Questões de Concurso Público UFMT 2014 para Médico Veterinário
Foram encontradas 20 questões
A Ehrlichia canis é responsável pela erliquiose monocítica canina, doença considerada endêmica principalmente nas áreas urbanas, onde abundam populações do carrapato vetor. Em relação a essa enfermidade, analise as afirmativas.
I - O Rhipicephalus sanguineus é o vetor e reservatório de E. canis, tendo o cão como hospedeiro principal.
II - E. canis é transmitida pela inoculação de saliva de ninfas e adultos de R. sanguineus durante o repasto sanguíneo.
III - Na fase crônica, a hipoplasia da medula óssea resulta em anemia normocítica normocrônica e arregenerativa, devido à supressão da atividade medular.
IV - A trombocitopenia é patognomônico para erliquiose por ser detectada tanto na fase aguda quanto na crônica.
Estão corretas as afirmativas
Em relação à terapêutica emergencial em aves silvestres, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O uso do cateter intraósseo para hidratação de aves em estado crítico tem como sítios de eleição ossos, como o fêmur e o úmero.
( ) No caso de obstrução traqueal, deve-se proceder à colocação de sonda diretamente nos sacos aéreos torácico caudal ou abdominal esquerdos.
( ) Em aves gravemente deprimidas e desidratadas por quadros diarreicos, a amicacina pode ser utilizada como opção antibiótica de ataque até que se tenha resultados mais precisos de antibiograma.
( ) Fonte de calor externo é imprescindível para o quadro de hipotermia em aves.
Assinale a sequência correta.
Relativo a contenções física e química de animais silvestres, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em aves abaixo de 100 g, deve-se usar sonda endotraqueal.
( ) O tempo de jejum pré-anestésico de um réptil está associado à condição fisiológica ectotérmica.
( ) A contenção física manual é adequada para a imobilização de um Callithrix spp.
( ) A etorfina usada isoladamente em felinos silvestres produz adequado relaxamento muscular e frequência respiratória estável.
Assinale a sequência correta.
Relativo a procedimentos cirúrgicos em espécies silvestres, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para falsas.
( ) A utilização de suturas evaginantes é mais apropriada para procedimentos cirúrgicos em serpentes.
( ) Em anatídeos, uma das técnicas utilizadas para contenção de voo das aves é a amputação do rádio e ulna.
( ) Em aves, o insucesso na osteossíntese de fraturas de úmero pode levar a quadros pneumônicos.
( ) Em lacertídeos, a osteossíntese do osso quadrado está relacionada aos traumas por autotomia.
Assinale a sequência correta.
Especificamente em relação ao hemograma, o local de coleta da amostra é um dos quesitos necessários para a viabilidade do material coletado. A coluna da esquerda apresenta grupos de animais silvestres e a da direita, locais de coleta. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Crocodilianos e lagartos
2 - Mamíferos
3 - Quelônios
4 - Serpentes
( ) Veia jugular; veia cefálica; veia radial; veia braquial; veia femoral; veia safena; veia caudal.
( ) Seio venoso supra vertebral-cervical; coração.
( ) Veia ventral caudal e veia palatino-pterigoidea.
( ) Seio venoso supra vertebral-cervical; seio venoso supra vertebral-caudal; veia jugular; coração.
Assinale a sequência correta.
Sobre o perfil hematológico na cinomose canina, analise as assertivas.
I - Na ocorrência de anemia, na maioria dos casos ela é normocítica normocrômica e sem sinais de regeneração medular.
II - A linfopenia é um achado hematológico patognomônico na infecção pelo vírus da cinomose.
III - A trombocitopenia é um achado raro, cujo mecanismo associado a essa infecção é pouco conhecido.
IV - A resposta hematológica varia de um indivíduo para outro, na dependência da fase da infecção e na ocorrência de infecções bacterianas secundárias.
Estão corretas as assertivas
O Brasil ocupa posição de destaque no ranking mundial dos maiores produtores de carne de frango. Pela relevância dessa atividade no país, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estabeleceu normas e procedimentos para a prevenção da influenza aviária e prevenção e controle da doença de Newcastle. Sobre essas doenças, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Influenza aviária é uma doença sistêmica de aves, causada por diferentes tipos de vírus, pertencentes à família Orthomyxoviridae, que eventualmente pode ser transmitido a outros animais e aos humanos.
( ) A Doença de Newcastle é uma enfermidade aguda, altamente contagiosa, que acomete aves silvestres e comerciais cujo agente viral é o Paramixovírus aviário do sorotipo 1 (APMV-1).
( ) No Brasil, a Influenza aviária vem sendo controlada em plantéis comerciais por meio da vacinação, com vacinas aprovadas e controle de qualidade.
( ) A utilização de vacina contra a Doença de Newcastle é proibida no Brasil, entretanto, em caso de ocorrência de foco, e para sua contenção, poderá ser utilizada na zona de proteção e vigilância, num raio de 10 km do foco.
Assinale a sequência correta.
De acordo com o Guia Brasileiro de Boas Práticas para Eutanásia em Animais (CFMV, 2013), quanto aos métodos de eutanásia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A imersão em soluções anestésicas é um método químico usado para eutanásia em peixes e anfíbios.
( ) O atordoamento por choque elétrico é um método físico para indução da eutanásia, usado exclusivamente em bovinos e suínos.
( ) O uso de dardo cativo leva à concussão cerebral, enquanto a pistola de ar comprimido provoca trauma direto com consequente lesão no encéfalo, ambos podem ser utilizados com restrições para cães e lagomorfos.
( ) O uso de barbitúricos ou outros anestésicos gerais injetáveis precedidos de medicação pré-anestésica é considerado método aceitável para primatas não humanos.
Assinale a sequência correta.
Considerando que é obrigação do Médico Veterinário preservar e promover o bem-estar animal e que os procedimentos cirúrgicos em animais são tratados pela Resolução do CFMV N.º 877, de 15 de fevereiro de 2008, analise as afirmativas.
I - A castração utilizando anéis de borracha em ruminantes é uma prática permitida, desde que se utilize anestesia local.
II - A caudectomia em ruminantes, sem indicação clínica, é permitida apenas em ovinos de raças lanadas, desde que previamente submetidos à anestesia e analgesia.
III - A cordectomia em cães, sem indicação clínica, é permitida, desde que previamente submetidos à anestesia e analgesia.
IV - A onicectomia em felinos, sem indicação clínica, é considerada procedimento proibido na prática médico-veterinária.
V - Não é obrigatório o uso de sedação e anestesia local na descorna de bovinos acima de seis meses de idade.
Estão corretas as afirmativas