Questões de Concurso Público UECE 2025 para Residência Uniprofissional - Enfermagem Obstétrica

Foram encontradas 50 questões

Q3207726 Saúde Pública
As Redes de Atenção têm sido utilizadas no Brasil como mecanismo para implementação das políticas públicas de saúde. Marque a alternativa correta que explicita qual componente das redes é composto por estes elementos: (a) a Atenção Primária à Saúde, (b) os pontos secundários e terciários de atenção à saúde, (c) os sistemas de apoio, (d) os sistemas logísticos e (e) o sistema de governança da rede de atenção à saúde.
Alternativas
Q3207727 Saúde Pública

A avaliação de uma política pública é importante para a melhoria contínua de sua implementação. Marque a alternativa que relaciona corretamente a coluna A e coluna B, com as principais características ou atributos para esta avaliação:



Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q3207728 Saúde Pública
As políticas públicas são importantes em um país com diversas desigualdades sociais como o Brasil. Marque a alternativa que apresenta a sequência correta de ações em um ciclo de uma política pública de saúde:
Alternativas
Q3207729 Saúde Pública
Souza e Bahia (2023), destacam que um sistema de serviços de saúde é formado por diversos componentes que são importantes para a implementação adequada das ações necessárias para alcance das metas delimitadas pela gestão. Marque a alternativa que não possui componentes de um sistema de serviços de saúde:
Alternativas
Q3207730 Saúde Pública
Marque a alternativa que contém ações específicas da vigilância epidemiológica:
Alternativas
Q3207731 Saúde Pública
No Ceará, geralmente as causas de mortes maternas diretas são superiores ao quantitativo de causas de mortes maternas indiretas. Isso mudou em 2020 e 2021, quando a Secretaria de Saúde do Estado organizou os dados que denotam uma inversão, com as causas de mortes maternas indiretas superando as causas diretas. Marque a alternativa que expressa a motivação para esta inversão:
Alternativas
Q3207732 Saúde Pública
A Educação Interprofissional (EIP) tem sido amplamente discutida nas graduações e residências na área da saúde brasileira. Marque a alternativa que contempla de forma correta o conceito de EIP.
Alternativas
Q3207733 Saúde Pública
Há variados métodos de aprendizado que permitem interatividade, que é uma característica importante da Educação Interprofissional (EIP), com foco nas práticas colaborativas. Marque a alternativa que não contempla um método de aprendizado que permite interatividade: 
Alternativas
Q3207734 Enfermagem
A Rede Alyne, com foco no cuidado integral de gestantes e bebês, foi apresentada em 2024 com o intuito de qualificar a saúde materno-infantil no Brasil. Acerca das principais metas da Rede Alyne, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3207735 Saúde Pública
Marque a alternativa que possui uma inovação da Rede Alyne em relação à Rede Cegonha. 
Alternativas
Q3207736 Enfermagem

De acordo o boletim epidemiológico sobre mortalidade materna de 21/06/2023 (CEARÁ, 2023), relacione os conceitos da coluna A com as informações expressas na coluna B e marque a alternativa que apresenta a sequência correta:



Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q3207737 Saúde Pública

Imagem associada para resolução da questão



O Boletim Epidemiológico sobre Mortalidade Materna no Ceará, de junho de 2023, apresenta dados com a evolução da RMM de 2011 a 2022, segundo causas obstétricas diretas e indiretas. Com base na figura 2, analise as sentenças que se seguem:



I- A Razão de Mortalidade Materna Específica (RMME) por causas de mortes maternas obstétricas diretas sempre apresentaram valores superiores às indiretas.


II- A relação entre RMM por causas diretas sobre as indiretas caiu de 2,3 em 2011 para 0,5 em 2021.


III- O aumento de proporção de causas indiretas indica uma provável melhoria nas investigações dos óbitos suspeitos.


IV- Em 2021 e 2022 houve uma inversão, as causas indiretas ultrapassaram as diretas, certamente influenciada pela ocorrência da pandemia de covid-19.


V- Em 2022, houve uma redução nas causas indiretas, provavelmente devido às medidas de prevenção e vacinação contra a Covid-19. Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Q3207738 Enfermagem

Analise as assertivas abaixo sobre o alívio da dor no trabalho de parto, conforme as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto (Brasil, 2017).


I- Sempre que possível deve ser oferecido à mulher a imersão em água para alívio da dor no trabalho de parto. Se uma mulher escolher técnicas de massagem durante o trabalho de parto que tenham sido ensinadas aos seus acompanhantes, ela deve ser apoiada em sua escolha.


II- A injeção de água estéril pode ser usada para alívio da dor no parto.


III- A estimulação elétrica transcutânea pode ser utilizada em mulheres em trabalho de parto estabelecido.


IV- A acupuntura e a hipnose não devem ser oferecidas às mulheres que desejarem usar essas técnicas durante o trabalho de parto. 


V- Os métodos de áudio-analgesia e aromaterapia não devem ser coibidos de serem utilizados pelas mulheres durante o trabalho de parto.


VI- A analgesia de parto compreende indicação suficiente para sua realização, independente da fase do parto que a parturiente se encontre, após esgotados os métodos não farmacológicos.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q3207739 Enfermagem
Em 2018, a Organização Mundial de Saúde publicou um documento intitulado “Recomendaciones de la OMS para los cuidados durante el parto, para una experiencia de parto positiva”. Com base nesse documento, escolha a alternativa que melhor representa as recomendações para a atenção durante o trabalho de parto e o nascimento.
Alternativas
Q3207740 Enfermagem
Ainda de acordo com a OMS (2018), assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3207741 Enfermagem

No documento de “Recomendaciones de la OMS para los cuidados durante el parto, para una experiencia de parto positiva”, cada recomendação foi classificada em uma das seguintes categorias: Recomendado e Não recomendado. Analise as assertivas abaixo, classificando-as de acordo com essas duas categorias de recomendação da OMS: A. Recomendado e B. Não recomendado


( ) Acompanhamento da mulher durante o trabalho de parto e o parto por uma pessoa de sua escolha.


( ) Uso de oxitocina para prevenir o atraso do trabalho de parto em mulheres submetidas a analgesia peridural.


( ) Mobilidade e adoção de uma posição vertical durante o trabalho de parto em mulheres de baixo risco.


( ) Tricotomia pubiana ou perineal de rotina antes do parto vaginal. 


( ) Para as gestantes com início do trabalho de parto espontâneo, o limite de velocidade de dilatação do colo do útero de 1 cm por hora durante a fase ativa do período de dilatação (como mostrado na linha de alerta do partograma) não é preciso para identificar as mulheres que correm risco de sofrer resultados adversos do parto e, portanto, não é recomendado para esse propósito.


( ) Deve-se informar às mulheres que não há uma duração padrão estabelecida para a fase latente do período de dilatação e que pode variar amplamente de uma mulher para outra. No entanto, a duração da fase ativa do período de dilatação ativa (a partir de 5 cm até a dilatação total do colo do útero) geralmente não excede 12 horas nos primeiros partos e, normalmente, não excede 10 horas nos partos subsequentes.


( ) Uso de líquidos intravenosos para abreviar a duração do trabalho de parto.


( ) Uso de antiespasmódicos para a prevenção do atraso do trabalho de parto.



Marque a alternativa que corresponde a sequência correta:

Alternativas
Q3207742 Enfermagem
Qual das seguintes alternativas sobre o período expulsivo está incorreta, conforme as recomendações da OMS (2018).
Alternativas
Q3207743 Enfermagem

Marque a alternativa CORRETA que representa a nomenclatura obstétrica, com base na figura D:



Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q3207744 Enfermagem
No que se refere ao terceiro e quarto períodos clínicos do parto, analise as afirmações abaixo e assinale a opção INCORRETA: 
Alternativas
Q3207745 Enfermagem

Uma paciente de 23 anos de idade, primípara, história de 2 abortamentos, IG (idade gestacional) de 39 semanas, acompanhada de seu marido, foi admitida no centro de parto normal pela enfermeira obstetra de plantão. A parturiente referiu contrações uterinas de intensidades variáveis e perda de líquido de cor clara.

Na admissão, a enfermeira iniciou a anamnese com a avaliação do cartão pré-natal, prosseguindo com o exame físico-obstétrico, que revelou: apresentação cefálica com dorso à direita, dinâmica uterina 3/45”/10’, BCF (batimentos cardiofetais) de 140 bpm; ao toque vaginal: dilatação cervical de 6 cm, no plano zero de De Lee e bolsa íntegra. De posse dos achados clínicos, a enfermeira pôde concluir que a parturiente se encontrava em fase ativa do trabalho de parto de risco habitual e orientou o uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor, de acordo com o período clínico do parto. Nessa situação, avalie as seguintes intervenções relativas à situação descrita acima. 



I. Realizar a amniotomia e registrar no partograma o acompanhamento do trabalho de parto.


II. Deambular livremente com a ajuda do acompanhante, em espaço reservado, para ativar o trabalho de parto e auxiliar a descida e rotação do feto.


III. Massagear a região cervical e lombar para ativar o córtex primitivo, liberando ocitocina e endorfina e relaxando a musculatura tensionada.


IV. Oferecer a bola suíça para que a parturiente possa realizar movimentos de contração perineal embaixo do chuveiro.


São corretas apenas as intervenções apresentadas em:

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: A
5: D
6: C
7: A
8: D
9: C
10: D
11: C
12: D
13: D
14: D
15: D
16: B
17: B
18: D
19: C
20: D