Questões de Concurso Público UFPEL 2021 para Professor Magistério Superior - Fisioterapia
Foram encontradas 23 questões
Os reflexos tendinosos profundos são parte integrante da avaliação fisioterapêutica. Eles são provocados pelo estiramento de um músculo, através da percussão de seu tendão ou de uma parte do membro onde este se insere. Observe as afirmações a seguir sobre os reflexos tendinosos que avaliam a integridade do suprimento nervoso do cotovelo e seus respectivos níveis neurológicos:
I) Reflexo bicipital – C5
II) Reflexo estilorradial – C8
III) Reflexo tricipital – C7
IV) Reflexo braquiorradial – C4
Estão corretas,
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória, crônica e autoimune caracterizada pelo acometimento de pequenas articulações. Em estágios iniciais, o paciente apresenta dor, edema articular e limitação do movimento. À medida que o quadro clínico progride há o aparecimento de deformidades nas mãos. Em relação às deformidades encontradas nas mãos de pacientes com AR, considere as afirmações a seguir:
I) A deformidade em botoeira é caracterizada pela flexão da articulação interfalangiana proximal (IFP) e extensão da interfalangiana distal (IFD).
II) A deformidade em pescoço de cisne é caracterizada pela hiperextensão da articulação interfalangiana proximal (IFP) e flexão da interfalangiana distal (IFD).
III) A luxação da base da articulação metacarpal do polegar levam à presença de uma deformidade em macete (ou martelo).
IV) As deformidades do tipo Jaccoud são representadas pela flexão da articulação interfalangiana distal do dedo acometido.
Estão corretas,
Um homem de 32 anos com histórico de ferimento por faca penetrante na região posterior do tórax é encaminhado para consulta fisioterapêutica. O paciente refere que após três semanas de internação recebeu alta hospitalar com quadro clínico estável, porém, com déficit neurológico permanente. O exame de ressonância magnética (RM) demostrou hemissecção da medula espinhal no nível de T1-T2. Os achados clínicos do paciente, o mecanismo de lesão e o laudo da RM são compatíveis com Síndrome de Brown-Séquard. Em relação a esta síndrome, é correto afirmar que o paciente apresentará
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Doença de Parkinson (DP) é um distúrbio típico da terceira idade sendo considerada a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no mundo, afetando cerca de 9,4 milhões de pessoas. No Brasil, estimativas apontam 229 mil pessoas vivendo atualmente com a doença. Em relação à DP, considere as afirmações a seguir:
I) É caracterizada por rigidez, tremor de intensão e dificuldade em iniciar o movimento.
II) O l-deprenil, um inibidor da monoamina oxidase, pode ser combinado com o tratamento da l-dopa para aumentar a disponibilidade de dopamina no encéfalo.
III) Está associada à perda progressiva de células produtoras de dopamina na substância negra.
Está(ão) correta(s)
As técnicas de conservação de energia são ferramentas que visam a reduzir o gasto energético durante a realização das atividades cotidianas, desta forma, diminuindo a sensação de dispneia e aumentado a funcionalidade de pacientes em diferentes condições clínicas. Para treinar as atividades diárias de vida (AVD) e as atividades instrumentais de vida diária (AIVD), as técnicas de conservação de energia são norteadas por alguns objetivos. Em relação a estes objetivos, considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Treinar a respiração diafragmática, inicialmente em repouso e, posteriormente, durante a realização das tarefas.
( ) Graduar as atividades, organizando-as por nível de complexidade, gasto energético e tempo de desenvolvimento, iniciando com as atividades mais difíceis, que exigem maior gasto energético e demanda de tempo.
( ) Eliminar as atividades importantes que aumentem o gasto energético.
( ) Organizar o ambiente de modo que os materiais a serem utilizados pelo paciente permaneçam em locais de fácil acesso, entre a altura das cinturas escapular e pélvica.
A sequência correta, de cima para baixo, de preenchimento das lacunas, é: