Regulamentados por lei o horário máximo e as condições mínim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47522 Português
Trabalho infantil: prós e contras.

Darcy Ribeiro, um dos mais originais e polêmicos pensadores do Brasil, não admitiria a alternativa que está no título deste artigo. Para ele, trabalho não era opção para as crianças: só deveria haver a obrigatoriedade da escola, da boa escola, em período integral e com duas refeições diárias. Estava pensando em atender amplamente as necessidades dos meninos e meninas carentes - parcela significativa da infância brasileira. Mas enquanto o sonho de Darcy não se torna realidade, o debate continua.
A favor do trabalho infantil estão aqueles que, considerando a inviabilidade de qualquer outra solução imediata, preferem evitar o mal maior - o do abandono e da delinquência de nossas crianças -, contornando-o com a permissão oficial de integração do menor no mercado de trabalho. Regulamentados por lei o horário máximo e as condições mínimas de adequação ao universo da criança, as empresas seriam encorajadas a admitir, treinar e a ajudar a desenvolver os pequenos trabalhadores, facilitando-lhes, inclusive, o acesso a uma educação suplementar: cursos profissionalizantes, estágios, atualizações etc.
Contra o trabalho infantil alinham-se os que defendem tanto o encaminhamento obrigatório das crianças à escola como a interdição do aproveitamento delas em qualquer tipo detrabalho profissional, em qualquer caso. Ainda que a escola não venha a suprir a necessidade das refeições diárias completas, do uniforme doado e do banho tomado, ela representaria o compromisso mínimo da educação em meio período, do ambiente de socialização e da sempre oportuna merenda escolar. Caberiam aos pais, aos adultos, à sociedade em geral as providências para que se poupassem as crianças de qualquer outra atividade.
Ainda temos muito a caminhar: é olhar as ruas das grandes cidades para constatar que a realidade vem exibindo uma terceira - e a pior - via. A tragédia dos menores abandonados é de tal ordem que faz pensar na abrangência das propostas de Darcy Ribeiro, que são também, certamente, as mais justas. Rever, reexaminar, rediscutir suas propostas não é um retorno ao passado: é buscar atender as necessidades de um melhor futuro.

(Tarso de Cintra Meirelles, inédito)
Regulamentados por lei o horário máximo e as condições mínimas de adequação ao universo da criança, as empresas seriam encorajadas a admitir, treinar e a ajudar a desenvolver os pequenos trabalhadores, facilitando-lhes, inclusive, o acesso a uma educação suplementar: cursos profissionalizantes, estágios, atualizações etc.

Considerando-se a redação do texto acima, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

D - o sinal de dois-pontos abre uma enumeração de elementos que particularizam o sentido de educação suplementar.

Vamos entender por que essa alternativa é a correta. No trecho "facilitando-lhes, inclusive, o acesso a uma educação suplementar: cursos profissionalizantes, estágios, atualizações etc.", o sinal de dois-pontos introduz uma enumeração. Essa enumeração explica o que se entende por "educação suplementar". Os dois-pontos são usados para listar os elementos que especificam esse conceito: cursos profissionalizantes, estágios, atualizações e assim por diante.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - uma alternativa correta para a expressão adequação ao universo seria habilitação do universo.

Essa alternativa está incorreta porque o termo "habilitação do universo" não faz sentido no contexto dado. "Adequação ao universo da criança" refere-se a ajustar as condições de trabalho de modo que sejam apropriadas para crianças. Já "habilitação do universo" é uma expressão que não transmite a mesma ideia de ajuste ou conformidade ao contexto infantil.

B - na expressão facilitando-lhes, o pronome sublinhado refere-se tanto a empresas como a pequenos trabalhadores.

Essa alternativa é incorreta porque o pronome "lhes" está se referindo exclusivamente aos pequenos trabalhadores, e não às empresas. A frase está falando sobre facilitar o acesso à educação suplementar para as crianças, que são os "pequenos trabalhadores".

C - o termo inclusive está empregado com o sentido de sobretudo ou sobremaneira.

Essa alternativa é incorreta porque o termo "inclusive" aqui tem o sentido de adicionar algo mais, de incluir algo adicional. Não tem o sentido de "sobretudo" (que significa principalmente) ou "sobremaneira" (que significa de maneira intensa).

E - seria imprescindível o emprego de uma vírgula depois do vocábulo atualizações.

Essa alternativa está incorreta porque a vírgula após "atualizações" não é imprescindível. O uso da vírgula dependeria do estilo de escrita, mas gramaticalmente não há uma necessidade obrigatória nesse contexto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta letra D:

a) Adequação não tem o mesmo sentido de habilitação,
b) facilitando-lhes, o lhes refere-se somente aos pequenos trabalhadores, a empresa é no caso sujeito: quem facilitaria? A empresa
c) sobretudo quer dizer principalmente, especialmente
e) o emprego da vírgula antes do termo etc é discutido pelos gramáticos. Pelo visto a FCC segue a corrente que diz ser facultativo o uso da vírgula neste caso.

Complementando, na assertiva D, "sobremaneira" significa "sobremodo", "excessivamente", e não "inclusive".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo