Questões de Concurso Público UFMG 2022 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 3 questões
I. Favorecer o uso funcional da comunicação além de adequar os aspectos receptivos e expressivos da linguagem devem ser os objetivos do fonoaudiólogo ao propor uma intervenção fonoaudiológica.
II. A realização de atividades de leitura é preservada nas afasias, visto que as paralexias são manifestações específicas de distúrbio específico de leitura e não dos distúrbios adquiridos.
III. A inclusão social do sujeito com afasia não precisa ser considerada, visto que o impacto das mudanças causadas pela dificuldade de comunicação nem sempre são suficientes para afastar o sujeito do convívio social.
IV. A obtenção dos dados acerca dos aspectos preservados e comprometidos da linguagem do sujeito com lesão deve ser realizada por meio de observações diretas de situações de comunicação, possibilitando a precisão diagnóstica. Dados coletados de maneira indireta são considerados subjetivos e pouco contribuem para o processo terapêutico, visto que a confiabilidade dessas informações indiretas é questionável.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. A intervenção indireta refere-se à orientação familiar, à escola e demais cuidadores da criança, podendo ser realizada associada à intervenção direta.
II. Na intervenção indireta, as estratégias terapêuticas são construídas pelo fonoaudiólogo em parceria com a família, destacando a competência dos familiares.
III. Na intervenção direta, o planejamento e execução das estratégias são conduzidos pelo fonoaudiólogo e focados nas habilidades e inabilidades da criança.
IV. São objetivos de ambos os tipos de intervenção colaborar com o desenvolvimento da criança em parceria com família, ampliar as oportunidades de comunicação da criança, identificar situações no dia a dia das famílias para propor atividades de linguagem contextualizadas.
Assinale a alternativa CORRETA.
A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:
I. Na avaliação fonoaudiológica da fluência são consideradas 3 dimensões: continuidade (conexões suaves inter e intra palavras), velocidade (palavras e sílabas produzidas por minuto) e estratégias de correção (esforço com o qual a fala é produzida).
II. Questionários acerca da fluência preenchidos por pais e/ou próprios pacientes não devem ser totalmente considerados, por fornecerem detalhes muitas vezes não observados pelo profissional na avaliação.
III. A velocidade da fala nos fornece dados da taxa de elocução, entretanto as rupturas normais (outras disfluências) não interferem nessa taxa, visto que não comprometem a velocidade.
IV. O esforço produzido pode ser mental ou físico, e este é referente à tensão muscular durante as disfluências.
V. Quanto maior o número de rupturas na fala, menor a sua continuidade.
Assinale a alternativa CORRETA.