Questões de Concurso Público UFLA 2018 para Técnico em Assuntos Educacionais
Foram encontradas 35 questões
Almeida (2012), ao tratar das transformações na universidade contemporânea, destaca que muitos são os dilemas que cercam esse processo de transformação. Um dos dilemas destacados pela autora é a compreensão dos diferentes modelos que vêm surgindo ao longo dos últimos anos. Entre eles, estão dois modelos: o “social” e o “operacional”.
No que tange ao modelo operacional, é CORRETO dizer que ele consiste em:
Morin (2009), tem apontado para a existência de um novo paradigma educacional, em que a aprendizagem contextualizada e globalizante passa a ser determinante na compreensão do conhecimento, na sua interrelação com outros conhecimentos. Morin supõe, também, a conexão de um conjunto de conhecimentos com a análise e interpretação da realidade, visando a orientar os discursos e as teorias de forma que permita a conjugação da autonomia e o desenvolvimento da noção de direito e da liberdade. Além disso, compreende a produção de conhecimento sustentada no fruto das relações entre universidade e sociedade, buscando dar sentido à vida.
Esse novo paradigma foi chamado por Morin de:
Leia com atenção:
“[...] a Universidade quer deixar de ser universidade. Seu figurino já não é o de instituição pluridisciplinar onde se cultiva o saber pela pesquisa, a formação pelo ensino e o serviço pela extensão. Agora a universidade passa a ser plurimodal, ou seja, como Prometeu, ela assume mil formas, tantas quantas as necessidades do mercado e da integração dos mercados exigirem” (CASTANHO, 2000, p.36)
Considerando as ideias de Castanho (2000), analise as seguintes proposições:
I. A universidade está em crise, afetada em sua maioria pelos rankings orientados pelos valores e práticas das instituições hegemônicas, cujos critérios de aferição reproduzem os padrões de dominação.
II. A ideia de negócio é destruidora da universidade, pois destrói a noção de bem público que deveria oferecer sustentáculos à vida econômica e social.
III. A universidade necessita de uma profunda reforma que busque compreender a essência de suas contradições: a própria reforma do pensamento.
IV. A ideia de plurimodalidade possibilita à universidade a oferta diversificada de cursos e experiências aos discentes, numa perspectiva de formação que permita a análise aprofundada do mercado de trabalho e assimilação dos saberes que dele emergem.
Assinale a alternativa CORRETA:
As fragilidades que cercam a formação docente para atuação no ensino superior têm sido identificadas como um dos fatores que dificultam a vida acadêmica dos estudantes, evidenciando que a qualificação profissional e pedagógica tem peso determinante na sua atuação docente e, especialmente, nos processos de ensino desencadeados.
Apresentam-se proposições que completam o enunciado a seguir.
“Essas fragilidades podem ser identificadas como consequência”:
I. da ideia de que “quem sabe fazer sabe ensinar”, supervalorizando o espaço do contexto profissional e das corporações na definição do modelo de atuação docente, negando a existência de conhecimentos pedagógicos específicos para o desempenho dessa função.
II. da diminuição do valor do ato pedagógico e do ensinar nas instituições de ensino superior e da supervalorização da pesquisa como fonte primordial de elaboração do conhecimento.
III. de a formação docente para o ensino superior ser realizada no âmbito dos cursos de pós-graduação lato sensu, conforme prevê a LDB nº9394/1996.
IV. das dificuldades ainda existentes no que se refere à implementação da pesquisa, pilar da educação superior.
V. de uma formação de professores que enfatiza a aquisição dos saberes dos conteúdos e diminue ou ignora o valor da aprendizagem sobre os processos de ensino e de aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com Almeida (2012, p.69), “a docência universitária constitui-se por um conjunto de ações que pressupõe elementos de variadas naturezas, o que impõe aos sujeitos por elas responsáveis um rol de demandas, contribuindo para configurá-la como um campo complexo de ação”. Na visão da autora, o papel docente pode ser caracterizado a partir de três dimensões: a profissional, a pessoal e a organizacional. Diante do exposto, considere as proposições a seguir.
