Questões de Concurso Público UFPEL 2021 para Professor Magistério Superior - Teorias e Práticas Pedagógicas
Foram encontradas 5 questões
Na obra “Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado: construindo o futuro”, os autores revisitam um conjuntos de pedagogos para estabelecer um diálogo que nos permita o duplo movimento da pedagogia de: desconstrução e reconstrução. Com relação ao educador Célestin Freinet, considere (V) para verdadeiro e (F) para Falso.
( ) Os centros de interesse são organizados em função dos interesses dos alunos, desprezando sua importância social.
( ) Além de oficinas na sala de aula, prevê um espaço para a exposição das produções infantis e para a reunião das crianças em momentos coletivos.
( ) Por associar o trabalho frequentemente a uma atividade séria, separa o trabalho manual e intelectual em dois momentos específicos.
( ) Propõe classes cooperativas e multisseriadas, uma vez que essa organização dá a possibilidade de a criança acompanhar agrupamentos compatíveis.
A sequência correta, de cima para baixo, de preenchimento das lacunas, é:
No estudo histórico intitulado: Brincando na História, a autora Raquel Altman in Del Priore (2000) identificou que
Na obra “Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado: construindo o futuro” no capítulo 4 - de autoria de Maristela Angotti - apresenta um resgate da história de vida, das ideias e das propostas de Maria Montessori. Considere as afirmativas.
I) Revela-se na vida de Maria Montessori o interesse, a preocupação e o crédito de necessário investimento na formação de professores, a quem sempre dedicou atenção especial na definição do papel que deveriam assumir frente às crianças, fossem elas (crianças) normais ou não.
II) As classes montadas com base na proposta pedagógica de Montessori são identificadas pela convivência entre crianças da mesma idade e pela possibilidade do trabalho coletivo garantido.
III) A perspectiva educacional construída por Montessori sustenta-se na pedagogia científica, fundamentada na educação sensorial e implementada sob os princípios do método experimental.
IV) O pressuposto básico da pedagogia de Montessori assenta-se na tese de que entre crianças deficientes e as normais existiria uma correspondência de comportamentos, respostas que ocorreriam apenas em momentos e ritmos diferentes, ou seja, nos deficientes o ritmo e os tempos seriam mais lentos do que nas crianças normais.
Estão corretas,
Indique V (verdadeiro) ou F (falso) para cada uma das sentenças abaixo de modo a corresponder com as reflexões da obra As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação (EDWARDS, GANDINI, FORMAN, 2016).
( ) Em Reggio Emilia, as crianças com qualquer tipo de deficiência têm preferência absoluta sobre todas as outras crianças para admissão nas creches e pré-escolas, podendo também escolher qual instituição frequentar.
( ) Depois que a criança que apresenta uma deficiência é matriculada e começa a frequentar a escola, são feitas observação e documentação iniciais para compor uma Declaração de Intenção, com definições, métodos e materiais que poderão ser usados no trabalho com a criança.
( ) O direito das crianças dos 6 aos 14 anos a uma educação inclusiva foi reconhecido na Itália ainda na década de 1970, tornando o sistema geral de ensino o cenário principal para quase todos os alunos em idade escolar obrigatória.
( ) A deficiência é apenas uma diferença possível que uma criança pode ter, por isso, em Reggio Emilia, necessidade de um segundo adulto para apoiar a turma em que uma criança com deficiência é incluída deixa de ter sentido.
A sequência correta de preenchimento das lacunas é:
Considere a obra As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação (EDWARDS, GANDINI, FORMAN, 2016) e marque a alternativa que contém os três componentes que definem a aprendizagem negociada como um sistema dinâmico de causas, efeitos e contraefeitos.