Questões de Concurso Público SESAU de Campo Grande - MS 2022 para Residência Multiprofissonal em Saúde Mental
Foram encontradas 29 questões
No livro A Rua Como Espaço Clinico: Acompanhamento Terapêutico, é descrito uma modalidade de assistência diferenciada, que consiste em um serviço oferecido para pacientes com transtornos mentais graves. Baseado nesse atendimento chamado de Acompanhamento Terapêutico assinale a alternativa correta:
Baseado no livro Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Paulo Amarante, analise as alternativas e marque a correta:
Baseado no texto de Tikanori, Contratualidade e Reabilitação Psicossocial, assinale a alternativa correspondente ao que foi proposto por esse autor:
De acordo com o texto de Luciane Prado Kantorski e Maria Cardano, Diálogo Aberto: a experiência finlandesa e suas contribuições, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. Depois, marque a alternativa que apresenta a ordem correta.
(_) O terceiro princípio do Diálogo Aberto está relacionado com a 'flexibilidade', que deve ser garantida através da adaptação do tratamento às necessidades especificas de cada caso.
(_) O quinto princípio do Diálogo Aberto consiste na 'inclusão da rede social do usuário', como a família, os amigos e vínculos significativos em todas as reuniões de tratamento.
(_) O texto tem como objetivo descrever o Diálogo Aberto em seus princípios e enquanto prática de saúde mental desinstitucionalizante, enfatizando seu potencial terapêutico, seus resultados e suas contribuições.
(_) Desde 1960 a prática psicoterápica vem sendo uma parte da saúde pública importante na Finlândia.
(_) O novo método propõe uma mudança significativa, ao fazê-lo de modo que nenhuma decisão seja tomada sem a participação do paciente e sua rede, reduzindo o consumo de psicofármacos.
Drogas são usadas por mulheres e homens desde os primórdios da humanidade. Algumas substâncias encontradas na natureza ou sintetizadas em laboratório possuem propriedades psicoativas que serviram e servem a inúmeras necessidades humanas, tratar doenças, aliviar "sofrimentos" do corpo e da "alma", alterar a disposição física e mental, melhorar o humor, controlar a ansiedade, regular o sono, o apetite, alterar os sentidos e a percepção, estimular a criatividade e a sensibilidade, compor ritos culturais, religiosos, de interação social ou de convivência.
Nesse contexto, a Redução de Danos é um paradigma que articula estratégias de cuidados e de redução de danos sociais e de saúde decorrentes do consumo de psicoativos. Trata-se de estratégias e medidas pautadas no reconhecimento da complexidade do fenômeno do uso de psicoativos, na perspectiva da saúde coletiva e pautada nos princípios éticos e políticos de universalidade, integralidade e intersetorialidade da seguridade social brasileira (CFESS, 2016).
Analise as afirmativas:
1. O termo droga foi se distanciando de seu significado original e passou a ser usado como sinônimo de "algo que é em si" ruim e nocivo.
2. A associação entre o termo droga e os psicoativos ilícitos contribui para banalizar os danos sociais e de saúde associados ao uso de psicoativos lícitos, como tabaco, álcool e medicamentos.
3. É preciso aprender o caráter histórico dessa prática, superando explicações mistificadoras e estigmatizantes, frequentemente reproduzidas pelas visões do senso comum.
4. A condição de sujeito de direitos não pode ser anulada ou ignorada em decorrência do uso de psicoativos, independentemente do caráter lícito ou ilícito da substância consumida.
5. Apesar do caráter proibicionista e em decorrência de mobilização social, a Lei Federal 11.342/2006 não pôde deixar de reconhecer a complexidade do fenômeno, a cidadania e os direitos humanos dos usuários de psicoativos, indicando diretrizes e objetivos de prevenção, de "reinserção" social e de redução de danos sociais e de saúde.
Escolha a alternativa correta: