Questões de Concurso Público UFMG 2022 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 20 questões
I. Favorecer o uso funcional da comunicação além de adequar os aspectos receptivos e expressivos da linguagem devem ser os objetivos do fonoaudiólogo ao propor uma intervenção fonoaudiológica.
II. A realização de atividades de leitura é preservada nas afasias, visto que as paralexias são manifestações específicas de distúrbio específico de leitura e não dos distúrbios adquiridos.
III. A inclusão social do sujeito com afasia não precisa ser considerada, visto que o impacto das mudanças causadas pela dificuldade de comunicação nem sempre são suficientes para afastar o sujeito do convívio social.
IV. A obtenção dos dados acerca dos aspectos preservados e comprometidos da linguagem do sujeito com lesão deve ser realizada por meio de observações diretas de situações de comunicação, possibilitando a precisão diagnóstica. Dados coletados de maneira indireta são considerados subjetivos e pouco contribuem para o processo terapêutico, visto que a confiabilidade dessas informações indiretas é questionável.
Assinale a alternativa CORRETA.
Considerando as alterações da voz do adulto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I. No processo terapêutico das disfonias, o fonoaudiólogo procura atingir somente um objetivo terapêutico que é a obtenção de um padrão de produção vocal adequado,
PORQUE
II. os dados coletados na avaliação, referentes ao histórico da queixa, assim como a identificação de sintomas – fadiga vocal, dificuldade para emitir sons agudos e incoordenação fonoarticulatória - são essenciais para o diagnóstico fonoaudiológico.
I. A intervenção indireta refere-se à orientação familiar, à escola e demais cuidadores da criança, podendo ser realizada associada à intervenção direta.
II. Na intervenção indireta, as estratégias terapêuticas são construídas pelo fonoaudiólogo em parceria com a família, destacando a competência dos familiares.
III. Na intervenção direta, o planejamento e execução das estratégias são conduzidos pelo fonoaudiólogo e focados nas habilidades e inabilidades da criança.
IV. São objetivos de ambos os tipos de intervenção colaborar com o desenvolvimento da criança em parceria com família, ampliar as oportunidades de comunicação da criança, identificar situações no dia a dia das famílias para propor atividades de linguagem contextualizadas.
Assinale a alternativa CORRETA.
A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:
I. Na avaliação fonoaudiológica da fluência são consideradas 3 dimensões: continuidade (conexões suaves inter e intra palavras), velocidade (palavras e sílabas produzidas por minuto) e estratégias de correção (esforço com o qual a fala é produzida).
II. Questionários acerca da fluência preenchidos por pais e/ou próprios pacientes não devem ser totalmente considerados, por fornecerem detalhes muitas vezes não observados pelo profissional na avaliação.
III. A velocidade da fala nos fornece dados da taxa de elocução, entretanto as rupturas normais (outras disfluências) não interferem nessa taxa, visto que não comprometem a velocidade.
IV. O esforço produzido pode ser mental ou físico, e este é referente à tensão muscular durante as disfluências.
V. Quanto maior o número de rupturas na fala, menor a sua continuidade.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. Análise do prontuário hospitalar e realização de anamnese para identificar risco de perda auditiva.
II. Orientação familiar acerca da estimulação auditiva e de linguagem.
III. Monitoramento da audição e da linguagem de recém-nascidos de risco até 3 anos.
IV. Classificação do recém-nascido quanto a: baixo risco, alto risco, natureza do risco e seleção de protocolo de triagem.
Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA referente à veracidade dos procedimentos relacionados à Triagem Auditiva Neonatal.
I. A avaliação auditiva é fundamental para a determinação das características físicas e eletroacústicas envolvidas no processo de seleção do aparelho de audição,
PORQUE
II. envolve procedimentos de audiometria tonal liminar, logoaudiometria, pesquisa dos limiares de desconforto e imitanciometria.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. As sucking pads, localizadas na parte interna dos músculos masseteres, tem como função primordial fornecer estabilidade às bochechas durante a sucção.
II. A ausculta cervical em crianças não é considerada um procedimento eficiente para fornecer informações sobre a coordenação da sucção com a deglutição e a respiração do bebê.
III. O neonato apresenta uma conformidade anatômica que garante a alimentação por meio do seio materno ou da mamadeira.
IV. O ritmo do padrão alimentar do bebê é uma característica consistente e único para os recém-nascidos
Assinale a alternativa CORRETA.
Analise as asserções abaixo:
I. É possível que as mães interpretem as reais necessidades do bebê a partir da observação do choro,
PORQUE
II. o bebê faz uso diferenciado de modulações vocais expressivas e essas respostas diferenciadas, usadas conforme a emoção, refletem sua psicodinâmica.
Assinale a alternativa CORRETA acerca dessas duas asserções.
parto (prato); chamarão (chamaram); potaria (portaria); fagueiro (vaqueiro); cumê (comer); muinto (muito); emcima (em cima).
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à análise ortográfica das alterações encontradas:
Em relação ao diagnóstico desse senhor, assinale a alternativa CORRETA.
I. O PTS é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário, e geralmente é dedicado a situações mais complexas.
II. A construção do PTS pode ser sistematizada em dois momentos: (1) Diagnóstico e análise; (2) Definição de ações e metas.
III. No PTS, a identificação das necessidades de saúde, a discussão do diagnóstico e a definição do cuidado são compartilhadas, o que leva ao aumento da eficácia dos tratamentos, pois a ampliação da comunicação traz o fortalecimento dos vínculos e o aumento do grau de corresponsabilização.
IV. No PTS, todos os profissionais envolvidos têm papel semelhante, na condução do caso, que é gerido de forma colegiada.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. Pode-se utilizar a técnica do som nasal e a técnica do som basal. II. Pode-se utilizar a técnica dos sons vibrantes e a técnica do empuxo. III. Pode-se utilizar a técnica de voz salmodiada e a técnica de rotação de língua no vestíbulo. IV. Pode-se utilizar a técnica dos sons vibrantes e a técnica de arrancamento associada à rotação de ombros.
Assinale a alternativa CORRETA.
Sobre o Método Canguru, é CORRETO afirmar que
I. Comparada à estrutura do adulto, a mandíbula do bebê é menor e levemente retraída.
II. O osso hioide é formado por cartilagem nos bebês, enquanto nos adultos tem constituição óssea.
III. A língua, o palato mole, a faringe e a laringe são mais rebaixadas no bebê, o que facilita a respiração nasal durante a deglutição.
IV. Devido ao pequeno espaço intraoral, a língua do bebê apresenta maior mobilidade do que a do adulto.
Assinale a alternativa CORRETA.
Sobre essas técnicas e exercícios, assinale a alternativa CORRETA.
I. Na fase preparatória-oral, pode-se esperar que o paciente aspire antes da deglutição, devido à alteração dos movimentos anteroposteriores e verticais da língua, causando estase em cavidade oral.
II. Na fase oral, pode ocorrer aspiração após a deglutição devido ao aumento da tensão bucal que acarreta alteração na formação do bolo e estase em cavidade oral.
III. Na fase faríngea, pode ocorrer aspiração antes e durante a deglutição, devido a, respectivamente, atraso ou ausência do início da deglutição e redução do fechamento laríngeo.
IV. Na fase faríngea, pode ocorrer aspiração após a deglutição, devido à alteração do peristaltismo faríngeo.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. O músculo temporal tem a função de elevar e retrair a mandíbula.
II. O músculo digástrico é responsável por abaixar o osso hioide e auxiliar o pterigoideo lateral na abertura da boca.
III. O músculo pterigoideo medial é responsável pela retração e elevação da mandíbula.
IV. O músculo pterigoideo lateral tem a função de protruir, abrir e lateralizar a mandíbula.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. Os fonoaudiólogos podem realizar atenção aos usuários que requeiram cuidados, como orientações e atendimentos individuais na unidade de saúde, devendo referenciar os usuários para as redes de atenção secundária.
II. Com base no diagnóstico territorial, os fonoaudiólogos devem apoiar as equipes de Saúde da Família para que desenvolvam ações de promoção e de proteção à saúde.
III. Os fonoaudiólogos podem desenvolver ações como reuniões de equipe, atendimentos individuais e compartilhados, visitas domiciliares e atendimentos em grupo.
IV. Os fonoaudiólogos devem elaborar e divulgar material educativo e informativo sobre a fonoaudiologia e sua prática no NASF.
Assinale a alternativa CORRETA.