Questões de Concurso Público UFPEL 2021 para Professor Magistério Superior - Ciências Biológicas
Foram encontradas 24 questões
O processo de formação de novas espécies (especiação) que ocorre em eucariotos necessita, para a sua ocorrência, de ausência de fluxo gênico entre as populações envolvidas. Sobre este processo e suas diferentes particularidades, é correto afirmar que
A teoria endossimbionte sugere que as mitocôndrias e cloroplastos atuais tiveram sua origem a partir de um processo de simbiose entre células procarióticas e ancestrais de células eucarióticas. As afirmativas abaixo trazem informações sobre esta teoria e as organelas envolvidas, considere as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Mitocôndrias e cloroplastos possuem cromossomos circulares livres na matriz mitocondrial e nos tilacoides, respectivamente.
( ) Na hipótese de endossimbiose serial, os cloroplastos teriam evoluído antes das mitocôndrias, a partir do englobamento de procariotos fotossintetizantes.
( ) Os ribossomos dos plastídios são mais semelhantes aos encontrados nas bactérias atuais do que aos encontrados no citoplasma dos eucariotos.
( ) A maior parte dos produtos proteicos que fazem parte da cadeia respiratória mitocondrial é expressa a partir de genes nucleares e importada para o interior das mitocôndrias.
A sequência correta, de preenchimento das lacunas, é:
Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia de Covid-19, causada pela infecção pelo coronavírus Sars-Cov-2. A família dos coronavírus possui genoma de RNA de fita simples e não se integra ao genoma do hospedeiro, assim como outros vírus da classe IV. O Sars-Cov-2 é envelopado e possui genoma com polaridade positiva, representado na imagem abaixo.
A partir destas informações e seus conhecimentos prévios, avalie as seguintes afirmativas:
I) O diagnóstico da Covid-19 pode ser feito pela detecção das proteínas virais ou do provírus.
II) Vírus com genoma de RNA tem altas taxas de mutação.
III) Vírus desta classe normalmente empregam transcriptases reversas nos seus ciclos replicativos.
IV) O envelope viral é derivado da membrana plasmática da célula hospedeira.
Estão corretas,
Diversas linhagens do vírus causador da COVID-19 já foram identificadas. As linhagens relacionadas a manifestações mais graves da doença, maior transmissibilidade, redução na neutralização por anticorpos e/ou falhas na detecção durante o diagnóstico são classificadas como “variantes de preocupação” (VOCs, do inglês variants of concern). Diferentes mutações da proteína spike, com alta prevalência nas VOCs, foram descritas. Dentre elas, a mutação S:Δ69–70, na qual ocorre a deleção dos aminoácidos nas posições 69 e 70 desta proteína, leva a falha de amplificação deste alvo em alguns protocolos de diagnóstico.
Analise as mutações abaixo, descritas no genoma desse vírus, e marque a alternativa correta:
A variação genética, na forma de alelos múltiplos e poligênica gera a diversidade fenotípica em populações naturais. As técnicas moleculares são utilizadas para analisar a variação genética de amostras populacionais, sendo o ___________ um polimorfismo que difere indivíduos através da identidade do par de nucleotídeos presente em um locus. Um polimorfismo ________________ presente na região codificante de um gene resulta em um polimorfismo de aminoácidos podendo alterar a conformação proteica, porém o polimorfismo _________________ também chamado de __________________ não resulta em uma substituição de aminoácidos na cadeia polipeptídica.
O preenchimento correto das lacunas é: