Questões de Concurso Público Prefeitura de Araucária - PR 2017 para Médico Pediatra

Foram encontradas 22 questões

Q1823317 Medicina
A pediculose do couro cabeludo é causada pelo Pediculus humanus, var. capitis, sendo frequente em crianças de 3 a 11 anos, principalmente meninas, pelo hábito de terem cabelos longos. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) É transmitida pelo contato direto com pessoas, pentes, escovas, toalhas e bonés. ( ) O prurido, sintoma mais comum da infestação em crianças, ocorre devido a uma reação de hipersensibilidade à picada do inseto, que se desenvolve 2 a 6 semanas após a primeira infestação e 1 a 2 dias após reinfestações. ( ) A ivermectina, em dose única de 200 µg/kg, repetida 7 dias depois, é uma das opções terapêuticas disponíveis. ( ) A remoção das lêndeas não é necessária nos casos em que o tratamento é realizado com loção de permetrina a 5%, aplicada no couro cabeludo durante 10 minutos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1823318 Medicina
Criança de 2 anos apresenta lesões pruriginosas em face, principalmente região da bochecha e testa. A mãe refere que os sintomas iniciaram ao redor dos 6 meses de idade, que apresentam períodos de piora e de melhora e que ultimamente tem notado também algumas lesões em mãos, pés, punhos e tornozelos. Ao exame, observam-se pápulas e placas eritematosas em face, couro cabeludo, tronco e na região extensora de membros, poupando a região coberta pelas fraldas. Presença de exsudação e crostas hemáticas em algumas lesões e xerose. A respeito do caso apresentado, considere as seguintes afirmativas:
1. O uso prolongado de anti-histamínicos não sedativos é um dos princípios fundamentais do manejo terapêutico dessa afecção, pois permite o controle adequado do prurido. 2. Corticoides tópicos são utilizados como droga anti-inflamatória de primeira escolha nas exacerbações clínicas dessa condição, devendo-se dar preferência, sempre que possível, aos de média e baixa potência. 3. O corticoide sistêmico é útil no manejo de casos graves e refratários, sendo as drogas de escolha em crianças menores de 5 anos, nas quais os inibidores de calcineurina estão contraindicados. 4. Os cuidados com a pele, incluindo a orientação de banhos de curta duração, com água fria ou morna, seguidos de uso intensivo de hidratantes constituem parte importante do plano terapêutico.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823319 Medicina
Criança com 11 meses de idade é levada ao Pronto-Atendimento Pediátrico com história de perda da consciência súbita, acompanhada de movimentos tônico-clônicos generalizados, com duração de cerca de 5 minutos. A mãe refere que a criança era previamente hígida, fazia acompanhamento regular com o pediatra e que iniciou com quadro de febre e prostração há menos de 24 horas. Ao exame apresentava-se em bom estado geral, sonolenta, porém reativa, frequência cardíaca = 130 bpm, frequência respiratória = 45 ipm, temperatura axilar = 39,0 oC, com hiperemia leve de orofaringe, sem outras alterações no exame segmentar, sem sinais de irritação meníngea ou alterações ao exame neurológico. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823320 Medicina
As imunizações constituem uma das estratégias mais importantes como medida de prevenção, proteção e promoção de saúde na infância. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A vacina BCG está contraindicada em recém-nascidos com peso de nascimento menor do que 2.000 gramas e em filhos de mães com sorologia positiva para o HIV. 2. Para as crianças que receberam a vacina inativada contra a poliomielite (VIP), introduzida no calendário vacinal a partir de 2014, não se recomenda a vacinação oral contra a poliomielite nos dias de Campanha Nacional de Vacinação. 3. A vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTP) está contraindicada em crianças que apresentaram convulsões até 72 horas após sua aplicação, ou em caso de ocorrência de síndrome hipotônica hiporresponsiva, até 48 horas após a aplicação. 4. A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola deve ser aplicada aos 9 meses de idade, com uma 2ª dose de reforço aos 12 meses, com o objetivo de proteger as crianças de eventual falha primária ou secundária da imunização.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823321 Medicina
As doenças exantemáticas são moléstias infecciosas extremamente frequentes na infância. Embora a maioria tenha caráter autolimitado e benigno, podem ocorrer casos graves. Algumas crianças podem evoluir com complicações e, em determinadas ocasiões, o diagnóstico é importante para se tomar os devidos cuidados com os comunicantes. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Nos casos de sarampo, observa-se a presença de pródromos que duram de 3 a 4 dias, com tosse seca, cefaleia, prostração intensa, lacrimejamento, fotofobia, hiperemia conjuntival e febre elevada, a qual atinge o auge na época do aparecimento do exantema maculopapular morbiliforme, estando indicada a prevenção nos indivíduos suscetíveis por meio da aplicação de vacina em um período de até 72 horas após a exposição. ( ) O eritema infeccioso tem como etiologia os herpes-vírus humano 6 e 7, predomina nas crianças menores de 2 anos de idade e caracteriza-se pela presença de febre alta e contínua, que cessa bruscamente após 3 a 4 dias, quando surgem lesões maculopapulares rosadas, que se iniciam no tronco e se disseminam para a face e extremidades. ( ) A roséola infantil habitualmente manifesta-se sem pródromos, é em geral afebril e caracteriza-se pela presença de exantema maculopapular confluente, principalmente na região das bochechas (em aspecto de “asa de borboleta”), com duração de até 10 dias, podendo acompanhar-se de artralgias e artrites. ( ) A rubéola cursa com febre baixa e exantema maculopapular róseo em face, pescoço, tronco e membros; adenomegalia (principalmente de cadeia cervical e retroauricular), que pode anteceder em até 7 dias o exantema; esplenomegalia em metade dos casos; sendo indicado o isolamento respiratório e de contato até 7 dias após o surgimento do exantema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: A
5: D