Questões de Concurso Público UFLA 2016 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 10 questões
Leia as proposições sobre a função linguístico-discursiva dos sinais de pontuação:
I – No trecho a riqueza que acumulamos não vale “em si”, ela vale para ser vista e reconhecida pelos outros: é a inveja deles que afirma nossa desejada “superioridade”. (Linhas 32-34), as aspas foram utilizadas para marcar uma mudança de interlocutor.
II – No trecho eles recorreriam ao crime porque sua dignidade social depende desse "ter" – para eles, ter (como navegar) é preciso. (Linhas 29-30), os parênteses foram utilizados para marcar uma intertextualidade.
III – No trecho não é que estejamos insatisfeitos porque nos falta alguma coisa (aí seria fácil, bastaria encontrá-la). Somos (e não estamos) insatisfeitos porque o reconhecimento dos outros é imaterial, difícil de ser medido e nunca suficiente (Linhas 37-39), os parênteses foram utilizados para introduzir um comentário do autor do texto.
IV – No trecho o problema é que, em nosso passado recente, as sociedades organizadas pelo "ser" já existiram, e não foram exatamente sociedades para onde a gente voltaria alegremente – eu, ao menos, não gostaria de voltar para lá. (Linhas 16-18), o travessão foi usado para introduzir uma oração adjetiva explicativa.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições CORRETAS:
Leia o fragmento:
“Hoje, o que temos nos define, à condição, claro, de ostentá-lo o suficiente para que os outros saibam: constatando nossos "bens", eles reconheceriam nosso valor social.” (Linhas 3-4).
O emprego do termo “hoje”:
Leia os excertos:
I – “Como podem expor um bebê de colo a viagens aéreas? Sim, existem os casos de extrema necessidade.” (Linhas 10-11).
II – “(...) eu e minha mulher cometemos um crime. Tivemos uma filha.” (Linha 22).
III – “Senão é aquilo: todo mundo querendo furar fila, tirando vantagem.” (Linha 35).
A ideia sugerida por excerto, respectivamente, é de:
Leia as proposições abaixo.
I – “Não estou falando de famílias sem condições financeiras, no caso. Mas também de gente bem de vida, para quem é mais fácil não discutir deveres e obrigações com os filhos.” (Linhas 38-40) => o termo grifado indica oposição.
II – “Mas só terão empregos e oportunidades se souberem o que são limites, deveres, obrigações.” (Linhas 42- 43) => o termo grifado indica restrição.
III – “O fato é que muitos dos pais modernos, como a mulher que esbravejou no avião, acham que criança pode tudo”. (Linhas 35-36) => o termo grifado indica adição.
IV – “E mais sinceramente ainda: como será a educação desse menino, se a mãe prefere reclamar com quem se sente incomodado com o choro, no lugar de acalmar o filho?” (Linhas 7-8) => o termo grifado indica inclusão.
Assinale a alternativa que apresenta uma análise adequada sobre o uso dos recursos linguísticos destacados: