Questões de Concurso Público UFMG 2021 para Médico - Área Clínica Médica

Foram encontradas 6 questões

Q2086141 Medicina
Homem, 25 anos, asmático há 15 anos. Ao ser questionado sobre o controle da sua doença nas últimas quatro semanas, responde que tem apresentado sintomas diurnos mais de duas vezes por semana e que também necessitou de usar medicação de resgate por mais de duas vezes por semana. Não apresentou sintomas noturnos e não apresentou nenhuma limitação das suas atividades devido à asma.
Considerando as respostas acima, como o médico deverá concluir sobre o controle da asma, baseandose no instrumento do GINA (Global Initiative for Asthma)?
Alternativas
Q2086142 Medicina
Mulher, 45 anos, com diagnóstico de asma há seis meses, em uso de corticoide inalatório (CI) de baixa dosagem. Ao ser questionada sobre o controle da sua doença nas últimas quatro semanas, responde que tem apresentado sintomas diurnos mais de duas vezes por semana, mas que não necessitou de usar medicação de resgate por mais de duas vezes por semana, não apresentou sintomas noturnos e não apresentou nenhuma limitação das suas atividades devido à asma. Considerando os dados acima, qual a melhor conduta?

Qual dos escores abaixo é o melhor para ser utilizado na definição de alta precoce?
Alternativas
Q2086157 Medicina
Paciente, masculino, 38 anos, 56kg, sem comorbidades, nega etilismo e tabagismo. Está tratando de tuberculose (TB) pulmonar em Centro de Saúde. Quando iniciou o tratamento, a baciloscopia era de +++ (três cruzes). Não realizou o Teste Rápido Molecular (TRM). Na consulta do final do segundo mês, o paciente permanece com pouco escarro, aumento do peso, sem febre. Relata estar tomando adequadamente os medicamentos. A baciloscopia do escarro no segundo mês está positiva +(uma cruz). Não trouxe a radiografia de tórax de controle do segundo mês. O paciente está em uso de (RHZE - R150mg H75mg Z400mg E275mg) quatro comprimidos, duas horas após o café da manhã. Não está em Tratamento Diretamente Observado (TDO). Foi solicitado: Trazer a radiografia de tórax de controle do segundo mês, Teste Rápido Molecular, Cultura para micobactérias e Teste de Sensilibidade.
Qual a melhor conduta em relação ao tratamento?
Alternativas
Q2086158 Medicina
Contato de paciente com tuberculose pulmonar bacilífera foi avaliada: mulher, 30 anos, contactante do marido com tuberculose pulmonar. Nega qualquer sintoma. Sem comorbidades.
Qual a melhor conduta inicial para avaliar se há necessidade de prevenção de Infeção Latente pelo M. tuberculosis (ILTB)?
Alternativas
Q2086159 Medicina
Para a pneumonia adquirida na comunidade (PAC), escores de prognóstico disponíveis dimensionam a gravidade e ajudam a predizer o prognóstico, guiando a decisão quanto ao local de tratamento – ambulatorial, hospitalar ou UTI – quanto à necessidade de investigação etiológica e quanto à escolha do antibiótico e sua via de administração. O Pneumonia Severity Index – PSI –, composto por 20 itens, que incluem características demográficas, comorbidades, alterações laboratoriais, alterações radiológicas e achados do exame físico, e o CRB-65 (Confusion, Rrespiratory rate and Blood pressure + 65 anos) são os mais utilizados em nosso meio.
Utilizando-os, é CORRETO afirmar que:  
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: C
5: B