I. A dimensão profissional configura-se como aquela em que aninham os elementos definidores da atuação, como a incessante construção da identidade profissional, as bases da formação (inicial ou contínua), as exigências profissionais a serem cumpridas.
II. A dimensão pessoal configura-se como aquela em que se devem desenvolver as relações de envolvimento e os compromissos com a docência, bem como a compreensão das circunstâncias de realização do trabalho e dos fenômenos que afetam os envolvidos com a profissão e os mecanismos para lidar com eles ao longo da carreira.
III. A dimensão organizacional configura-se como aquela em que são estabelecidas as condições de organização, viabilização e remuneração do trabalho e os padrões a serem atingidos na atuação profissional.
IV. A complexidade da ação docente pressupõe que a dimensão pessoal e a dimensão profissional andam lado a lado e que a partir delas é que se reconfigura e se aprofunda a dimensão organizacional.
V. A complexidade da ação docente pressupõe a reflexão contínua acerca das dimensões pessoal, profissional e organizacional como elemento necessário para o aprimoramento dos processos educacionais existentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
Considerando a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, notadamente, no Ensino Superior, apresentam-se as seguintes proposições:
I. Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.
II. O projeto político-pedagógico deve prever e institucionalizar o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.
III. À pessoa com deficiência ficará resguardada a abordagem individual e particular feita pelo professor, a fim de garantir as suas necessidades individuais, ocorrendo o atendimento em salas especiais.
IV. Pode haver a disponibilização de provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades específicas do aluno com deficiência.
V. Deve haver a adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado.
Assinale a alternativa CORRETA:
Definir e formular propostas e experiências de aprendizagem e de avaliação representam, certamente, alguns dos principais desafios com os quais se deparam os professores. Questionamentos acerca do quê, como e quais os instrumentos mais adequados para avaliar a aprendizagem dos estudantes são comuns no ambiente universitário. Admite-se, assim, que essa ação convoca uma visão ampliada sobre o ato de educar e do conceito de avaliação.
A respeito da avaliação, leia as proposições a seguir:
I. Compreende-se que a avaliação é inerente ao processo de ensino e deaprendizagem. Ela possui um caráter complexo que exerce influência em toda a trajetória escolar do estudante, bem como na prática de ensino desempenhada pelo professor.
II. Compreende-se que a avaliação é parte essencial do processo de qualificação da educação. Ela tem como finalidade a manutenção e o controle dos processos educacionais, dada sua natureza mediadora.
III. Compreende-se que a avaliação pode ser realizada em diferentes momentos: no início, meio e fim do processo pedagógico. Ela permite ao professor identificar e reorganizar o grupo escolar a partir de suas aprendizagens e habilidades, sem modificar o plano de ensino previamente estabelecido.
IV. Compreende-se que, ao longo da história, o ato de avaliar esteve ligado à perspectiva somativa e classificatória de avaliação, buscando identificar o que o estudante aprendeu num período definido. Ela assumiu uma natureza quantitativa.
V. Compreende-se que a avaliação educacional e da aprendizagem são meios e não fins em si mesmas, devendo ser compreendidas e observadas a partir das teorias e práticas que as baseiam. Ela não se dá no vazio conceitual, mas a partir de referenciais teóricos de educação e de mundo que se refletem na prática pedagógica.
Assinale a alternativa CORRETA:
No contexto educacional, o ato de planejar revela-se um instrumento essencial para organização do trabalho pedagógico, podendo apresentar-se em diferentes níveis de abrangência.
Relacione a coluna da direita com a coluna da esquerda, considerando o tipo de planejamento e sua caracterização.
1 - Planejamento do Sistema de Educação
2 - Projeto Político-Pedagógico
3 - Plano de aula
4 - Planejamento Curricular
5 - Projeto de trabalho
( ) Configura-se como um instrumento teórico-metodológico para a consecução dos objetivos e fins da educação no contexto escolar.
( ) Configura-se como a organização dos fins e objetivos educacionais nos âmbitos federal, estadual ou municipal.
( ) Configura-se como o detalhamento das unidades e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais e que agora são especificadas e sistematizadas para uma situação didática pontual.
