já pode ser considerada equivalente a um evento geológico, pois produziu mudanças sem ponto de retorno. Mudanças na sedimentação dos rios pela construção de barragens, mudança na acidez dos oceanos, introdução no ambiente de produtos químicos até então inexistentes, radiação artificial, extinções abruptas de espécies e construções humanas espalhadas pelo planeta em escala global.

2. Latour (2020) nos alerta que vivemos em modo de negação diante das mudanças climáticas, da acidificação dos oceanos, devastação de áreas naturais por meio do desmatamento e queimadas, extinção em massa de espécies que mal tivemos tempo de conhecer. Há por um lado a tomada de consciência do problema, por outro, um movimento de negação. O autor chama isso de "loucura da denegação". Vivemos nossas vidas como se as questões ambientais não fossem problema nosso, como se estivéssemos desacoplados desse planeta e esse fosse um problema das novas gerações.

3. Chamar nossa época se Antropoceno implicaria que ainda estamos no Período Quaternário, tendo saído do Holoceno e ingressado no Antropoceno. Ainda não sabemos se o limite temporal oficial do Antropoceno será no início da era industrial ou nas primeiras explosões atômicas em 1945 pelos sinais de radioatividade artificial.

Alternativas
Q2408724 Psiquiatria

Em relação ao livro A Queda do Céu: Palavras de um xamã Yanomami, de Kopenawa e Albert (2015), marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2408725 Psiquiatria

Em relação ao livro História da Loucura de Michel Foucault, assinale alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2408726 Psiquiatria

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2408727 Psiquiatria

De acordo com o livro Manicômios, prisões e conventos de Erving Goffman, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2408728 Enfermagem

De acordo com Educação Interprofissional para Desenvolvimento de Competências Colaborativas em Saúde, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2408729 Enfermagem

De acordo com Costa-Rosa (2000) se situar em um modelo de atenção psicossocial, quanto ao objeto e meios de intervenção, significa:

Alternativas
Q2408730 Psiquiatria

Em relação ao artigo, Projeto de uma (psico)patologia do sujeito I: Redefinição do conceito de psicopatologia à luz do sujeito de Mário Eduardo Pereira da Costa, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: C
5: E
6: B
7: C
8: D
9: E
10: E
11: E
12: E
13: E
14: B
15: C
16: D
17: B
18: A
19: D
20: B