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Ofícios e invenções
Nos quatro primeiros séculos da cultura brasileira, trabalhos de natureza inventiva tiveram influência dos índios, negros e portugueses. Assim, foram construídas as igrejas e suas surpreendentes decorações barrocas foram ensinadas especialmente pelos jesuítas. Cada ofício tinha uma confraria, à maneira medieval com seu santo protetor – a dos marceneiros e escultores em madeira, à qual pertencia o Aleijadinho, era a de São José. No século XX, com a vinda dos imigrantes, esse universo inventivo ampliou-se com novas técnicas e materiais de toda espécie. Os italianos colaboraram muito na fabricação de móveis artesanais e na ornamentação arquitetônica, ensinados nos liceus de artes e ofícios. Os alemães trabalharam com mecanismos, fundições e vidrarias; os japoneses, com dobraduras em papéis; os ucranianos, com delicadas pinturas em ovos de Páscoa; e os açorianos, com têxteis e rendas.
Também fruto de inventividade e técnica populares são os instrumentos musicais populares. Os índios faziam e utilizavam flautas, pios, tambores, trombetas de guerra, em madeira e osso; os africanos trouxeram vários tipos de tambores. Instrumentos de origem afro também são comuns em festas populares brasileiras, como é o caso do berimbau (corda) e ganzá (percussão), na Bahia. [...]
No pantanal mato-grossense, é muito popular a viola de cocho (tora de madeira escavada, formando uma espécie de recipiente que serve de caixa de ressonância), originária do alaúde árabe. [...]
(TIRAPELI, P. Arte brasileira, arte popular. São Paulo: Ibep, 2011.)