Em relação ao tratamento dos transtornos da linguagem infant...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2022 - UFMG - Fonoaudiólogo |
Q1932125 Fonoaudiologia
Em relação ao tratamento dos transtornos da linguagem infantil, o fonoaudiólogo pode decidir pela intervenção (tratamento) direta ou indireta. Analise as afirmativas abaixo relacionadas aos diferentes tipos de intervenção:
I. A intervenção indireta refere-se à orientação familiar, à escola e demais cuidadores da criança, podendo ser realizada associada à intervenção direta.
II. Na intervenção indireta, as estratégias terapêuticas são construídas pelo fonoaudiólogo em parceria com a família, destacando a competência dos familiares.
III. Na intervenção direta, o planejamento e execução das estratégias são conduzidos pelo fonoaudiólogo e focados nas habilidades e inabilidades da criança.
IV. São objetivos de ambos os tipos de intervenção colaborar com o desenvolvimento da criança em parceria com família, ampliar as oportunidades de comunicação da criança, identificar situações no dia a dia das famílias para propor atividades de linguagem contextualizadas.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Todas as afirmativas estão corretas.

O tema central desta questão é o tratamento dos transtornos de linguagem infantil na prática fonoaudiológica, que pode ser realizado por meio de intervenções diretas e indiretas. Para resolvê-la, é necessário compreender as diferenças e objetivos de cada tipo de intervenção, assim como o papel da família e do fonoaudiólogo em cada abordagem.

Justificativa da Alternativa Correta:

I. Intervenção Indireta: Esta afirmativa está correta. Ela descreve que a intervenção indireta envolve a orientação de familiares, escolas e cuidadores, e pode ser realizada juntamente com a intervenção direta. Essa abordagem busca capacitar as pessoas que convivem com a criança, ajudando-as a apoiar o desenvolvimento da linguagem no dia a dia.

II. Estratégias em Parceria com a Família: Esta afirmativa também está correta. Na intervenção indireta, o fonoaudiólogo trabalha em conjunto com a família, destacando suas competências e envolvendo-a no processo terapêutico. Isso fortalece o suporte e a continuidade das estratégias fora do ambiente clínico.

III. Intervenção Direta: A afirmativa está correta. A intervenção direta é conduzida pelo fonoaudiólogo, que planeja e executa as estratégias focadas nas habilidades e dificuldades específicas da criança. Essa abordagem é mais centrada no profissional, mas essencial para tratar aspectos mais técnicos ou específicos dos transtornos de linguagem.

IV. Objetivos de Ambas as Intervenções: Esta afirmativa, por último, também está correta. Tanto a intervenção direta quanto a indireta visam colaborar com o desenvolvimento da criança ao lado da família, ampliando as oportunidades de comunicação e propondo atividades de linguagem contextualizadas no cotidiano.

Com base nessas explicações, todas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas, justificando a escolha da alternativa A como a resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo