Questões de Concurso Público UFPEL 2021 para Professor Magistério Superior - Odontologia
Foram encontradas 30 questões
De acordo com o artigo 23 da Lei nº 12.772 de 28 de dezembro de 2012 a avaliação especial de desempenho do servidor em estágio probatório, ocupante de cargo pertencente ao Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, será realizada por Comissão de Avaliação de Desempenho designada no âmbito de cada Instituição Federal de Ensino. A Comissão de Avaliação de Desempenho deverá ser composta de:
Acerca do Processo Disciplinar, com previsão na Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, considere as afirmativas:
I) O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições ou, que tenha relação com as atribuições do cargo que esteja investido.
II) A coleta de provas é tomada na fase do inquérito.
III) Ainda que a infração cometida pelo servidor esteja capitulada como crime, a autoridade julgadora não é obrigada a remeter o processo disciplinar ao Ministério Público, em decorrência da independência das instâncias.
IV) É vedada a exoneração a pedido do servidor que estiver em cumprimento de penalidade aplicada.
Estão corretas:
O parágrafo 1º do artigo 183 da Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 prevê que o servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional, terá direito ao seguinte benefício do Plano de Seguridade Social:
Segundo o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 que aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é vedado ao servidor público:
A Resolução nº 29 de 13 de setembro de 2018, que dispõe sobre o regulamento do ensino da UFPEL, prevê que
A Resolução nº 41 de 26 de outubro de 2017, estabelece o limite mínimo e máximo de carga horária de aulas dentre as atividades docentes. Sobre o tema, é correto afirmar que
Sobre os desfechos clínicos após sessão única de instrumentação supra- e subgengival na terapia periodontal não cirúrgica, considere as proposições:
I) Em sítios com Profundidade de Sondagem inicial de até 3 mm, não há alterações nos parâmetros clínicos periodontais.
II) Em bolsas moderadas (com Profundidade de Sondagem de 4 a 6 mm), há uma redução média de 0,5 mm no Nível de Inserção Clínica, e de cerca de metade deste valor para a redução da Profundidade de Sondagem.
III) As maiores reduções de Profundidade de Sondagem são observadas em bolsas inicialmente profundas (maiores ou iguais a 7 mm); no entanto, o ganho de inserção é de aproximadamente 50% deste valor.
Está(ão) correta(s),
Em 1982, Lindhe et al. realizaram um estudo calculando linhas de regressão com informações geradas a partir de um ensaio clínico que comparou abordagens cirúrgica e não cirúrgica. Com relação a seus achados, considere as proposições:
I) O conceito de profundidade crítica de sondagem se refere ao nível de profundidade da bolsa acima do qual é esperada a maior redução da profundidade de sondagem.
II) O valor da profundidade crítica de sondagem foi maior para a modalidade cirúrgica do que não cirúrgica, para incisivos, pré-molares e molares.
III) Uma profundidade crítica de sondagem de 4 a 5 mm foi observada para o retalho de Widman Modificado em incisivos, pré-molares e molares.
Está(ão) correta(s),
Vacek et al., em 1994, identificaram uma ampla variação nos valores dos tecidos aderidos supracrestais (“espaço biológico”) em diferentes indivíduos, variando de 0,75 a 4,3 mm. Uma abordagem interessante para se personalizar o planejamento cirúrgico na interrelação periodontalrestauradora é realizar a “sondagem até o osso”, que consiste em:
A profundidade do sulco gengival pode servir como guia no posicionamento da margem da restauração. Para se posicionar as margens intrassulculares, guias podem ser utilizados:
I) Se a sondagem do sulco resultar em 1,5 mm ou menos, posicione a margem da restauração na metade da profundidade do sulco abaixo da crista tecidual.
II) Se a sondagem do sulco resultar em mais de 1,5 mm, posicione a margem 0,5 mm abaixo da crista de tecido gengival.
III) Se um sulco maior que 2 mm for encontrado, especialmente na vestibular, avalie a possibilidade de realizar uma gengivectomia.
Está(ão) correta(s),
Observe a relação entre as duas sentenças:
I) A saúde periodontal deve ser restabelecida antes de se executar a Odontologia Restauradora,
PORQUE
II) A resolução da inflamação pode resultar no reposicionamento dos dentes ou em alterações nos tecidos moles e mucosos.
Nesse sentido, é correto afirmar que
O enxerto gengival livre é uma técnica clássica para aumentar a faixa de gengiva inserida. Sobre a cicatrização deste procedimento cirúrgico, é correto afirmar que na
Nos últimos anos, a Engenharia Tecidual tem contribuído com o desenvolvimento de novas técnicas de cirurgias plásticas periodontais, visando diminuir a morbidade e aumentar a previsibilidade. É/são exemplo/s de material/is de Engenharia Passiva:
O cemento radicular é um tecido mineralizado especializado que reveste as superfícies radiculares e, ocasionalmente, pequenas porções das coroas dos dentes, podendo estenderse também para o canal radicular. Sobre as diferentes formas de cemento que têm sido descritas, é correto afirmar:
As assertivas abaixo abordam a anatomia periodontal. Considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) As fibras periodontais oblíquas têm um papel importante no amortecimento das forças. Estas fibras estão inseridas na lâmina dura e se direcionam para inserção como fibras de Sharpey no cemento acelular de fibras extrínsecas.
( ) O cemento que recobre o ápice radicular é formado concomitantemente a formação da dentina encerrando sua formação com a erupção do dente. Este processo de formação resulta em um cemento formado por fibras extrínsecas, fibras intrínsecas e cementócitos e representa a principal área de inserção das fibras de sharpey.
( ) Frente ao processo inflamatório de baixo grau compatível com o periodonto clinicamente saudável, o limite entre os epitélios (oral, sulcular e juncional) com o tecido conjuntivo subjacente segue um curso ondulado. As partes do tecido conjuntivo que se projetam no epitélio jucional são chamadas de papilas do tecido conjuntivo, separadas entre si das cristas epiteliais.
( ) As células da camada basal do epitélio são cilíndricas ou cúbicas e estão em contato com a membrana basal, que separa o epitélio do tecido conjuntivo. É na camada basal que o epitélio é renovado, por isso ela também é chamada de camada germinativa. A partir da camada basal até a granulosa, aumenta o número de tonofilamentos do citoplasma, bem como o número de desmossomos.
A sequência correta, de cima para baixo, de preenchimento das lacunas, é:
Embora muitas fibras colágenas na gengiva e no ligamento periodontal estejam distribuídas de modo irregular ou aleatório, a maioria delas tende a se dispor em grupos de feixes com orientação bemdefinida. Sobre este tópico, o grupo de fibras que estão integradas ao cemento da porção supraalveolar da raiz e se projetam em trajetória no sentido apical sobre a crista óssea vestibular e lingual, para terminarem no tecido da gengiva inserida é o das fibras
O processo alveolar é definido como as partes da maxila e da mandíbula que formam os alvéolos dos dentes e dão suporte a esses alvéolos. Sobre o osso do processo alveolar, considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A nutrição das células ósseas (osteoblastos, osteócitos e osteoclastos) é garantida pelos vasos sanguíneos existentes nos canais de Havers e nos vasos nos chamados canais de Volkmann.
( ) O processo alveolar estende-se a partir do osso basal da mandíbula e desenvolve-se em associação com o desenvolvimento e a erupção dos dentes.
( ) O processo alveolar consiste em osso, o qual é formado tanto pelas células do folículo dentário (a fim de produzir o osso alveolar propriamente dito) como por células independentes desse folículo (a fim de produzir o osso alveolar).
( ) A cobertura óssea das raízes é algumas vezes muito fina ou completamente inexistente. Uma área sem cobertura óssea na porção marginal da raiz chama-se fenestração. Se houver osso na parte mais coronal do osso vestibular, mas o defeito for mais apical, ele é chamado deiscência.
A sequência correta, de cima para baixo, de preenchimento das lacunas, é:
O cálculo dental representa a placa bacteriana mineralizada, embora a formação do cálculo possa ser induzida em animais livres de germes como resultado da precipitação de sais minerais originados da saliva. Sobre o cálculo dental, é correto afirmar que
Os processos inflamatórios e imunes agem nos tecidos gengivais na proteção contra o ataque microbiano local. Porém, quando se estendem mais profundamente, podem incluir perda de inserção conjuntiva e perda óssea alveolar. Esse processo “defensivo” pode, portanto, paradoxalmente, contribuir para a lesão tecidual observada na gengivite e periodontite. Em relação à patogênese da doença periodontal, considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A lesão estabelecida/progressiva é principalmente uma lesão de plasmócitos/linfócitos, e tem como uma característica identificadora a predominância de plasmócitos no tecido conjuntivo periodontal. A maioria dos linfócitos é de linfócitos B carreadores de imunoglobulina, embora até 30% dos linfócitos possam ser do tipo T. Enquanto a lesão com linfócitos T confinadas na gengiva permanece relativamente estável, a lesão com plasmócitos/linfócitos B progride e leva ao desenvolvimento da bolsa periodontal.
( ) Os lipopolissacarídeos (LPS) são capazes de invocar respostas inflamatórias, estimulando a produção de citocinas, efeitos na coagulação sanguínea e no sistema complemento, de forma que os LPS são os maiores responsáveis diretos pelo colapso tecidual. Contudo, já que algumas bactérias gram-negativas fazem parte da flora bacteriana endógena dos seres humanos, os LPS não são capazes de gerar resposta imune específica.
( ) As metaloproteinases da matriz (MMP) são responsáveis pelo turnover fisiológico do colágeno, atuando na remodelação e degradação dos componentes da matriz. Durante os processos de destruição das doenças periodontais, sua atuação é discreta e restrita a casos de polimorfismos de genes que codificam a MMP.
( ) O fato de o desenvolvimento da gengivite ser idêntico ao desenvolvimento da hipersensibilidade do tipo tardio e de a periodontite crônica progressiva ser fundamentalmente uma lesão de linfócitos B levou ao conceito de que a gengivite e, consequentemente, a lesão periodontal estável é mediada por linfócitos Th1, enquanto a periodontite é mediada por linfócitos Th2. Contudo, atualmente, é aceito que a periodontite em seres humanos é mediada pelo equilíbrio entre linfócitos Th1 e Th2 com desvio para o perfil Th2.
A sequência correta, de cima para baixo, de preenchimento das lacunas, é:
As assertivas abaixo se referem ao exame clínico periodontal, essencial para o correto diagnóstico. Considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Sempre que há o sangramento à sondagem no exame clínico periodontal, podemos afirmar que o processo inflamatório ultrapassou a barreira epitelial e alcançou o tecido conjuntivo com perda de osso alveolar.
( ) O sangramento à sondagem é o exame que indica clinicamente a presença de periodontite, sendo um indicador de perda progressiva de inserção.
( ) O nível de inserção à sondagem é determinado pela distância que a sonda penetra até o fundo da bolsa tomando como referência a margem gengival.
( ) Na maioria dos casos, o sangramento à sondagem é um sinal mais precoce de inflamação do que a mudança de cor da gengiva. No entanto, alterações de cor podem estar presentes sem que haja sangramento à sondagem.
A sequência correta, de cima para baixo, de preenchimento das lacunas, é: