Questões de Concurso Público UFMT 2016 para Auxiliar em Administração
Foram encontradas 10 questões
“Lei para inglês ver” é uma expressão tipicamente brasileira. Falar ou fazer algo “para inglês ver” significa dizer ou agir de forma dissimulada para “inglês”, mas sem nenhuma intenção real de praticar o prometido. A origem do termo remonta ao século XIX, quando o império brasileiro, por pressão política da Inglaterra, assumiu diversos compromissos de abolir o tráfico de escravos em navios negreiros, mas postergando por décadas as efetivas providências nesse sentido.
(LIMA, L.H. O inglês, o ministro e o FEX. 3Poderes, nº 09, 2015.)
A leitura do trecho permite afirmar que a expressão em foco
Somos contra o uso de nossas cuecas para o transporte de propinas.
Mash. Você é a cueca que você veste.
(Veja, 2 de setembro de 2015.)
Essa propaganda traz um implícito:
Dicas de consumo inteligente de energia elétrica
Em nosso cotidiano, existem hábitos que podem ser mudados ou criados para garantir a melhor utilização dos recursos energéticos. Todos devem colaborar em tudo que puderem para a recuperação de nosso planeta e a garantia de uma qualidade de vida melhor para nós mesmos e nossos descendentes.
A iluminação consome de 15% a 25% do consumo de energia elétrica de uma residência, mas existem hábitos simples que vão fazer você economizar.
• Use equipamentos elétricos de forma correta, conforme indicados em seu próprio manual.
• Evite acender a luz durante o dia. Mantenha as cortinas abertas, use iluminação natural.
• Mantenha apagada a luz de ambientes desocupados.
• Limpe lâmpadas e luminárias constantemente. A poeira acumulada prejudica a passagem do fluxo luminoso.
• Cada ambiente deve ter a iluminação correta para seu uso.
(Jornal Rosa Choque, outubro de 2015. Adaptado.)
Dicas de consumo inteligente de energia elétrica
Em nosso cotidiano, existem hábitos que podem ser mudados ou criados para garantir a melhor utilização dos recursos energéticos. Todos devem colaborar em tudo que puderem para a recuperação de nosso planeta e a garantia de uma qualidade de vida melhor para nós mesmos e nossos descendentes.
A iluminação consome de 15% a 25% do consumo de energia elétrica de uma residência, mas existem hábitos simples que vão fazer você economizar.
• Use equipamentos elétricos de forma correta, conforme indicados em seu próprio manual.
• Evite acender a luz durante o dia. Mantenha as cortinas abertas, use iluminação natural.
• Mantenha apagada a luz de ambientes desocupados.
• Limpe lâmpadas e luminárias constantemente. A poeira acumulada prejudica a passagem do fluxo luminoso.
• Cada ambiente deve ter a iluminação correta para seu uso.
(Jornal Rosa Choque, outubro de 2015. Adaptado.)
Ofícios e invenções
Nos quatro primeiros séculos da cultura brasileira, trabalhos de natureza inventiva tiveram influência dos índios, negros e portugueses. Assim, foram construídas as igrejas e suas surpreendentes decorações barrocas foram ensinadas especialmente pelos jesuítas. Cada ofício tinha uma confraria, à maneira medieval com seu santo protetor – a dos marceneiros e escultores em madeira, à qual pertencia o Aleijadinho, era a de São José. No século XX, com a vinda dos imigrantes, esse universo inventivo ampliou-se com novas técnicas e materiais de toda espécie. Os italianos colaboraram muito na fabricação de móveis artesanais e na ornamentação arquitetônica, ensinados nos liceus de artes e ofícios. Os alemães trabalharam com mecanismos, fundições e vidrarias; os japoneses, com dobraduras em papéis; os ucranianos, com delicadas pinturas em ovos de Páscoa; e os açorianos, com têxteis e rendas.
Também fruto de inventividade e técnica populares são os instrumentos musicais populares. Os índios faziam e utilizavam flautas, pios, tambores, trombetas de guerra, em madeira e osso; os africanos trouxeram vários tipos de tambores. Instrumentos de origem afro também são comuns em festas populares brasileiras, como é o caso do berimbau (corda) e ganzá (percussão), na Bahia. [...]
No pantanal mato-grossense, é muito popular a viola de cocho (tora de madeira escavada, formando uma espécie de recipiente que serve de caixa de ressonância), originária do alaúde árabe. [...]
(TIRAPELI, P. Arte brasileira, arte popular. São Paulo: Ibep, 2011.)
Sobre os sentidos do texto, analise as afirmativas.
I - As artes populares no Brasil dos primeiros séculos eram de inspiração medieval, de caráter religioso.
II - Até idos dos anos de 1800, as influências na arte popular do Brasil vieram dos portugueses, negros e índios.
III - Aos jesuítas coube transmitir ensinamentos artísticos aos que se dedicavam à arte no Brasil do século XVII.
IV - Os instrumentos musicais sofreram influência direta e unicamente dos índios e dos africanos.
Está correto o que se afirma em
Ofícios e invenções
Nos quatro primeiros séculos da cultura brasileira, trabalhos de natureza inventiva tiveram influência dos índios, negros e portugueses. Assim, foram construídas as igrejas e suas surpreendentes decorações barrocas foram ensinadas especialmente pelos jesuítas. Cada ofício tinha uma confraria, à maneira medieval com seu santo protetor – a dos marceneiros e escultores em madeira, à qual pertencia o Aleijadinho, era a de São José. No século XX, com a vinda dos imigrantes, esse universo inventivo ampliou-se com novas técnicas e materiais de toda espécie. Os italianos colaboraram muito na fabricação de móveis artesanais e na ornamentação arquitetônica, ensinados nos liceus de artes e ofícios. Os alemães trabalharam com mecanismos, fundições e vidrarias; os japoneses, com dobraduras em papéis; os ucranianos, com delicadas pinturas em ovos de Páscoa; e os açorianos, com têxteis e rendas.
Também fruto de inventividade e técnica populares são os instrumentos musicais populares. Os índios faziam e utilizavam flautas, pios, tambores, trombetas de guerra, em madeira e osso; os africanos trouxeram vários tipos de tambores. Instrumentos de origem afro também são comuns em festas populares brasileiras, como é o caso do berimbau (corda) e ganzá (percussão), na Bahia. [...]
No pantanal mato-grossense, é muito popular a viola de cocho (tora de madeira escavada, formando uma espécie de recipiente que serve de caixa de ressonância), originária do alaúde árabe. [...]
(TIRAPELI, P. Arte brasileira, arte popular. São Paulo: Ibep, 2011.)
Ofícios e invenções
Nos quatro primeiros séculos da cultura brasileira, trabalhos de natureza inventiva tiveram influência dos índios, negros e portugueses. Assim, foram construídas as igrejas e suas surpreendentes decorações barrocas foram ensinadas especialmente pelos jesuítas. Cada ofício tinha uma confraria, à maneira medieval com seu santo protetor – a dos marceneiros e escultores em madeira, à qual pertencia o Aleijadinho, era a de São José. No século XX, com a vinda dos imigrantes, esse universo inventivo ampliou-se com novas técnicas e materiais de toda espécie. Os italianos colaboraram muito na fabricação de móveis artesanais e na ornamentação arquitetônica, ensinados nos liceus de artes e ofícios. Os alemães trabalharam com mecanismos, fundições e vidrarias; os japoneses, com dobraduras em papéis; os ucranianos, com delicadas pinturas em ovos de Páscoa; e os açorianos, com têxteis e rendas.
Também fruto de inventividade e técnica populares são os instrumentos musicais populares. Os índios faziam e utilizavam flautas, pios, tambores, trombetas de guerra, em madeira e osso; os africanos trouxeram vários tipos de tambores. Instrumentos de origem afro também são comuns em festas populares brasileiras, como é o caso do berimbau (corda) e ganzá (percussão), na Bahia. [...]
No pantanal mato-grossense, é muito popular a viola de cocho (tora de madeira escavada, formando uma espécie de recipiente que serve de caixa de ressonância), originária do alaúde árabe. [...]
(TIRAPELI, P. Arte brasileira, arte popular. São Paulo: Ibep, 2011.)
Ofícios e invenções
Nos quatro primeiros séculos da cultura brasileira, trabalhos de natureza inventiva tiveram influência dos índios, negros e portugueses. Assim, foram construídas as igrejas e suas surpreendentes decorações barrocas foram ensinadas especialmente pelos jesuítas. Cada ofício tinha uma confraria, à maneira medieval com seu santo protetor – a dos marceneiros e escultores em madeira, à qual pertencia o Aleijadinho, era a de São José. No século XX, com a vinda dos imigrantes, esse universo inventivo ampliou-se com novas técnicas e materiais de toda espécie. Os italianos colaboraram muito na fabricação de móveis artesanais e na ornamentação arquitetônica, ensinados nos liceus de artes e ofícios. Os alemães trabalharam com mecanismos, fundições e vidrarias; os japoneses, com dobraduras em papéis; os ucranianos, com delicadas pinturas em ovos de Páscoa; e os açorianos, com têxteis e rendas.
Também fruto de inventividade e técnica populares são os instrumentos musicais populares. Os índios faziam e utilizavam flautas, pios, tambores, trombetas de guerra, em madeira e osso; os africanos trouxeram vários tipos de tambores. Instrumentos de origem afro também são comuns em festas populares brasileiras, como é o caso do berimbau (corda) e ganzá (percussão), na Bahia. [...]
No pantanal mato-grossense, é muito popular a viola de cocho (tora de madeira escavada, formando uma espécie de recipiente que serve de caixa de ressonância), originária do alaúde árabe. [...]
(TIRAPELI, P. Arte brasileira, arte popular. São Paulo: Ibep, 2011.)
A fala do espectador, se realizada na escrita padrão, ficaria:
Leia a propaganda da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), publicada no jornal A Gazeta, em 26/01/2015.
Preservar a natureza é preservar a própria pele.
A mudança começa com a sua consciência. O meio ambiente está sofrendo com a poluição das águas, do solo, do ar e com o desmatamento, tudo por falta de consciência do ser humano. E se isso não mudar, você vai sentir na pele as consequências. Porque, destruindo a natureza, você destrói a si mesmo.
Sobre o texto, assinale a afirmativa INCORRETA.