( ) Configura-se como ação educativa baseada no trabalho por projetos de aprendizagem desenvolvidos na escola por um determinado período, geralmente, de caráter interdisciplinar.
( ) Configura-se como a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até às terminais. É a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas, incorporada aos diversos componentes.
Assinale a alternativa em que a correlação apresenta-se CORRETA.
A respeito dos fins da educação e da organização das práticas educativas, apresentam-se as seguintes proposições:
I. A educação visa a instrumentalizar os sujeitos para fins de participação social.
II. A educação apresenta uma função técnica - o que e como ensinar; e política - o porquê e para que ensinar.
III. Para superar a dicotomização meios versus fins na educação, impõe-se a necessidade de dissociar o conteúdo do método e o currículo da didática.
IV. As discussões acerca do quê e como ensinar nem sempre acompanham reflexões sobre porquê e para quê ensinar e, raramente, de especificação do a quem se dirige o ensino.
V. A elaboração de propostas curriculares exige a captação e compreensão dos conhecimentos científicos e conhecimentos escolares.
Assinale a alternativa CORRETA:
Para Valente (2014), as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) proporcionaram importantes mudanças na educação a distância, que, até o início dos anos 1980, era baseada no material impresso produzido e enviado aos alunos. Com as tecnologias digitais foram criadas diversas modalidades de ensino a distância, inclusive o ensino híbrido (blended learning).
Sobre o ensino híbrido no Ensino Superior, assinale a alternativa INCORRETA:
Relacione a coluna da esquerda “Tipos de avaliação” com a coluna da direita “características da avaliação”.
1 - Avaliação Diagnóstica
2 - Avaliação Formativa
3 – Avaliação Somativa
( ) Ocorre ao longo de todo o processo de ensino e de aprendizagem, oferecendo informações e feedback relevantes quanto às dificuldades, às conquistas e aos ganhos dos alunos.
( ) Busca informações a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática a ser estudada.
( ) Tem a finalidade de classificar os ganhos de aprendizagem. Ocorre ao final do processo ou unidade de estudo e possibilita a verificação formal das aprendizagens.
( ) Configura-se em forma de provas e registros sistemáticos, cujos resultados de aprendizagem são representados, em sua maioria, por notas ou conceitos.
( ) Configura-se como um instrumento de revisão de planejamento ou ações não só para a aprendizagem do aluno, mas também para a ação do professor.
( ) Configura-se como uma oportunidade de mobilizar o aluno para a aprendizagem; fornece informações importantes ao professor para que se possa definir as estratégias mais adequadas.
Assinale a alternativa em que a correlação apresenta-se CORRETA.
Na figura acima, observamos um crescimento mais intenso das matrículas públicas no Brasil a partir de 2008, decorrente de políticas públicas, sobretudo, federais, que favoreceram o processo de criação de novas vagas nas universidades federais e nos institutos federais de ciência e tecnologia.
Esse processo de expansão pode ser associado a diversos fatores.
Em relação a essa afirmação todas as
alternativas estão corretas, EXCETO:
Pimenta e Anastasiou (2014) ressaltam que a atual conformação legal da Lei de diretrizes e bases para Educação Nacional de 1996 admite uma variedade de tipos de instituições de ensino superior no país. Analise as proposições, a seguir, em que se apresentam tipos de instituições:
I. Universidade, que se caracteriza por autonomia didática, administrativa e financeira, por desenvolver ensino pesquisa e extensão e, portanto, contar com número expressivo de mestres e doutores em seu quadro docente.
II. Centro Universitário, que se caracteriza por atuar em uma ou mais áreas, com autonomia para abrir e fechar cursos e vagas de graduação e ensino de excelência.
III. Faculdades integradas, que reúnem instituições de diferentes áreas do conhecimento e oferecem ensino, mas não extensão e pesquisa.
IV. Institutos ou escolas superiores, que atuam em área específica do conhecimento e podem ou não fazer pesquisa, além do ensino, e independem do Conselho Nacional de Educação para a criação de novos cursos.
Assinale a alternativa CORRETA: