Questões de Concurso Público UECE 2025 para Residência Uniprofissional - Enfermagem Obstétrica
Foram encontradas 50 questões
A avaliação de uma política pública é importante para a melhoria contínua de sua implementação. Marque a alternativa que relaciona corretamente a coluna A e coluna B, com as principais características ou atributos para esta avaliação:
De acordo o boletim epidemiológico sobre mortalidade materna de 21/06/2023 (CEARÁ, 2023), relacione os conceitos da coluna A com as informações expressas na coluna B e marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
O Boletim Epidemiológico sobre Mortalidade Materna no Ceará, de junho de 2023, apresenta dados com a evolução da RMM de 2011 a 2022, segundo causas obstétricas diretas e indiretas. Com base na figura 2, analise as sentenças que se seguem:
I- A Razão de Mortalidade Materna Específica (RMME) por causas de mortes maternas obstétricas diretas sempre apresentaram valores superiores às indiretas.
II- A relação entre RMM por causas diretas sobre as indiretas caiu de 2,3 em 2011 para 0,5 em 2021.
III- O aumento de proporção de causas indiretas indica uma provável melhoria nas investigações dos óbitos suspeitos.
IV- Em 2021 e 2022 houve uma inversão, as causas indiretas ultrapassaram as diretas, certamente influenciada pela ocorrência da pandemia de covid-19.
V- Em 2022, houve uma redução nas causas indiretas, provavelmente devido às medidas de prevenção e vacinação contra a Covid-19. Assinale a alternativa correta:
Analise as assertivas abaixo sobre o alívio da dor no trabalho de parto, conforme as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto (Brasil, 2017).
I- Sempre que possível deve ser oferecido à mulher a imersão em água para alívio da dor no trabalho de parto. Se uma mulher escolher técnicas de massagem durante o trabalho de parto que tenham sido ensinadas aos seus acompanhantes, ela deve ser apoiada em sua escolha.
II- A injeção de água estéril pode ser usada para alívio da dor no parto.
III- A estimulação elétrica transcutânea pode ser utilizada em mulheres em trabalho de parto estabelecido.
IV- A acupuntura e a hipnose não devem ser oferecidas às mulheres que desejarem usar essas técnicas durante o trabalho de parto.
V- Os métodos de áudio-analgesia e aromaterapia não devem ser coibidos de serem utilizados pelas mulheres durante o trabalho de parto.
VI- A analgesia de parto compreende indicação suficiente para sua realização, independente da fase do parto que a parturiente se encontre, após esgotados os métodos não farmacológicos.
Assinale a alternativa correta.
No documento de “Recomendaciones de la OMS para los cuidados durante el parto, para una experiencia de parto positiva”, cada recomendação foi classificada em uma das seguintes categorias: Recomendado e Não recomendado. Analise as assertivas abaixo, classificando-as de acordo com essas duas categorias de recomendação da OMS: A. Recomendado e B. Não recomendado
( ) Acompanhamento da mulher durante o trabalho de parto e o parto por uma pessoa de sua escolha.
( ) Uso de oxitocina para prevenir o atraso do trabalho de parto em mulheres submetidas a analgesia peridural.
( ) Mobilidade e adoção de uma posição vertical durante o trabalho de parto em mulheres de baixo risco.
( ) Tricotomia pubiana ou perineal de rotina antes do parto vaginal.
( ) Para as gestantes com início do trabalho de parto espontâneo, o limite de velocidade de dilatação do colo do útero de 1 cm por hora durante a fase ativa do período de dilatação (como mostrado na linha de alerta do partograma) não é preciso para identificar as mulheres que correm risco de sofrer resultados adversos do parto e, portanto, não é recomendado para esse propósito.
( ) Deve-se informar às mulheres que não há uma duração padrão estabelecida para a fase latente do período de dilatação e que pode variar amplamente de uma mulher para outra. No entanto, a duração da fase ativa do período de dilatação ativa (a partir de 5 cm até a dilatação total do colo do útero) geralmente não excede 12 horas nos primeiros partos e, normalmente, não excede 10 horas nos partos subsequentes.
( ) Uso de líquidos intravenosos para abreviar a duração do trabalho de parto.
( ) Uso de antiespasmódicos para a prevenção do atraso do trabalho de parto.
Marque a alternativa que corresponde a sequência correta:
Marque a alternativa CORRETA que representa a nomenclatura obstétrica, com base na figura D:
Uma paciente de 23 anos de idade, primípara, história de 2 abortamentos, IG (idade gestacional) de 39 semanas, acompanhada de seu marido, foi admitida no centro de parto normal pela enfermeira obstetra de plantão. A parturiente referiu contrações uterinas de intensidades variáveis e perda de líquido de cor clara.
Na admissão, a enfermeira iniciou a anamnese com a avaliação do cartão pré-natal, prosseguindo com o exame físico-obstétrico, que revelou: apresentação cefálica com dorso à direita, dinâmica uterina 3/45”/10’, BCF (batimentos cardiofetais) de 140 bpm; ao toque vaginal: dilatação cervical de 6 cm, no plano zero de De Lee e bolsa íntegra. De posse dos achados clínicos, a enfermeira pôde concluir que a parturiente se encontrava em fase ativa do trabalho de parto de risco habitual e orientou o uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor, de acordo com o período clínico do parto. Nessa situação, avalie as seguintes intervenções relativas à situação descrita acima.
I. Realizar a amniotomia e registrar no partograma o acompanhamento do trabalho de parto.
II. Deambular livremente com a ajuda do acompanhante, em espaço reservado, para ativar o trabalho de parto e auxiliar a descida e rotação do feto.
III. Massagear a região cervical e lombar para ativar o córtex primitivo, liberando ocitocina e endorfina e relaxando a musculatura tensionada.
IV. Oferecer a bola suíça para que a parturiente possa realizar movimentos de contração perineal embaixo do chuveiro.
São corretas apenas as intervenções apresentadas em: