Questões de Concurso Público UFMA 2023 para Técnico de Laboratório - Área: Biotério

Foram encontradas 24 questões

Q2197010 Veterinária
Escolha a opção correta sobre os cuidados anestésicos em animais de laboratório: 
Alternativas
Q2197011 Veterinária
Em biossegurança, o descarte de carcaças de animais de laboratório submetidos a pesquisa científica é um ato que requer grande senso de responsabilidade por parte do profissional que o está executando. Isso porque toda e qualquer carcaça, de acordo com a legislação em vigor em nosso país, esteja ela contaminada por agentes patogênicos ou não, é considerada como resíduo sólido, classificado como:
Alternativas
Q2197012 Veterinária
O sangue é uma das amostras biológicas mais coletadas na experimentação animal e pode ser obtido de diversas maneiras a depender do tamanho e da saúde do animal, da qualidade e quantidade do sangue e da frequência de coleta. Considerando a coleta de sangue em animais de laboratório (em pequenos roedores), pode-se afirmar: 
Alternativas
Q2197013 Veterinária
Sobre os métodos de administração de medicamentos e soluções em animais em experimentação (ratos e camundongos), pode-se assegurar: 
Alternativas
Q2197014 Veterinária
Durante o transporte dos animais e procedimentos experimentais, em ratos e camundongos, é correto afirmar: 
Alternativas
Q2197015 Veterinária
Além de estar localizada em um prédio independente, a instalação animal ou biotério deve ter características que facilitem as rotinas e procedimentos operacionais de limpeza e higienização. Entre elas, pode-se destacar: 
Alternativas
Q2197016 Veterinária
De acordo com os princípios éticos de experimentação animal, recomenda-se que o animal seja anestesiado, para que o desconforto seja minimizado e ocorra a garantia de manutenção da posição correta do animal, e assim o procedimento, em ratos, seja bem-executado, em qual procedimento? 
Alternativas
Q2197017 Veterinária
A dieta é um fator de grande importância no manejo nutricional de animais de laboratório, principalmente para ratos e camundongos. A qualidade dela tem influência direta no crescimento e desenvolvimento dos animais e, consequentemente, nos resultados experimentais. Sobre a nutrição e o manejo nutricional desses animais, pode-se afirmar: 
Alternativas
Q2197018 Veterinária
Quanto ao procedimento de gavagem, pode-se assegurar que: 
Alternativas
Q2197019 Veterinária
Para o tratamento da água de beber, para pequenos roedores, nos biotérios, observe os procedimentos utilizados e, em seguida, marque a opção correta:
I- Acidificação da água — em complementação à autoclavação, reduz o crescimento bacteriano durante a permanência da água administrada aos animais. Em pH de 2,5 a 3, quase todos os microrganismos apresentam inibição no seu crescimento, mantida por um longo período nessa condição. Esse procedimento permite menor frequência de troca dos bebedouros.
II– Filtração — melhor técnica para a atender a uma necessidade de grande volume a ser oferecido aos animais. Para melhorar a eficácia, utiliza-se uma combinação de pré-filtro e filtro. O pré-filtro faz a remoção de partículas de até 10 μ; e filtro com poros de aproximadamente 0,2 μ de diâmetro. A filtração é um processo que não remove bactérias e vírus.
III– Autoclavação — pode ser realizada em bebedouros com a tampa levemente apoiada, submetidos a ciclo sem vácuo. É um método eficaz para o controle de crescimento de microrganismos na água. 
IV– Radiação Ultravioleta (UV) – trata-se de um procedimento complementar à filtração. Tornase eficaz se o filme de água é submetido ao aparelho de UV.
Alternativas
Q2197020 Veterinária
O manejo das gaiolas é essencial para a manutenção da higiene do ambiente, assim como prevenção de possíveis infecções aos animais de experimentação e à saúde do manipulador. Nesse aspecto, o manejo de gaiolas para ratos e camundongos: 
Alternativas
Q2197021 Veterinária
“Um macho e uma fêmea são acasalados e mantidos juntos durante toda a sua vida reprodutiva, a fêmea entra em parto na presença do macho e pode haver aproveitamento do estro pós-parto”. A desvantagem dessa prática é que grande número de machos deve ser mantido, e, como os pares são alojados individualmente, mais espaço e equipamentos são necessários mesmo para colônias pequenas. A manutenção de registro deve ser exata e detalhada. Trata-se do sistema de acasalamento: 
Alternativas
Q2197022 Veterinária
Uma determinada instalação animal (biotério) estabeleceu, como manejo das suas colônias, a sexagem de ratos e camundongos em até 48 horas após o nascimento dos animais. Qual parâmetro observado pode ser utilizado como referência para a realização desse procedimento?
Alternativas
Q2197023 Veterinária
Durante a rotina em um dos espaços setoriais do Biotério Central da UFMA, para um determinado experimento, houve a necessidade da preparação de soro glicosado a 10%. Quantos gramas de glicose seriam necessários para a preparação de 1litro da solução?
Alternativas
Q2197024 Veterinária
O material utilizado para a “cama” dos animais de laboratório (ratos e camundongos), deve:
Alternativas
Q2197027 Veterinária
É considerado um EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) em biotério:
Alternativas
Q2197028 Veterinária
O período gestacional em camundongos Swiss é de:
Alternativas
Q2197029 Veterinária
A Umidade Relativa (UR) exerce importante papel no bem-estar animal. A faixa ideal de UR para o macroambiente de pequenos roedores deve estar entre: 
Alternativas
Q2197030 Veterinária
“O controle da experimentação animal é regido por legislações restritivas internacionais que impulsionam a maior conscientização dos cientistas e pesquisadores envolvidos na manipulação para a adoção de boas práticas”. Entre as boas práticas, é sugerido como requisito para o bem-estar animal:
Alternativas
Q2197031 Veterinária
A presença de manchas brancas no abdome de ratos e camundongos recém-nascidos, nos primeiros dias de vida, é indicativo que: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: D
6: E
7: A
8: C
9: A
10: D
11: C
12: B
13: E
14: A
15: D
16: C
17: A
18: D
19: C
20: E