Questões de Concurso Público UEG 2019 para Docente de Ensino Superior
Foram encontradas 18 questões
A hematologia veterinária é importante para poder identificar doenças mais rapidamente, aumentando a chance de tratamento. A análise sanguinea serve como apoio para diagnósticos clínicos, ainda mais considerando que o peso corporal de um animal é composto por 8% de sangue. Sobre as alterações hematológicas no animal, é correto afirmar que:
I. Podem ser por doenças na medula óssea, no tecido sanguíneo, doenças infecciosas, doenças imunomediadas e neoplasias.
II. Leucopenia, linfocitose, pancitopenia periféria, macrocitose são exemplos de alterações hematológicas que podem ser observadas no hemograma.
III. O hemograma é um exame básico e deve ser feito regularmente para detecção das alterações hematológicas.
IV. Os diagnósticos das doenças como a anemia e trombocitopenia nos animais, são identificadas exclusivamente por meio das alterações hematológicas.
Assinale a alternativa correta:
Em relação a ocorrência de doenças no território brasileiro, julgue os itens a seguir e marque a alternativa correta:
I) O Ebola é uma doença considerada reemergente, já que tinha sido relatada em outros séculos e depois voltou a ser relatada a partir da década de 80.
II) O mormo é um exemplo clássico de doença emergente, pois os primeiros casos no Brasil surgiram pela primeira vez há poucos anos.
III) Febre do Nilo Ocidental e Mayaro são exemplos de doenças emergentes.
IV) Influenza aviária e Ebola são exemplos de doenças endêmicas no Brasil, já que existem notificações de vários casos.
A necessidade de se realizar o controle de morcegos hematófagos é devido principalmente a participação destas espécies na epidemiologia de algumas doenças. Em relação aos morcegos e a sua participação no ciclo de algumas doenças, julgue os itens abaixo e marque a alternativa correta:
I) Os morcegos hematófagos são importantes transmissores de doenças como a babesiose e a anaplasmose em bovinos, já que sugam o sangue de um animal e posteriormente inoculam em outro.
II) Os morcegos insetívoros e frugívoros não participam do ciclo da raiva em nenhuma hipótese, pois não se alimentam de sangue
III) Os morcegos não adoecem pelo vírus da raiva, sendo extremamente resistentes a esta enfermidade
IV) Os morcegos são importantes na transmissão da histoplasmose para os seres humanos
A técnica cirúrgica de omentopexia pela fossa paralombar direita em bovinos é realizada em algumas situações clínicas específicas. Dadas as afirmativas sobre essa técnica,
I. É indicada para deslocamento do abomaso para o lado direito, além de dilatação do lado direito com ou sem torção.
II. O procedimento é realizado com o animal em posição quadrupedal, podendo utilizar-se as técnicas de anestesia local paravertebral, “L” invertido ou linear em leque.
III. Manipulações desnecessárias do duodeno durante a cirurgia podem ocasionar duodenite.
Verifica-se que está(ão) correta(s):
A cinomose é uma doença infecciosa causada por um RNA vírus pertencente à família Paramyxoviridae e gênero Morbilivírus. Por ser uma doença multissistêmica, o diagnóstico clínico da cinomose ainda é um desafio para os veterinários. Sendo assim, vários exames laboratoriais estão disponíveis para auxiliar no diagnóstico, como avaliação do líquor, sorologia, transcrição reversa seguida de reação em cadeia de polimerase-RT-PCR e hemograma completo com pesquisa de inclusões virais. Considerando avaliação hematológica de cães com diagnóstico dessa doença, é incorreto afirmar:
I. No hemograma, a presença de corpúsculo de Lentz é considerado patognomônico da cinomose, pois representa o efeito citopático do vírus no interior das células.
II. A ausência de corpúsculos de Lentz exclui a possibilidade de infecção, pois são frequentemente observadas na fase de viremia e, geralmente, não são encontradas nas infecções crônicas.
III. Nos casos de infecção pelo vírus cinomose canina a anemia observada no hemograma, pode ser atribuída ao aumento da destruição das hemácias, determinada pela presença do vírus no eritrócito ou pela deposição de imunocomplexos na membrana eritrocitária. Além disso, pode ocorrer redução da eritropoiese por falência da medula óssea devido à ação direta do vírus nesse tecido.
IV. A linfopenia é considerada uma característica marcante da infecção pelo vírus cinomose canina, entretanto não é um achado específico, pois é atribuída á destruição dos linfócitos T e B e necrose dos tecidos linfoides causado pelo vírus, provocando a imunossupressão do animal acometido.
Assinale a alternativa correta:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais, ou seja, são “Doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos” (OMS, 2016).
Sobre as zoonoses, assinale a opção incorreta.