Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapipoca - CE 2024 para Professor de Educação Infantil
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I. observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. II. documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na primeira etapa da Educação Básica. III. utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.). IV. continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias voltadas a diferentes momentos de transição da criança (casa/instituição de Educação Infantil, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental, e demais transições vivenciadas no interior da instituição de ensino).
Estão corretas as complementações contidas em
Fonte: Base Nacional Comum Curricular (2017).
Considerando os objetivos acima, assinale a opção que apresenta corretamente o campo de experiência da Educação Infantil a que eles correspondem.
I. é algo indissociável ao processo educativo. II. desvincula-se da ação da família, circunscrevendo-se à unidade escolar. III. deve ser considerado no âmbito da proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil. IV. é o ponto de partida para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de saúde e bem-estar.
Estão corretas as complementações contidas em
______________ 1 com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas. ______________ 2 cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. ______________ 3 ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, [...], desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando. ______________ 4 movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia. ______________ 5 , como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens. ______________ 6 e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Assinale a opção que expressa o entendimento de Lev Vygotsky (1896-1934) com relação à psicomotricidade e desenvolvimento da criança.
( ) Faz parte da documentação pedagógica que orienta o planejamento das intervenções docentes. ( ) Há um modo padrão de registrar e documentar. ( ) Contribui para a construção da memória do trabalho realizado em sala. ( ) Apoia a comunicação e consequente aproximação com as famílias. ( ) Pode ser feito de maneira genérica para toda uma turma de alunos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
1. Instrumentos; 2. Objeto; 3. Conceito; 4. Finalidade.
( ) O “Conhecimento de mundo” subdividido em movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática. ( ) Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar o processo educativo como um todo. ( ) Nesta etapa está desvinculada da questão classificatória, punitiva ou ainda promocional. ( ) Fichas de acompanhamento, relatórios ou portfólios.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
I. A criança, por muito tempo, não foi vista como um ser em desenvolvimento, com características e necessidades próprias, e sim, homens de tamanho reduzido. II. Acredita que a criança não deve deixar de ser criança, pois ela precisa experimentar a vida e viver cada etapa com toda intensidade. III. A criança tão logo alcançasse a capacidade de suprir-se fisicamente, adentrava no mundo adulto, portanto a permanência dela era breve no seio familiar.
Faz parte das concepções de Ariès sobre criança e infância somente o que consta em
1. Santo Agostinho; 2. Jean-Jacques Rousseau; 3. René Descartes.
( ) Viu a criança imersa no pecado, na medida em que, não possuindo a linguagem (“infante”: o que não fala portanto, aquele que não possui logos), mostrar-se-ia desprovida de razão, exatamente o que seria o reflexo da condição divina em nós, os adultos. ( ) Observou a criança como alguém que vive uma época do predomínio da imaginação, dos sentidos e sensações sobre a razão. Uma época da aceitação acrítica das tradições postas pelos preceptores, o que macularia o pensamento da criança, conduzindo-a, mais tarde quando adulta, a dificuldades no uso da razão. ( ) Acredita que a criança não deve deixar de ser criança, que ela precisa experimentar a vida e viver cada etapa com toda intensidade. Fez a seguinte exortação: “Amai a infância; favorecei suas brincadeiras, seus prazeres, seu amável instinto”.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
I. Esse modelo explica o desenvolvimento motor desde a infância à adolescência. II. O modelo é dividido em três fases: motora reflexiva, motora rudimentar e motora fundamental. III. Essas fases são organizadas de acordo com uma faixa etária aproximada de desenvolvimento do indivíduo. IV. Os autores utilizam o modelo de desenvolvimento motor no formato de uma ampulheta.
É correto o que se afirma somente em
( ) A fase do movimento fundamental corresponde ao período do desenvolvimento motor em que as crianças estão explorando o ambiente, experimentando as diversas possibilidades de movimentos e desenvolvendo as habilidades motoras fundamentais. ( ) As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar) e de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio). ( ) Dos dois aos seis anos de idade a criança se encontra na fase motora fundamental. ( ) O desenvolvimento de habilidades motoras é amplamente afetado pelo contexto, então faz-se necessário que a criança seja exposta a variados estímulos ambientais e corporais para o melhor desenvolvimento dessas habilidades.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Observe a seguinte figura sobre campos de experiências:
Figura: Campos de Experiências da Educação Infantil
Fonte: Marinho (2024) adaptado da BNCC (2017).
I. O professor de Educação Infantil, no ato do seu planejamento, deve considerar apenas um campo de experiência por vez, de forma fragmentada e unilateral.
II. Os campos de experiências não são como áreas do conhecimento ou disciplinas. Aprofundam o debate em torno do conceito da experiência e, portanto, não se dão de forma fragmentada.
III. Um plano de aula da Educação Infantil pode contemplar muitos ou todos os campos de experiências a cada momento da rotina pedagógica programada.
IV. Durante a rotina pedagógica da Educação Infantil, deve-se concentrar na elaboração de estratégias pedagógicas que focalizem campos de experiência que desenvolvam mais a coordenação motora, a leitura e a escrita.
V. Durante a contação de história para uma turma de crianças bem pequenas, é possível explorar vários campos de experiências, por meio do conto, reconto, estudo das ilustrações, cores, formas, dentre outros aspectos possíveis de serem trabalhados no livro ou por meio de outros recursos.
É correto o que se afirma em
Aprecie um trecho da poesia de Loris Malaguzzi intitulada “A Criança é Feita de Cem”:
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos, sem pensamentos,
cem modos de pensar, de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as
maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois cem,
cem, cem), mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
Fonte: https://www.escolaateliecarambola.com.br/singlepost/2016/03/03/a-crian%C3%A7a-%C3%A9-feita-de-cem.
Adaptado.
Considerando que o desenvolvimento da linguagem não se dá apenas pelo uso da palavra, observe as seguintes afirmações:
I. Experiências com luz e sombra são importantes para o despertar de outras expressões e linguagens da criança. II. O livro didático e as atividades impressas ou pesquisadas da Internet são os principais recursos para o trabalho com as múltiplas linguagens na infância. III. A literatura, as artes plásticas, a música, dentre outras expressões artísticas, podem e devem ser recursos didáticos dos professores da Educação Infantil. IV. Os elementos da natureza, como galhos, folhas e sementes podem ser recursos didáticos que ampliam a descoberta e a ação inventiva da criança. V. As atividades desenvolvidas pelas crianças são documentos importantes que expressam essas linguagens e, portanto, deve-se evitar a exposição em sala de aula.
Sobre as cinco afirmações acima, é correto dizer que
1. Garatuja nomeada; 2. Etapa das formas geométricas; 3. Etapa do conceito de cena; 4. Etapa das linhas da base e do céu; 5. Etapa das formas humanas.
( ) Organiza a composição em duas dimensões. Exibe representações simultâneas. Desenhos em "raioX" mostram o interior dos elementos. ( ) As representações são achatadas em um só plano. Quase não ocorrem sobreposições. Há uma fusão do tempo e do espaço. ( ) A localização e os tamanhos dos elementos do desenho são subjetivos. Flexíveis, os símbolos mudam de significado nas histórias que contam sobre os desenhos. ( ) O esquema aprendido se repete sempre. O esquema se altera para atingir um sentido especial. As proporções expressão um valor emocional. ( ) A criança conta histórias sobre os traços impressos no papel. Já segura o lápis entre os dedos. Situa os rabiscos intencionalmente. As linhas possuem significado.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Considerando essa temática, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:
( ) O uso das fichas de nome próprio é recurso identitário importante para o despontar da escrita inicial das crianças. ( ) Os momentos de contação de histórias e as proposições de reconto, mediadas pelos professores às crianças, são possibilidades de fomento à cultura leitora ainda na infância. ( ) As crianças da Educação Infantil devem fazer a transição para o Ensino Fundamental sabendo escrever seu nome, diferenças entre números e letras, bem como a leitura de frases e palavras. ( ) Na Educação Infantil, boa parte da rotina pedagógica desenvolvida pela escola deve estar concentrada no ensino das primeiras letras, de forma a facilitar a transição da criança para o Ensino Fundamental.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
“A arte é vista como uma ferramenta para a construção do conhecimento, tendo _____________________ como um ‘laboratório de pensamento’. Este espaço surge como uma oficina para a criança explorar e fazer descobertas, utilizando os materiais como forma de linguagem para se expressar e se comunicar”.
Fonte: ArchDaily Brasil.
Os ambientes da Educação Infantil acima apresentados representam uma abordagem pedagógica e arquitetônica que preza pela liberdade das crianças, com mobílias de madeira, amplos espaços livres e bem iluminados. Essa abordagem foi criada por