Questões de Concurso Público UFBA 2011 para Assistente em Administração
Foram encontradas 15 questões
Mais de 80% dos brasileiros vivem em cidades, o que pede políticas para enfrentar os problemas urbanos: falta de habitação, de saneamento, de saúde e de educação.
[...]
O crescimento da população e a ocupação dos terrenos nas grandes cidades e cidades vizinhas levaram ao surgimento de vilarejos e de grandes regiões metropolitanas a partir dos anos 1970 [...]. (MONTOIA, 2010, p. 52-53).
O aprofundamento da desigualdade social é uma das características da urbanização acelerada que levou ao déficit habitacional e à consequente favelização, à falta de infraestrutura e ao aumento da violência urbana, principalmente nas áreas periféricas das grandes cidades brasileiras.
A charge refere-se à escassez de mão de obra qualificada, principal fator responsável pelo
atraso que ocorre nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, apesar do
planejamento eficiente e da solução para o problema da mobilidade urbana durante a
competição.
O massacre na escola em Realengo, no Rio de Janeiro, repete o modelo de ataques ocorridos em outros países, nos últimos anos. O comportamento de Wellington Menezes de Oliveira assemelha-se ao exibido em matanças anteriores, em aspectos como a busca, na internet, de treinamento e de ideias para o crime, o uso de roupas pretas ou camufladas, o planejamento minucioso do ataque, a admiração por atentados terroristas e a intenção suicida. [...] (TEIXEIRA, 2011, p. 96).
O bullying, fenômeno observado no comportamento de estudantes — em escolas brasileiras e também de outros países — foi um dos fatores apontados, como responsáveis pelo comportamento do ex-aluno que provocou a chacina na escola de Realengo.
A ideia romântica de que vivemos numa nação livre de preconceito racial se deve muito ao antropólogo pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987). Em Casa Grande & Senzala (1933), Freyre defendeu a tese de um antagonismo camarada e harmonioso entre as três principais etnias que constituíram o povo brasileiro: os colonizadores portugueses, os escravos africanos e os indígenas nativos do continente. [...] (FERREIRA, 2010, p. 179).
As diferenças sociais entre as etnias que formam o povo brasileiro foram eliminadas pelas diversas políticas públicas implantadas pelo governo, por ações afirmativas — como a reserva de cotas para negros em todas as universidades públicas e privadas do País — e pelo Programa Bolsa Família, que elevou a expectativa de vida das populações negras e indígenas para o mesmo patamar daquela experimentada pelos brancos e igualou os níveis salariais entre estes e os negros.
A queda do PIB brasileiro em 2009, representada no gráfico, foi uma consequência direta
da crise econômica mundial de 2008, pois o Brasil, entre os países emergentes, foi o mais
atingido pelos seus efeitos, aliando-se a esse fato a acirrada e onerosa campanha eleitoral
para a presidência da República.
[...] a Unesco classifica o Brasil com Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE) médio, que caminha na direção certa, mas ainda precisa andar muito para alcançar o primeiro grupo dos países com bom nível de educação. (TACIRO; KANNO, 2011, p. 28).
Entre os problemas enfrentados pela educação no Brasil, está o baixo índice de matrícula no ensino fundamental e o alto índice de analfabetismo, sendo que os alunos do ensino médio têm apresentado excelente desempenho nos programas internacionais que avaliam o conhecimento e a capacidade de leitura, e as desigualdades regionais na educação têm sido praticamente inexistentes.
O fenômeno da globalização adquiriu, nas últimas décadas, dimensões cada vez mais complexas: o crescimento do comércio mundial cada vez mais se concentrou nos bens de maior valor agregado e conteúdo tecnológico; diversos segmentos da produção mundial passaram a ser executados por corporações transnacionais, dividindo o sistema produtivo pelos quatro cantos do planeta; o comércio e os investimentos privados adquiriram maior peso na economia dos países. (AS RELAÇOES..., 2011).
O Brasil, com sua economia em expansão, insere-se no mundo globalizado, consolidando sua posição como exportador de commodities (matérias-primas), atraindo investimentos estrangeiros e participando, com destaque, de organismos internacionais, como o G20 e o BRICS, esse último, um grupo de países emergentes, formado, além do Brasil, pela Rússia, Índia e China e, recentemente, pela África do Sul.
A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social. (DALLARI. In: CAVALCANTI, 2011).
A Constituição Brasileira de 1988 é chamada de “cidadã”, por ter promovido avanços no campo da cidadania, entre os quais, a instituição do voto dos analfabetos, uma nova legislação sobre o indígena, o combate ao racismo — que passou a ser um crime inafiançável — e a proteção ao meio ambiente — que ganhou um capítulo inovador — além de ter impulsionado a criação de novos códigos e estatutos voltados para o consumidor, para a criança e o adolescente e para o idoso.
A proibição do uso de material plástico para embalagem, no varejo, em efeito desde o início
de 2011, em todo território brasileiro, é um avanço importante para a conservação do meio
ambiente, devido ao fato de o plástico, apesar de facilmente degradável, contribuir para a
sujeira das matas e dos rios.
A charge refere-se à recente renúncia do líder cubano Fidel Castro ao cargo máximo do
Partido Comunista, quando o país enfrenta uma de suas mais graves crises, desde o fim da
União Soviética, debilitado pelo bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos e pela
crise mundial, que reduziu o acesso ao crédito internacional.
Nos últimos dias de março de 2011, o Japão vem sofrendo a maior catástrofe desde as bombas nucleares que caíram em seu território. Apesar de toda a devastação causada por uma série de terremotos e um tsunami, o maior de todos os temores, que atrai a atenção e as preces de todo mundo, ironicamente, é causado pela mesma tecnologia que devastou o Japão em 1945 — agora usada para geração de energia elétrica. (AMARAL, 2011).
A energia nuclear é, atualmente, uma grande colaboradora da medicina e uma das matrizes energéticas mais poderosas em uso, principalmente em países como o Japão, que não têm bacias hidrográficas ou reservas de carvão, mas, por outro lado, seu poder de destruição é grande, e acidentes com usinas nucleares já causaram inúmeras perdas humanas e materiais, como em Chernobyl, na ex-URSS.
A África Subsaariana, destacada no mapa, é uma região do continente africano ao sul do deserto de Saara, que abriga os países mais pobres do mundo, tem uma economia baseada na exportação de matérias-primas, uma população que apresenta altos índices de infestação do vírus HIV e tem enfrentado, ao longo de vários anos, conflitos internos, sendo a maioria deles de origem étnica.
A necessidade de comunicação é algo que está presente na vida do ser humano desde os tempos mais remotos. Trocar informações, registrar fatos, expressar idéias e emoções são fatores que contribuíram para a evolução das formas de o homem se comunicar. (OLIVEIRA, 2011).
A acelerada evolução de novas tecnologias de comunicação determinou a uniformização das culturas em escala mundial, porém o fato de essas tecnologias, em virtude de seu alto custo, serem elitistas, criou, no campo das telecomunicações e da telefonia celular, uma grande população de excludentes, que a elas não têm acesso, nos países emergentes e subdesenvolvidos.
A charge aborda a problemática da poluição do ar nos grandes centros urbanos, provocada
por produtos resultantes da queima de combustíveis fósseis, por resíduos químicos, pelo
esgoto industrial e doméstico e por outros fatores resultantes do progresso tecnológico que
torna o ritmo de mudanças, no meio ambiente, mais rápido e acelerado, contribuindo,
consequentemente, para o desequilíbrio ecológico.