Questões de Concurso Público UFMA 2016 para Pedagogo
Foram encontradas 35 questões
( ) Para Demerval Saviani, a Escola Nova acabou aprimorando o ensino das elites e também o das classes populares.
(...) A tendência liberal renovada manifestou-se em outras versões como a renovada progressista ou pragmática tendo Jonh Dewey e Anísio Teixeira como seus representantes.
(...) A versão renovada não-diretiva inspirada em Carl Rogers, é um desdobramento da tendência liberal renovada, que enfatiza a igualdade e sentimento de cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
(...) As versões culturalistas, piagetianas e montessorianas, como desdobramento da tendência liberal renovada, estão relacionadas aos fundamentos da Escola Nova ou Escola Ativa.
(...) A tendência liberal renovada considera o professor e o aluno com sua curiosidade, criatividade e inventividade no centro do processo pedagógico.
(...) Essa tendência preconiza uma educação direcionada à grande massa, inspirada na neutralidade científica com transposição dos acontecimentos naturais à sociedade, constituindo-se de uma prática pedagógica referenciada na eficiência e produtividade.
(...) A Tendência Liberal Tecnicista valoriza os saberes trazidos pelos alunos e professores e atribui à escola e à tecnologia a responsabilidade do processo ensino-aprendizagem.
(...) A referida tendência concebe a ideia de que aprender é algo inerente ao ser humano a partir de técnicas específicas e pré-definidas por especialistas.
(...) O professor interfere no desempenho do aluno, problematizando as técnicas, repassadas pelos manuais para que o aluno não seja um mero reprodutor de respostas pré-estabelecidas pela escola.
(...) O principal objetivo da tendência tecnicista foi atender aos interesses da sociedade capitalista. Na atualidade, com reestruturação produtiva do trabalho, essa tendência não fundamenta a escola capitalista.
Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA
Julgue como certo (C) ou erado (E) os itens subsequentes referentes à Tendência Progressista e sua concepção de escola.
(...) Três teorias em especial deram base para Tendência Progressista e para o desvelamento da concepção ingênua e acrítica da escola: a) teoria do Sistema enquanto Violência Simbólica de Bourdieu e Passeron; b) teoria da escola como Aparelho Ideológico do Estado de Louis Althusser e c) teoria da Escola Dualista de Baudelot e Establet.
(...) A teoria crítico-reprodutivista apresenta uma proposta pedagógica que busca explicar as razões do fracasso escolar e da marginalização das classes que frequentam a escola.
(...) Sobre a Tendência Progressista, Libâneo (1990) a refere como Pedagogia Progressista dividindo-as em três tendências: a Progressista Libertadora, a Progressista Libertária e a Crítico-social dos Conteúdos;
(...) Os preconizadores da tendência progressista libertadora não consolidaram uma proposta pedagógica explícita, porque já havia a opção didática aplicada nos “círculos de cultura”.
(...) No Brasil, os educadores chamados de libertários têm inspiração no pensamento de Paulo Freire.
A opção que apresenta a sequência CORRETA
é:
I - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades.
II - Os princípios da gestão democrática contemplarão a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares e equivalentes (...).
III - Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira, observadas as normas de direito financeiro público.
I- Compreender a cidadania como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de participação, solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
II- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
III- Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país.
IV- Desenvolver prioritariamente o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania
V- Utilizar as diferentes linguagens -verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal -como meio para expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções da cultura.
VI- Utilizar preferencialmente a Língua Portuguesa para compreender e produzir, em
contextos públicos e privados, mensagens orais e escritas, atendendo a diferentes intenções e contextos de comunicação.