Questões de Concurso Público UFCG 2025 para Técnico de Laboratório- Área Química
Foram encontradas 30 questões
• Massa: m = 40,0 g ± 0,025 g
• Volume: V = 50,0 mL ± 0,1 mL
Em relação à precisão das medidas e determinação da densidade, pode-se dizer que:

Onde:
E = potencial da célula;
E0 = potencial da célula nas condições padrão;
R = constante ideal dos gases;
T = Temperatura absoluta;
n = número de elétrons transferidos na reação;
F = constante de Faraday;
Q = Quociente de reação.
Em relação às aplicações da equação de Nernst, analise as assertivas:
I - Pode-se calcular o potencial da célula nas condições padrão, igualando o quociente de reação à constante de equilíbrio da reação.
II - O potencial da célula galvânica antes de atingir o equilíbrio é sempre positivo.
III - A condição de equilíbrio é alcançada quando o quociente da reação se torna igual a 1, pois o logaritmo natural de 1 é igual a 0, fazendo com que o potencial da célula se torne igual ao potencial padrão.
Considerando as assertivas, indique as proposições CORRETAS:

(considere: massas molares em g/mol: C = 12, H = 1, O = 16; volume molar em L/mol = 22,4)
C3H8 + 5 O2 → 3 CO2 + 4 H2O
I - No caso de moléculas poliatômicas sem dipolo elétrico, como CO2, há certas vibrações que produzem dipolos flutuantes ou fracos (porque, num instante qualquer, há um pouco mais de elétrons de um lado do núcleo do que do outro lado; os centros das cargas positivas e negativas não coincidem), é o que se verifica com a flexão da molécula.
II - As moléculas diatômicas homonucleares, como H2, N2, O2, Cl2 etc., não têm dipolo elétrico, qualquer que seja a respectiva energia vibracional. Por isso, das moléculas diatômicas, só as heteronucleares, como HCl e CO, têm espectros de absorção vibracional (espectro de infravermelho).
III - A técnica de espectroscopia vibracional na região do infravermelho é utilizada para identificar as unidades estruturais com base nas frequências vibracionais das moléculas e a organização a longo alcance. Nos compostos inorgânicos, a interpretação dos espectros fornece informação a respeito da coordenação ao centro metálico e quais átomos do ânion participam da ligação. Além disso, é possível verificar a presença de água ou outro solvente na estrutura dos compostos através das bandas características das espécies.
IV - No espectro de infravermelho, é habitual, em vez de representar absorbância como nos espectros de ultravioleta e visível, traçar a percentagem de luz transmitida em função do comprimento de onda (ou, vulgarmente, do n.º de ondas em cm-1).
V - Em regra, a excitação de vibrações de flexão exige maior energia do que a de vibrações de distensão.
Está CORRETO o que se afirma em:
2 KCl (aq) + Pb(NO3)2 (aq) ➞ PbCl2 (s) + 2 KNO3
(Considere as seguintes massas molares em g/mol: K = 39, Cl = 35,5, Pb = 207, N = 14 e O = 16)