Questões de Concurso Público Prefeitura de Araucária - PR 2017 para Médico Pediatra

Foram encontradas 22 questões

Q1823317 Medicina
A pediculose do couro cabeludo é causada pelo Pediculus humanus, var. capitis, sendo frequente em crianças de 3 a 11 anos, principalmente meninas, pelo hábito de terem cabelos longos. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) É transmitida pelo contato direto com pessoas, pentes, escovas, toalhas e bonés. ( ) O prurido, sintoma mais comum da infestação em crianças, ocorre devido a uma reação de hipersensibilidade à picada do inseto, que se desenvolve 2 a 6 semanas após a primeira infestação e 1 a 2 dias após reinfestações. ( ) A ivermectina, em dose única de 200 µg/kg, repetida 7 dias depois, é uma das opções terapêuticas disponíveis. ( ) A remoção das lêndeas não é necessária nos casos em que o tratamento é realizado com loção de permetrina a 5%, aplicada no couro cabeludo durante 10 minutos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1823318 Medicina
Criança de 2 anos apresenta lesões pruriginosas em face, principalmente região da bochecha e testa. A mãe refere que os sintomas iniciaram ao redor dos 6 meses de idade, que apresentam períodos de piora e de melhora e que ultimamente tem notado também algumas lesões em mãos, pés, punhos e tornozelos. Ao exame, observam-se pápulas e placas eritematosas em face, couro cabeludo, tronco e na região extensora de membros, poupando a região coberta pelas fraldas. Presença de exsudação e crostas hemáticas em algumas lesões e xerose. A respeito do caso apresentado, considere as seguintes afirmativas:
1. O uso prolongado de anti-histamínicos não sedativos é um dos princípios fundamentais do manejo terapêutico dessa afecção, pois permite o controle adequado do prurido. 2. Corticoides tópicos são utilizados como droga anti-inflamatória de primeira escolha nas exacerbações clínicas dessa condição, devendo-se dar preferência, sempre que possível, aos de média e baixa potência. 3. O corticoide sistêmico é útil no manejo de casos graves e refratários, sendo as drogas de escolha em crianças menores de 5 anos, nas quais os inibidores de calcineurina estão contraindicados. 4. Os cuidados com a pele, incluindo a orientação de banhos de curta duração, com água fria ou morna, seguidos de uso intensivo de hidratantes constituem parte importante do plano terapêutico.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823319 Medicina
Criança com 11 meses de idade é levada ao Pronto-Atendimento Pediátrico com história de perda da consciência súbita, acompanhada de movimentos tônico-clônicos generalizados, com duração de cerca de 5 minutos. A mãe refere que a criança era previamente hígida, fazia acompanhamento regular com o pediatra e que iniciou com quadro de febre e prostração há menos de 24 horas. Ao exame apresentava-se em bom estado geral, sonolenta, porém reativa, frequência cardíaca = 130 bpm, frequência respiratória = 45 ipm, temperatura axilar = 39,0 oC, com hiperemia leve de orofaringe, sem outras alterações no exame segmentar, sem sinais de irritação meníngea ou alterações ao exame neurológico. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823320 Medicina
As imunizações constituem uma das estratégias mais importantes como medida de prevenção, proteção e promoção de saúde na infância. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A vacina BCG está contraindicada em recém-nascidos com peso de nascimento menor do que 2.000 gramas e em filhos de mães com sorologia positiva para o HIV. 2. Para as crianças que receberam a vacina inativada contra a poliomielite (VIP), introduzida no calendário vacinal a partir de 2014, não se recomenda a vacinação oral contra a poliomielite nos dias de Campanha Nacional de Vacinação. 3. A vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTP) está contraindicada em crianças que apresentaram convulsões até 72 horas após sua aplicação, ou em caso de ocorrência de síndrome hipotônica hiporresponsiva, até 48 horas após a aplicação. 4. A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola deve ser aplicada aos 9 meses de idade, com uma 2ª dose de reforço aos 12 meses, com o objetivo de proteger as crianças de eventual falha primária ou secundária da imunização.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823321 Medicina
As doenças exantemáticas são moléstias infecciosas extremamente frequentes na infância. Embora a maioria tenha caráter autolimitado e benigno, podem ocorrer casos graves. Algumas crianças podem evoluir com complicações e, em determinadas ocasiões, o diagnóstico é importante para se tomar os devidos cuidados com os comunicantes. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Nos casos de sarampo, observa-se a presença de pródromos que duram de 3 a 4 dias, com tosse seca, cefaleia, prostração intensa, lacrimejamento, fotofobia, hiperemia conjuntival e febre elevada, a qual atinge o auge na época do aparecimento do exantema maculopapular morbiliforme, estando indicada a prevenção nos indivíduos suscetíveis por meio da aplicação de vacina em um período de até 72 horas após a exposição. ( ) O eritema infeccioso tem como etiologia os herpes-vírus humano 6 e 7, predomina nas crianças menores de 2 anos de idade e caracteriza-se pela presença de febre alta e contínua, que cessa bruscamente após 3 a 4 dias, quando surgem lesões maculopapulares rosadas, que se iniciam no tronco e se disseminam para a face e extremidades. ( ) A roséola infantil habitualmente manifesta-se sem pródromos, é em geral afebril e caracteriza-se pela presença de exantema maculopapular confluente, principalmente na região das bochechas (em aspecto de “asa de borboleta”), com duração de até 10 dias, podendo acompanhar-se de artralgias e artrites. ( ) A rubéola cursa com febre baixa e exantema maculopapular róseo em face, pescoço, tronco e membros; adenomegalia (principalmente de cadeia cervical e retroauricular), que pode anteceder em até 7 dias o exantema; esplenomegalia em metade dos casos; sendo indicado o isolamento respiratório e de contato até 7 dias após o surgimento do exantema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1823322 Medicina
A presença de adenomegalia em crianças é frequente, de modo que o pediatra deve ser capaz de considerar os possíveis diagnósticos diferenciais e de conduzir corretamente a investigação de sua causa, quando apropriado. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823323 Medicina
Menina de 4 anos de idade, previamente saudável, é trazida à consulta pediátrica devido à ocorrência de episódios de sangramento nasal. A mãe refere que a criança apresentou há 10 dias quadro de febre baixa, dor de garganta e malestar, recuperando-se após 48 horas. Há 24 horas, evoluiu com epistaxe e a mãe percebeu a presença de múltiplos “hematomas”, aparentemente não relacionados a traumatismos. Nega febre, perda de peso ou quaisquer outros sintomas. Ao exame, apresentava-se em bom estado geral, ativa, corada, hidratada, afebril, com dados vitais normais, assim como as auscultas cardíaca e respiratória, ausência de hepatoesplenomegalia. Presença de petéquias e equimoses difusas, sem outros sinais de sangramentos. Levando em consideração os dados apresentados, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Alternativas
Q1823324 Medicina
A alergia a proteína do leite de vaca (APLV) é a alergia alimentar mais frequente na infância. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Os mecanismos imunológicos envolvidos na APLV podem ser dependentes ou não de IgE e causar manifestações gastrointestinais, respiratórias e cutâneas. 2. A proctite e proctocolite alérgicas são formas de apresentação muito comuns da APLV e representam a maior parte dos casos de sangramento retal em lactentes jovens, com início, em geral, entre 3 e 6 semanas de vida, nos quais observa-se a preservação de um bom estado de saúde e aceitação alimentar satisfatória. 3. São comuns os casos de proctocolite alérgica em vigência de aleitamento materno exclusivo devido à passagem, pelo leite humano, de frações proteicas do leite de vaca ingerido pela nutriz, causando, então, a sensibilização do lactente. 4. Quando houver a indicação do uso de fórmulas de substituição para tratamento da APLV, deve-se dar preferência às fórmulas parcialmente hidrolisadas, que permitem um controle adequado das manifestações clínicas da doença, ao mesmo tempo que possuem vantagens em relação ao custo, quando comparadas com as fórmulas extensamente hidrolisadas.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823325 Medicina
A diarreia aguda é definida como a eliminação súbita de fezes de conteúdo líquido acima do habitual, associada, em geral, a um aumento do número de evacuações. De etiologia infecciosa na grande maioria dos casos, é uma enfermidade de distribuição universal e que permanece ainda como uma das causas mais importantes de morbidade infantil no mundo. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823326 Medicina
A fibrose cística (FC) é uma doença genética autossômica recessiva que afeta cerca de 1 a cada 7.000 nascidos vivos no Brasil, podendo afetar 1 a cada 2.000 em determinadas regiões do Rio Grande do Sul. Nos países desenvolvidos, a maioria dos pacientes tem diagnóstico firmado antes dos 2 anos de idade. No entanto, no Brasil, mais de 50% dos casos são diagnosticados apenas após os 3 anos de idade. Considerando que a sobrevida e a ocorrência de complicações nessa doença estão relacionadas à precocidade do seu diagnóstico, é responsabilidade do pediatra geral estar alerta para as manifestações clínicas de FC. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A presença de tosse persistente, às vezes coqueluchoide, que pode instalar-se nas primeiras semanas de vida, perturbando o sono e alimentação do lactente, deve chamar a atenção para a hipótese diagnóstica de FC. 2. A polipose nasal pode ser a primeira manifestação de FC em aproximadamente 20% dos pacientes. 3. O prolapso retal em pacientes com idade entre 6 e 36 meses ocorre em um quinto dos pacientes com FC e, por essa razão, é recomendado que se realize o teste do suor em qualquer lactente que apresente essa complicação. 4. O edema hipoproteinêmico pode ser uma forma de apresentação da FC no período neonatal.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823327 Medicina
Recém-nascido com 7 dias de vida é encaminhado ao pediatra por critorquidia bilateral. A mãe refere que a gestação transcorreu sem anormalidades e que o recém-nascido nasceu a termo, pesando 2.950 gramas, recebendo alta do alojamento conjunto com 48 horas de vida. Relata ter perdido, há 2 anos, um filho que faleceu aos 10 dias de vida (irmão do paciente), também nascido a termo, que evoluiu com um quadro de hipotensão grave e choque, que não ficou bem esclarecido. Ao exame, o recém-nascido apresenta-se em bom estado geral, corado e hidratado, genitália masculina, pênis de tamanho normal para idade, com meato uretral tópico, ausência de gônadas palpáveis na bolsa escrotal ou no canal inguinal, sem outras alterações no exame segmentar. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823328 Medicina
Menino de 7 meses de idade, previamente hígido, é trazido ao Pronto-Atendimento Pediátrico com início súbito, há cerca de 18 horas, de crises de choro intensas, acompanhadas de flexão das pernas e dos joelhos e de esforço para evacuar, as quais foram identificadas pela mãe como episódios de cólica abdominal. No intervalo entre as crises, há relato de que a criança fica bem, brinca normalmente e parece confortável. Apresentou um episódio de vômito há 2 horas. A mãe refere que a criança ainda mama ao seio materno e que, a partir do 6o mês de vida, passou a introduzir de forma gradual outros alimentos como frutas, legumes, hortaliças, carnes e cereais, tendo oferecido ovo à criança pela primeira vez há 5 dias. Ao exame: bom estado geral, ativa, reativa, afebril, distensão abdominal, abdômen doloroso à palpação, sem massas identificáveis. Observada no momento do exame a presença de fezes pastosas contendo muco e sangue na fralda, com aspecto de “geleia de morango”. Levando em consideração os dados apresentados, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Alternativas
Q1823329 Medicina
Criança de 10 anos dá entrada no Pronto-Atendimento Pediátrico com quadro súbito de vômitos, urticária generalizada, edema de lábios, dispneia, sibilância e estridor audíveis sem estetoscópio. Os pais referem que o quadro começou cerca de alguns minutos após a criança ter ingerido um doce com amendoim. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa que corresponde à medicação de escolha e respectiva via de administração para a terapêutica imediata.
Alternativas
Q1823330 Medicina
A dor em membros é uma queixa frequente em crianças e adolescentes. Em sua abordagem diagnóstica, o pediatra deve ser capaz de distinguir as principais etiologias, para instituir a conduta adequada. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) As dores de crescimento ocorrem predominantemente entre 4 e 12 anos de idade e caracterizam-se por serem intensas, intermitentes, localizarem-se geralmente em membros inferiores e predominarem no período vespertino ou noturno. ( ) O osteossarcoma é mais comum em adolescentes na fase do estirão do crescimento, predomina no sexo masculino e acomete mais comumente as metáfises dos ossos longos, sobretudo fêmur distal, tíbia proximal e úmero proximal. ( ) O sarcoma de Ewing acomete comumente crianças entre 10 e 15 anos, em 30% dos casos cursa com febre, simulando um processo infeccioso (osteomielite) e apresenta imagem radiológica característica descrita como lesão “em raio de sol”. ( ) A dor óssea deve ser valorizada como manifestação clínica nas leucemias, ocorre principalmente em região tibial e esternal, sendo a claudicação uma queixa frequente, embora, via de regra, o exame da articulação dolorosa mostre-se normal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1823331 Medicina
As pneumonias são causas importantes de morbimortalidade na infância e quando diagnosticadas devem ser criteriosamente avaliadas. Apesar de a maioria das crianças com diagnóstico de pneumonia poder ser tratada ambulatorialmente, o tratamento deverá ser hospitalar:
Alternativas
Q1823332 Medicina
Defeito do coxim endocárdico, instabilidade atlantoxial, doença celíaca e hipotireoidismo são complicações que podem estar presentes na síndrome de:
Alternativas
Q1823333 Medicina
A incidência de diabete melito tem crescido na faixa etária pediátrica em muitas partes do mundo, inclusive no Brasil. Assim, os pediatras devem atualizar seus conhecimentos a respeito dessa doença, buscando compreender suas formas de apresentação, realizar o seu diagnóstico precoce, reconhecer as principais complicações e as bases da terapêutica. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1823334 Medicina
Uma menina de 6 anos é levada ao pediatra devido ao aparecimento de pelos axilares e pubianos há cerca de 1 mês. A mãe notou também o surgimento de um “odor de suor mais forte” nas axilas, semelhante ao de adulto. Não há antecedente de outras doenças, nem de uso de medicamentos. Ao exame, observa-se a presença de pelos esparsos na região dos grandes lábios, bem como nas axilas; peso no percentil 50 para idade, estatura no percentil 75 para idade; ausência de outros caracteres sexuais secundários; genitália normal para idade; sem outras anormalidades ao exame segmentar. A radiografia de punho revelou que a idade óssea está levemente adiantada em relação à idade cronológica. Levando em consideração os dados apresentados, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Alternativas
Q1823335 Medicina
Um lactente de 3 meses de idade apresenta história de dificuldade de ganho de peso, sudorese cefálica e cansaço às mamadas, que iniciou a partir do fim do 1o mês de vida, com piora progressiva. Ao exame, apresenta-se afebril, corado, acianótico, com frequência cardíaca = 180 bpm, frequência respiratória = 75 ipm, saturação de oxigênio no oxímetro de pulso = 90% em ar ambiente, precórdio hiperdinâmico, com sopro holossistólico 3+/6, mais audível em bordo esternal esquerdo baixo, estertores em bases pulmonares, fígado a 3,5 cm do rebordo costal direito. A radiografia de tórax evidencia aumento da área cardíaca e padrão sugestivo de hiperfluxo pulmonar. Levando em consideração os dados apresentados, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Alternativas
Q1823336 Medicina
A infecção do trato urinário (ITU) é uma das doenças mais comuns em pacientes pediátricos, podendo ocorrer complicações significativas, principalmente disseminação bacteriana e lesão do parênquima renal. Por essa razão, é fundamental que, na abordagem da criança com ITU, o pediatra possua um domínio sobre as formas de apresentação clínica, métodos diagnósticos, interpretação dos resultados de exames e conduta terapêutica. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: A
5: D
6: B
7: E
8: D
9: E
10: E
11: C
12: D
13: B
14: C
15: D
16: A
17: D
18: B
19: E
20: A