Leia as proposições sobre a função linguístico-discursiva do...
Leia as proposições sobre a função linguístico-discursiva dos sinais de pontuação:
I – No trecho a riqueza que acumulamos não vale “em si”, ela vale para ser vista e reconhecida pelos outros: é a inveja deles que afirma nossa desejada “superioridade”. (Linhas 32-34), as aspas foram utilizadas para marcar uma mudança de interlocutor.
II – No trecho eles recorreriam ao crime porque sua dignidade social depende desse "ter" – para eles, ter (como navegar) é preciso. (Linhas 29-30), os parênteses foram utilizados para marcar uma intertextualidade.
III – No trecho não é que estejamos insatisfeitos porque nos falta alguma coisa (aí seria fácil, bastaria encontrá-la). Somos (e não estamos) insatisfeitos porque o reconhecimento dos outros é imaterial, difícil de ser medido e nunca suficiente (Linhas 37-39), os parênteses foram utilizados para introduzir um comentário do autor do texto.
IV – No trecho o problema é que, em nosso passado recente, as sociedades organizadas pelo "ser" já existiram, e não foram exatamente sociedades para onde a gente voltaria alegremente – eu, ao menos, não gostaria de voltar para lá. (Linhas 16-18), o travessão foi usado para introduzir uma oração adjetiva explicativa.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições CORRETAS: