Questões de Concurso Público TJ-SC 2011 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 52 questões
No AutoCAD, um template é um arquivo de modelo que contém configurações
pré-definidas, sendo possível utilizar os templates fornecidos pelo programa ou criar novos. A
extensão padrão para um template é:
Para salvar parte de um desenho existente como um novo arquivo de desenho no
AutoCAD, pode-se utilizar o comando:
No AutoCAD, o comando para criar linhas ou curvas paralelas a um objeto
existente é:
Com relação aos recursos de inserção de texto em um desenho do AutoCAD,
analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A partir da opção “Text” do menu “Draw” é possível inserir um texto com uma única linha (“Single Line”) ou com várias linhas (“Multiline”)
II. Por padrão, um texto é inserido com alinhamento à direita.
III. É possível rotacionar o texto, informando o ângulo de rotação desejado
IV. O AutoCAD não permite alterar um texto existente. Para obter esse efeito, é necessário excluir o objeto e incluir um novo.
A Construtora XYZ iniciará uma nova obra e o número máximo de trabalhadores previstos é de 45 funcionários. Considere as proposições abaixo e responda:
I. antes do início da obra, a Construtora XYZ comunicará à Delegacia Regional do Trabalho informações gerais sobre a obra, tais como endereço, endereço do contratante, tipo de obra, datas previstas para seu início e conclusão, bem como o número máximo de trabalhadores.
II. a Construtora XYZ fornecerá todos os EPIs aos funcionários e descontará o valor correspondente destes equipamentos na primeira folha de pagamento de seus empregados.
III. o responsável pela execução da obra, que é Engenheiro Civil, irá elaborar o PCMAT de acordo com as exigências da NR-18 e este documento ficará disponível na obra.
IV. as instalações sanitárias da obra contarão com 3 conjuntos de lavatório, vaso sanitário e mictório e 5 chuveiros.
V. o refeitório, que estará localizado no subsolo, terá capacidade para garantir o atendimento de todos os trabalhadores no horário das refeições.
De acordo com o TCU – Tribunal de Contas da União, os tributos a serem considerados na composição do BDI das obras públicas são:
I. ISS – Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza, com percentual variável em função do local da prestação do serviço, variando de 2% a 5%
II. PIS – Programa de Integração Social, com alíquota igual a 0,65%
III. COFINS – Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social, com alíquota igual a 3%
IV. IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica
V. CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
Um dos métodos utilizados para realizar o orçamento das obras públicas é o da quantificação empregando as composições de custos unitários. Neste método, o serviço a ser executado é decomposto em três componentes (materiais, mão de obra e equipamentos), como mostrado no Quadro apresentado a seguir:
Fonte: SINAPI, Caixa Referencial, Setembro 2010
Considerando estas proposições, julgue os seguintes itens:
I. o pagamento das horas de utilização de betoneira para execução do concreto para o lastro é computado como despesa indireta;
II. para o emprego desta composição no orçamento de obras, considera-se que há proporcionalidade entre o custo total de produção e a quantidade de lastro a ser produzido;
III. os valores de produtividade do pedreiro e do ajudante não podem ser alterados;
IV. se a espessura do lastro de concreto for maior que 5cm, não é possível, com as informações apresentadas nesta composição, orçar este serviço;
V. se o traço do lastro de concreto for alterado para 1:5:7, não é possível, com as informações
apresentadas nesta composição, orçar este serviço.
Analise as proposições abaixo e responda se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. a logística do canteiro de obras deve ser cuidadosamente estudada antes do início da obra, a fim de impedir a ociosidade de equipamentos e da mão de obra, de diminuir os tempos de deslocamento e de racionalizar as atividades produtivas;
II. os postos de trabalho não devem ser relocados no canteiro de obras ao longo da execução da obra, pois estes custos não são cobertos por eventuais ganhos de produtividade ou de redução de desperdícios;
III. a produtividade é a razão entre o número de funcionários necessários para executar um serviço e o tempo previsto para a sua realização. Pode-se afirmar que não existe aumento da produtividade ao longo da execução de uma seqüência de atividades envolvendo operações repetitivas.
IV. os dados obtidos a partir da apropriação dos índices reais de produtividade servem de subsídio para análise do orçamento da obra e como base para intervenções no processo produtivo (em relação aos materiais, equipamentos, mão de obra e forma de execução do serviço), quando algum problema é detectado;
V. as medições de produtividade são informações indispensáveis para a reprogramação de
atividades e para as correções do cronograma físico da obra.
Considerando as informações referentes a uma obra de reforma, apresentadas no Quadro abaixo, responda qual é o valor final da obra em questão.
Pela análise da planilha orçamentária abaixo é possível AFIRMAR que:
OBSERVAÇÕES: (i) os serviços apresentados nesta planilha deveriam ter sido 100%
executados no primeiro mês de obra; (ii) todas as formas de madeira e as armaduras (70 m2
e
100 kg, respectivamente) já estão armazenados no canteiro de obras.